Friday, February 4, 2011

Financial Times, O Carta Capital Inglês

Muita gente acredita que o jornalismo escroque e mau-caráter é uma característica essencial do jornalismo brasileiro. Ledo engano. O chapa-branquismo é uma praga que infesta a imprensa em geral. Considerem, por exemplo, o folhetim britânico Financial Times. Suas matérias pagas sobre o Brasil ajudaram a construir uma imagem positiva de Lula e do Brasil. Eles cuidadosamente construiram um Lula como bom governante e fizeram crer que a economia brasileira repousa sobre bons fundamentos. Mudou o presidente mas o jornalismo de porta de cadeia continua o mesmo. Agora o FT quer inventar uma Dilma impossível, fazer da notória incompetente uma presidente competente.

2 comments:

Irineu de Carvalho Filho said...

Impressionante, parece materia paga mesmo!

j.a.mellow said...

Como o post do selvabrasilis bem pôs, o FT sabia como o boi sabe, aonde arromba a cerca, pois tinha como cobertura para suas declarações à epoca , as de um pseudo homem puro oriundo de uma região pobre do nordeste e que só falava na fome e da miséria no mundo. Fica fácil coloca-lo acima até de certas verdades, ainda mais uma criança pura e inocente que aqui no seu Pais era enganado por todos e podia até se dar ao luxo de não saber de nada.
Mas com a figura materna é diferente. Aí, já se dizia, e até a criança sabe que com a mãe a coisa é séria. Com o pai é brincadeira o tempo todo!
Ela não tem argumentos para desconhecer certas coisas, mas a daí se partir para fazer previsões otimistas em relação ao seu governo já de agora passa a ser mais perigoso que antes, pois a herança vai começar a mostrar a cara.
O jornal com isto, mostra a cara tamnbém , dizendo agora o que deveria não ter escondido no passado, pois como eu disse ele não terá mais a cobertura da cortina de fumaça.
Agora, a responsabilidade cai nas costas da Presidente.