Tuesday, February 1, 2011

Brasileiro é Antes de Tudo um Selvagem

Há um link novo para o Instituto Millenium ao lado. Nele há duas entrevistas importantes, Roberto daMatta e Roberto Romano, que falam sobre a incapacidade do brasileiro em entender as diferenças entre o público e o privado.
Romano: Saímos do sertão e não nos adaptamos ainda ao ritmo das grandes urbes. Somos manadas de pessoas que não têm padrões de comportamento coletivo. Na Europa, as cidades têm 2 mil anos. Os EUA também tiveram uma urbanização rápida, mas a nossa foi mais tardia. Tem pessoas que ocupam determinados status sociais, mas não sabem o que fazer com ele. Temos uma classe média violenta, que só conhece o poder do dinheiro ou da força física. Se tem um salário razoável, um carro importado, o resto não existe.
DaMatta: Dentro de casa, cada um tem seu espaço na socialização brasileira. Fomos criados em ambientes que comportam hierarquias bem definidas: arrumadeira, passadeira, lavadeira. São os últimos ecos de escravidão e de clientelismo que permeiam a sociedade brasileira. Esse quadro cognitivo, emocional, está nas nossas cabeças. Quando você vai para o trânsito, você tem uma situação desagradabilíssima: obedecer no Brasil é um sintoma de inferioridade. É um aspecto que a pesquisa identificou. Quem obedece, quem segue lei no Brasil, é babaca, idiota

2 comments:

samuel said...

O QUE É ISSO PROF DAMATA: Está dissecando a psicologia do LULA?

Anonymous said...

Sobrou pra classe média... sempre sobra.