Wednesday, June 18, 2014

Mais um Calote Hermano

Após acusar a Justiça americana de estar “empurrando nosso país a um calote”, o ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, anunciou nesta terça-feira a decisão da Casa Rosada de realizar uma nova troca de bônus, para saldar os futuros vencimentos do país em bancos nacionais, sem correr o risco de embargos judiciais. No dia 30 de junho (prazo que pode ser prorrogado por um mês), a Argentina tem de desembolsar US$ 900 milhões, que deveriam ser depositados num banco de Nova York. No entanto, se o país realizar este pagamento, o dinheiro pode ser embargado pela Justiça americana e destinado aos credores que não participaram das operações de reestruturação da dívida argentina em 2005 e 2010 e há mais de dez anos lideram uma cruzada judicial contra o país. Um pequeno grupo destes credores, entre eles o fundo de investimentos NML, exige o pagamento de US$ 1,5 bilhão e foi beneficiados por uma sentença do juiz de Nova York Thomas Griesa, ratificada segunda-feira passada pela Corte Suprema dos Estados Unidos.

1 comment:

Anonymous said...

Explica uma coisa: todo mundo sabia que a Argentina daria o calote. Por causa disso, as taxas de juros pagas pela Argentina estavam na estratosfera. Quem arriscasse emprestar e perder, era remunerado pelo risco.
Ora, não é normal do mercado que quem empreste a um falido possa não receber nada?
A Argentina quebrou, quem achava que lucraria perdeu. Se a Argentina não quebrasse, o lucro seria astronômico. Querem juros gigantes com risco zero?