Tuesday, June 10, 2014

Doutor Valdomiro Pinto, Ph.D.: Modelo do BNDES Contraria BACEN e Aponta Sérvia como Campeã Mundial

Nesse início da Copa do Mundo pululam no meio financeiro modelos estatísticos para determinar quem vencerá a competição. Sabendo disso, pedi a meus amigos do BNDES que aplicassem a Copa do Mundo a mesma metodologia que adotam para escolher os campeões nacionais. Segundo os analistas do BNDES, a final da Copa será disputada em São Paulo e terá como resultado: Sérvia 1 x 0 Irã, sagrando a Sérvia como campeã mundial. Indaguei de meus colegas se não haveria algo errado já que a) a final da copa será no Rio de Janeiro; e b) a Sérvia não disputa esse mundial. Contudo, os diretores do BNDES argumentaram que, tal como o Porto de Mariel em Cuba, a documentação referente a isso é sigilosa, mas eles garantem que estão corretos. Curioso, liguei para meus amigos do BACEN. Pedi a eles que aplicassem a metodologia SAMBA (é sério, esse modelo existe), adotada para calcular as estimativas de inflação, para prever quem será o próximo campeão mundial. Os resultados estão no parecer abaixo: "Considerando um horizonte de tempo relevante para a convergência não-linear da inflação a meta, e prosseguindo com o atual ciclo de política fiscal neutra, encontramos uma probabilidade de 92% do Irã vencer a Servia na final. Contudo, concordamos com a modelagem dos campeões nacionais, proposta pelo BNDES, no que se refere a final ser disputada na cidade de São Paulo".


Doutor Valdomiro Pinto, Ph.D. em Finanças da PUC-RJ. Aplicou a econometria do oprimido do Mago Muamar Galdalf e com uma sample de duas observações rejeitou as projeções do BACEN e do BNDES; achou que a final da Copa será em Cuiabá.

1 comment:

Anonymous said...

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/06/passageiros-ainda-aguardam-por-voo-ate-lisboa-apos-aviao-atolar-no-para.html