Friday, February 18, 2011

Por Que a Canalha de Wall Street Não Está em Cana?

Uma reportagem histórica de Matt Taibi na Rolling Stone sobre os crimes e criminosos em Wall Street. Por que entre tantos bandidos só Maddoff está preso? Porque ele é otário, só roubou de gente rica. Se tivesse feito como a maioria dos “especialistas em finanças” que roubam dos poupadores de classe média, nada aconteceria, muito pelo contrário, receberia ajuda do governo federal… o mais importante da estória é a descoberta do porquê as agências de regulação financeira não processam a bandidagem e falham miseravelmente em sua função institucional. A resposta é simples e óbvia: Porque o regulador de hoje pode ser o “especialista em finanças” de amanhã, i.e., para que você vai botar em cana o sujeito que amanhã vai te dar um empregão e te pagar milhões de dólares?

2 comments:

Anonymous said...

O golpe da década foi inventarem que agencia de regulação não é governo...

j.a.mellow said...

É o que eu sempre digo:
Quem faz a diferença é a conscientização da população e deixar de ser ingênua, cobrar em cima, como lhe cobram os credores,passar a acionar o Estado quando necessário.
Isto sim! Não adianta esperar que fiscalização, nem agencia reguladora nem nada, resolva nada,por que não vai resolver mesmo. Fiscalizações são como vigilantes,você coloca apenas para cumprir o regulamento e não vir alguém e dizer: mas, não colocaram nem um vigilante?