Monday, February 21, 2011

Plágio na USP

O Blog Ciência Brasil faz um serviço inestimável a academia brasileira, principalmente quando faz comparações cientométricas e chama a atenção para os casos de plágio. O mais recente envolve a USP e a demissão de um pesquisador produtivo [com mais de 130 papers publicados] e uma recém-doutora que teve o título anulado. O mais estranho dessa estória escabrosa é o fato de que a ex-reitora da USP ser um dos co-autores do paper acusado de plágio assim como orientadora [da tese de mestrado] da doutora de título cassado e, apesar de tudo, nada de pitipiriba aconteceu com ela… o SB já bateu nessa tecla e volta a repetir, em algumas ciências há essa tradição de papers sendo autorados por dezenas de autores. Isso é ridículo! É óbvio que há muito free riding, copy and paste e fabricação de dados numa estrutura onde não há incentivos ao trabalho honesto porque, afinal, não há responsabilidade individual na autoria dos papers.As punições da USP estão no caminho certo para corrigir essas distorções.

3 comments:

Ciência Brasil said...

SB
acabei de saber que a ex-reitora foi na verdade orientado de mestrado da carolina. O andreimar que foi o orientador de doutorado.

Demorei a saber as coisas com precisao pois a USP tirou o link para a tese de doutorado da carolina e ela apagou de seu Lattes o título.

De qualquer forma, a ex-reitora deveria se informar melhor com quem faz colaboraçao. No mínimo foi omissa. Por mim, todos os autores do paper deveriam ser punidos.

Anonymous said...

Caraca! Se isso acontecder na UNB, conheço gente que vai bater com a cabeça na parede de tanto rir e outro tanto que infartará. Só espero que a punição comece pela devolução do que recebeu como professor.

Anonymous said...

Queria ver você fazer um ensaio clínico de fase III, duplo cego e multicêntrico sem ter uma dezena de autores.