Sunday, June 24, 2012

Valdomiro Pinto: Um Vermelho e Azul com Rob Jaramillo Sobre a Valdomiro’s Law


Ai, ai, com tanta coisa sobre a qual falar, dedico uma parte do meu tempo ao senhor, como é mesmo?, ah, sim: Rob Jaramillo. Se fosse importante, a esta altura, eu já teria ouvido falar. Mas ele se tem em altíssima conta e acha que caio em alguns truques. Incrível como tenho sido atacado na Blogosfera, mas ser atacado num blog respeitável como o SB10 é intolerável. Eu nunca tinha ouvido falar dele e desconfio que a recíproca não é verdadeira, ou não viria com essa tolice. Vamos lá. Ele segue em vermelho. Eu em azul.

Caro "blogueiro" Valdomiro Pinto, aqui quem escreve é o Professor Rob Jaramillo, PhD na Universidade Federal de Batatais.


Ele começa me tratando de “Blogueiro” como quem diz: “Seu motherfucker”. Em seguida, tenta me intimidar com o seu currículo. Respeito competências e títulos, claro!, pois sou Professor Doutor Ph.D. no curso de datilografia por correspondência online da Botelho Digitação em Parada de Lucas.
Todo o parágrafo, na verdade, vale por um “sabe com quem está falando?” Você comete um primeiro pecado para um candidato a polemista: desconhece o sentido preciso das palavras. Minha sugestão ao Mamilo de Batatas: se quer discutir comigo primeiro tem que aprender o idioma. Escrever é verbo transitivo indireto de segunda ordem, e numa oração subordinada subjuntiva o correto seria “aqui que LHE escreve”. Mas tudo bem, abra e chupa um chicabon que isso passa.

Você está retornando a um hipótese científica, a Valdomiro's Law, que eu já tinha rejeitado há 2 anos atrás na Copa da África do Sul.

Qualquer pessoa sensata sabe que a rejeição de uma hipótese científica é rejeitada quando os comentaristas do meu blog decidem ignorá-la ou a atacá-la aos gritos. Você nunca leu Lakatos, Manuel Rala Milho? Isso por si só demonstra seu despreparo metodológico. Além do mais, o Brasil só não faturou a copa de 2010 para poder superfaturar a de 2014.

Vou explicar pra você bem devagarzinho, enquanto isso abra uma caixa de Bis.

Hummm cala-te boca.... explicar devagarzinho, abrindo caixa de bis... já já o Mamilo de Batatas vai jogar a calcinha pro Vando.

Num mundo ideal, a prova da sua chamada Valdomiro's Law seria um "controlled experiment": colocamos uns neguinhos para jogar bola com camisa metrossexual [preferencialmente fabricada pela Puma], e depois com camisa normal, tipo Beckenbauer. Eles jogam sempre contra o mesmo time. Se o resultado varia, é devido ao uniforme. Infelizmente esse experimento nao é possível (ninguém aguenta dois jogos de futebol sem tomar umas geladinhas, o que introduz um noise no experimento – um random walk para ser específico). Ainda assim podemos chegar a uma aproximação do experimento ideal usando a moderna e inovadora técnica da "regressão linear" desenvolvida pelo mago Muamar Galdalf. A regressão linear sugerida por Galdalf só tem um ponto dada por uma única observação. Essa observação é a Espanha, a atual campeã do mundo.

Blá, blá, blá... trata-se de um truque intelectualmente vigarista, usar a obra do grande wizard da estatística, Muamar Galdalf, como argumento de autoridade, ainda que Manuel Rala Milho seja um gênio. Vamos aqui recuperar a natureza da polêmica, que este bobalhão arrogante tenta esconder com sua pseudociência. Este senhor assina um trabalho afirmando que a Valdomiro’s law, que tem menos importância em São Paulo do que em qualquer país europeu, responde apenas por 99% da ausência de títulos de times metrossexuais, comparando-se os dados anteriores e posteriores a Eurocopa de 2008.  E por que se escolheu esse divisor? É quando  começa a viadagem generalizada que se alastra entre os jovens espanhóis de 16 a 87 anos. A redução da masculinidade teria tido, pois, um grande impacto nos títulos conquistados pela Fúria.

Caro Sr. Mamilo de Batatas: você já viu treino do time do São Paulo? Ou por acaso já assistiu a algum clássico de Campinas? Quer experimento mais viadesco do que esse? Recorrer a econometria para concluir o óbvio é vigarice pura e eu provo!!! Romário já jogou em campinas? Romário já vestiu a camisa do São Paulo? Isso basta para provar meu argumento.

