Sunday, December 30, 2007

Os Perfeitos Patriots

New England Patriots termina a temporada invicto, 16-0. Talvez o melhor time de todos os tempos, que conta com os records de Tom Brady e Randy Moss. Para coroar tal performance só falta perder para os Cowboys no superbowl. Veja as imagens da vitória sobre os Giants no jogo de ontem.

Romário e seus Contratos

O blog Uma Bela Jogada mostra o zelo de Romário com seus contratos.

Thursday, December 13, 2007

O Pigmeu Imbecil

Depois de décadas de doutrinação ideológica que gerou gênios do calibre de Belluzzo, Serra, e Mercadante, a Unicamp se superou com essa criatura, um super-charger da imbecilidade humana, Márcio Pochmann. Neste post Rodrigo Constantino sova esse pigmeu bolivariano sem dó nem piedade.

Selva Exponencial

Enquanto o brasileiro está indo, o indiano está voltando, assobiando e palitando os dentes ao mesmo tempo.

Wednesday, December 12, 2007

Sunday, December 9, 2007

Mais uma do Clown de Caracas

O neander projeto de ditador e idiota profissional Chavez tenta recriar o tempo por decreto. Espantosa a falta de iniciativa dos empresários do ramo de brinquedos. Deveriam estar vendendo bonecos com a figura do palhaço de Caracas. Ia ser um best seller no natal.

Wednesday, December 5, 2007

A Selva da Selva

O Brasil é uma selva, nunca viu e talvez nunca verá a civilização. Mas não se compara com a selva da selva, a Alemanha. Um país que em alguns momentos de sua história até experimentou a civilização [a maior parte das vezes por puro acidente], mas cujo povo a rejeita por definição. Mais um exemplo do espírito germânico em ação.

O Juiz Jeová

O Juiz Jeová salva fiel da igreja universal.

Casa de Massagem

O Senado brasileiro, uma casa de massagem cinco estrelas, premia um dos seus acionistas.

Romário e o Antidoping

Era óbvio que na selva o jabaculê ia começar cedo ou tarde. Agora inventam essa pro baixinho, que não tem direito de combater a queda de cabelo. Daqui a pouco vão pedir o rebaixamento do Vasco para manter o Corinthians...

Tuesday, December 4, 2007

Encontro de Pensadores Liberais

Adolfo Sachsida organizou o encontro em Brasilia no final de semana passado. O resultado do encontro foi este, incluindo as fotos dos participantes. Parabéns pela iniciativa e coragem.

Sunday, December 2, 2007

Afundou!

Mala preta nunca mais! Alegria do povo brasileiro, ver mais um time paulista de escol cair para a segundona. Ainda mais esse time asqueroso do curinthia. Obviamente num mundo meritocrático um time 3 vezes campeão brasileiro [o quarto título foi roubado] nunca poderia cair. Mas é bom que caia, para calar a boca desses jornalistas paulistas, bairristas boçais, que não sabem nada de futebol e apóiam a italinização do campeonato brasileiro. Campeonato decente tem que ter time de massa como Corinthians, Flamengo, Galo mineiro, Bahia, Inter. Tem que ter time com títulos e tradição, como Fluminense, Santos, Vasco, São Paulo. Tem que ter time competitivo como Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro. Tem que ter time azarado, como Botafogo. O que não pode ter é um Juventude, Atrético paranaense, Sport ricife. Segundona é para times de segunda divisão.

Leão Banguela

Acusado de movimentar US$ 2 milhões, Beira-Mar diz que é isento no Imposto de Renda. Como reza o ditado popular: Enquanto houver otário no mundo, malandro não morre de fome. Otários são os que são mordidos pelo imposto de renda, enquanto os Renans e Fernandinhos nadam de braçada na pocilga selvagem.

Salvadores do Mundo

Todos sabem que o inferno está cheio de boas intenções. Excelente este artigo sobre o rapto das crianças no Chad pela cariedade francesa L’Arche de Zoé (A Arca de Zoé). O paralelo com o início da escravidão atlântica é um insight fantástico.

Rumsfeld, Livre Comércio e a Venezuela

Hoje os venezuelanos escolhem entre a democracia e a ditadura. Donald Rumsfeld escreve sobre as possíveis estratégias dos EUA em relação a Venezuela. Uma delas, um tratado de livre comércio com a Colômbia, teria tido impacto imediato nas eleições de hoje na Venezuela.

Saturday, December 1, 2007

Mankiw o Neoliberal...

Um "pos-autista" faz uma daquelas reviews infantis do livro texto do Mankiw: "what is most worrisome is that Mankiw’s text presents economics as a unified discipline, entirely committed to the neoliberal agenda. Mankiw believes that markets are the solution to everything – and he would like students to think likewise. According to Mankiw, if a problem persists, it can only be for one of two reasons: the market is imperfect, or it is inexistent. No other explanation for persisting economic or social problems is permitted". O rapaz tenta explicar porque a demanda para o curso proto-pos-marxista do Marglin atrai apenas 1/8 de estudantes do Mankiw. Alega que é um problema de créditos. Talvez a realidade seja mais simples: Marglin como todo bom comunista tenta doutrinar os alunos, enquanto Mankiw ensina economia.

Selva sem Lei

A picaretagem e incompetencia parecem caracterizar o STF: "A acusação contra Palocci, que dirigiu a Fazenda no primeiro governo Lula, imputa a ele peculato, quadrilha e adulteração de documentos públicos. A denúncia fez um ano quinta-feira e caiu no ritmo padrão do STF para casos dessa natureza. No caso Palocci a morosidade é mais acentuada porque até hoje a corte nem sequer indicou ministro-relator".

