Sunday, February 6, 2011

A Fox, a Esquerda e a Criação Idiota de Cristovam Buarque

Muito bom post de Reinaldo Azevedo sobre o comentarista da rede americana de TV Fox News, Glenn Beck. O Senador Buarque chama a Fox de idiota, mais uma boa razão para assisti-la. Azevedo vai na veia: Há uma coisa curiosa no Brasil: não temos partidos conservadores, não temos comentaristas conservadores na TV, quase não temos jornalistas conservadores. Por alguma razão que se quer metafísica - mas que, obviamente, faz parte da guerra de valores -, considera-se que o centro é a esquerda; vale dizer: a esquerda é o ponto de referência, aquele onde estariam a neutralidade e a isenção. Assim, o não-esquerdista, para começo de conversa, se torna necessariamente “de direita”, ainda que não seja, e um eventual direitista - da direita democrática, do tipo que só aceita o poder instituído por eleições livres, onde prevalece o estado de direito - se torna, então, um anátema, um maldito, um ser tomado por alguma grave deformidade moral.

3 comments:

j.a.mellow said...

Eu até já falei sobre o comentário de Glenn Beck no post do Reinaldo Azevedo. Eu dificilmente entro em detalhes sobre merda. Merda a gente não deve detalhar muito, deve expurgar o mais rápido possivel. Mas o que é mais interessante disso tudo é que isso mostra o que realmente nós não queremos legar ao povo brasileiro, por que senão, bastaria um único artigo na Constituição: Todo brasileiro será obrigado a ter vergonha na cara.

Demetrio Carneiro said...

Não tenho tanta certeza sobre esta coisa de esquerda/direita, mas realmente o ambiente político ia fica bem melhor se houvesse claramente um pensamento conservador expresso de forma mais clara.
De modo geral eu acho que, no caso do Brasil, a clivagam mais importante está no modelo de desenvolvimento e no pensamento que dá base aos modelos.
Olhando por este lado o nacional-desenvolvimentismo, por exemplo, tem correntes da "esquerda" e da "direita" mais clássica.
De qualquer forma seria um debate bem interessante.

samuel said...

Quem são os CONSERVADORES? Os militares foram progressistas, desenvolvimentistas, investidores em infra-estrutura. ELES foram, portanto os PROGRESSISTAS? E qual foi o leitmotiv da tchurma do PT? A VOLTA AOS ANOS 1950: LULA e o PT representam a bandeira do Conservadorismo brasileiro, todas aquelas idéias que sempre frearam o desenvolvimento brasileiro: empreguismo público, monopólios estatais e privados, leis protecionistas, cerceamento da iniciativa privada e suas conseqüências, coronelismo, baixa produtividade, corrupção. ESTES SÃO OS NOSSOS VERDADEIROS CONSERVADORES...
Recomendo o ótimo artigo http://www.nivaldocordeiro.net/adestruicaodapequenaempresa
Este o motivo pelo qual não podemos ter um PARTIDO CONSERVADOR à moda dos EUA. O nosso passado, que LULA e o PT querem conservar, deve isto sim, ser enterrado...
A “nova era democrática” apontada pelos “intelequituais” petistas condena o Brasil ao velho atraso.