Portanto, segundo as aulas da sociologia de Max Weber da FFLCH e as dicas de Karl Popper (Carlinhos pra gente que nunca o leu) eu refutei a sua teoria. Ela não tem validação científica por seguir a linha positivista de Chicago. Se você quiser entender da correta metodologia para atacar o problema, você pode ler o meu paper "A vindication of Galdalf: nonparametric, non-data based, non-sense, assessment of Valdomiro's Law" que está revise and resubmit no JEBA (Journal of Economic Behavior of Analfabetos).

Você é mais fraco de que eu imaginava, com sua exibição de currículo e suas demonstrações de apuro acadêmico que mal escondem o chute de sua pesquisa.  JEBA? sssssssssei, tenta me impressionar falando em top journals acadêmicos como se publicar neles desse camisa para alguém. Ciência, Manoel Rala Milho, se faz com o povo nas ruas, nos blogs, gritando, repetindo slogans fundamentados na ignorância, na intolerância, na pretensão, na arrogância, na boçalidade pura e cristalina. Muamar Galdalf rules! E tenho dito.



Doutor Valdomiro Pinto, Ph.D. em Finanças da PUC-RJ. Foi o primeiro cientista no mundo a aplicar a econometria do oprimido e  graças a Deus nunca foi aluno de JMPM.

8 comments:

Anonymous said...

Caro VP, gostei demais do seu post. Vc bateu bem nesse Mane Batatais. A ciencia, meus amigos, eh o que o povo decide: se a gente gosta da tiazinha, eh porque ela eh ciencia pura. Esse mane tenta dar um Migue em vc e o cara nem sequer estudou na USP!!! O que eh que ele se acha??

Anonymous said...

Kkkkkkk. Esse blog esta kda vez melhor!!

Anonymous said...

Caros Amigos,

Melhor do que esse blog sao os leitores desse blog!!!

O comentario sobre a tiazinha eh irrefutavel!!! Aposto que foi meu velho amigo Galdalf que o formulou, mas por humildade preferiu se manter no anonimato!!!

Valdomiro Pinto

Anonymous said...

O blog está cada vez melhor, de fato! Eu chorei de dar risada com o "vermelho e azul" cheio de referências ao texto original cretino do RA10.

Parabéns, SB. Continue em sua nobre missão!

Abs!

Anonymous said...

Muito bom. Keep posting.

Pedro H. C. Sant'Anna said...

GENIAL!!

Anonymous said...

E, na, dúvida, sempre usar a regra de ouro do RA:

Uma descoberta científica (incluindo as dos outros campos de conhecimento) só possui validade se não puderem ser utilizadas como campanha eleitoral da petralhada. Por exemplo, eu estou analisando se as chances da chapa Haddad INEPto-Malufão de se eleger serão maiores ou menores caso os neutrinos andem a uma velocidade maior que a luz. Assim que essa análise for feita, tomarei partido nessa polêmica, ainda que não saiba a diferença entre um acelerador de partículas e um autorama. E, se algum cientista vier me dar carteirada de PHD por se lá aonde, eu farei o meu vermelho e azul.

Ass: Sauron

Erik Figueiredo said...

Valdomiro, se eu tivesse tempo (o que tenho aos montes, pois, não faço nada), gostaria de analisar os argumentos do senhor Mamilo de Batata.

Sou aluno do EJA (Educação de Jovens e Adultos), um programa de educação revolucionário implantado pelo ex ministro Fernando Gugu Dadad (é o que dizem em sala de aula). A Valdomiro’s Law é um assunto que me interessa, pois, sou pai de dois filhos bastardos. Eles são fruto de uma relação extraconjugal ocorrida durante o carnaval fora de época de Icaraí-CE (a famosa Micaraí). Os garotos são gêmeos e têm 18 anos, recém-completados. Há dois anos, um deles passou a usar calças coloridas, gel no cabelo e óculos Ray-Ban comprados em Juazeiro do Norte. O garoto passa o dia em seu quarto com seus amigos e sempre que eu questiono seu comportamento esquisito, ele chora e diz que eu não o entendo.

Resultado: meu outro filho é um corredor de vaquejada (o esporte do sertão) e o colorido não sabe nem que o leite vem da vaca. Logo, não tem econometria no mundo que me prove que a Valdomiro’s Law está errada.

Frodo Bolseiro