Friday, November 30, 2007

Hayek e os Pretensiosos Economistas

No seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel Friedrich Hayek critica a pretensão de conhecimento dos economistas. Nesse momento em que está claro que nenhum economista no mundo tem a mínima idéia do que esteja ocorrendo nos mercados financeiros [veja o posto abaixo de Samuelson], a crítica Hayekiana é muito bem vinda e concordamos com ele quando diz que: “We have indeed at the moment little cause for pride: as a profession we have made a mess of things”.

Samuelson sobre a Crise

Um dos maiores economistas de todos os tempos, Paul Samuelson, fala sobre a crise financeira. Notem que o diagnóstico e as solucões propostas são tipicamente Keynesianas, o que mostra quão pouco os economistas entendem do problema.

Thursday, November 29, 2007

Entrevista com Peter Diamond

Uma entrevista com o brilhante professor de economia do MIT Peter Diamond.

Vasco Colabora para Limpar o Futebol Canarinho

Afunda Curinthia! A rapaziada da mala preta tem muito trabalho adiante. Muita grana vai ter que rolar até domingo para tirar o timãozinho da segundona. A Italianização do futebol brasileiro levada a cabo pelos times paulistas está dando para trás. E os jornalistas paulistas especialistas em futebol? O futebol carioca acabou?

Roubini sobre a Crise no Mercado Financeiro

"The lesson of this sad and sleazy episode is that when profits are privatized and losses are socialized we get sleaze capitalism and corporate welfare that becomes public bailout of reckless lenders. All this from a US administration that hypocritically praises every other day the virtues of private markets capitalism. For all of us who do truly believe in free market economies where a variety of public goods are provided by governments and the financial sector is properly supervised and regulate this is not a capitalist system but rather socialism for the rich".

Transformação de Möbius

Aprenda um pouco de matemática com este video sobre a transformação de Möbius.

Friday, November 23, 2007

CORECON

Corecon é uma criação esdrúxula, uma excrescência de uma legislação fascista. Nao é sindicato, não é entidade de classe. É nada. Representa a opinião [ou ausência de] de uma minoria de economistas desocupados, que mamam nas anuidades compulsórias que todo economista tem que pagar para exercer a profissão. Como toda instituição na selva, os Corecons são presas fáceis de rent seekers, economistas caracterizados pelo desconhecimento total e completo de economia. Além da boçalidade e oportunismo, ficamos sabendo que os economistas do Corecon também gostam de lamber botas. Economistas, lutem pelo seu direito, entrem na justiça e não paguem o Corecon.

Zé Carioca Sumiu

Uma boa coletânea de personagens da Disney com estereótipos raciais. Mas onde está o Zé Carioca? Ou será que ele não é um estereótipo?

Thursday, November 22, 2007

A Doutora Lucicléia

66 brasileiros estudando medicina com bolsa integral do governo venezuelano na Escola Latino-Americana de Medicina (Elam), projeto criado em Cuba [mais informações aqui]. Doutores de escol, não há dúvida. Alguém com coragem suficiente para exprimir o carnegão ou tirar o bicho-do-pé com esses doutores?

Novela Venezuelana

A Venezuela parece ter sido inventada por Garcia Márquez.

From Darkness to Obscurantismo...

O post no blog do Noblat sobre o Ipea mostra o shining path da Selva. Shikida vai direto ao ponto: "Muita gente que hoje ri às escondidas nos banheiros do IPEA estaria bem encrencada num mundo khmeriano. Por isto o encontro Liberal de Brasília é tão importante. Chegamos a um ponto no qual o debate está morto porque ninguém, ou quase ninguém sabe a diferença de liberalismo, neo-liberalismo, socialismo, comunismo, etc. Pior ainda, tem gente que acha que o Brasil é um país que sofre por causa de um suposto excesso de liberalismo, individualismo ou da ação dos mercados". Mas nem tudo está perdido, ainda há esperança.

Chocolate Croata

Depois do show de bola croata em Wembley, e a desclassificação inglesa para o campeonato europeu, o técnico ingles deveria renunciar. Mas como bom selvagem que é, ele diz que não renuncia. Vamos ver se hoje a FA o demite.

Friday, November 16, 2007

Milton Friedman

Edward Nelson e Anna Schwartz comentam a obra de Friedman e criticam devidamente o que Paul Krugman escreveu sobre o grande economista.

Até Onde Vai a Estupidez Humana?

Na Austrália, aparentemente, ela é ilimitada: Santas in Australia's largest city have been told not to use Father Christmas's traditional "ho ho ho" greeting because it may be offensive to women... bugger...

Mais sobre os Expurgos no IPEA

Adolfo Sachsida, pesquisador, professor de economia e funcionário do IPEA, escreveu um post brilhante sobre os recentes expurgos nessa instituição. Ele diz corretamente que o que está acontecendo atualmente não é apenas resultado direto do governo do PT, mas sim um processo mais longo, que se explica pela lenta infiltração de idéias heterodoxas, assim como o descaso das antigas diretorias em relação aos incentivos `a pesquisa e aos pesquisadores. Sim, uma palavra sobre o governo tucano é mais do que necessária. Como vimos numa recente entrevista de FHC na revista Piauí, em que ele se reafirma como homem de esquerda, sempre defendendo veladamente Lula e seus asseclas, mostra que o ovo da serpente foi bem acolhido e nutrido em seu governo. Lula, o PT, e seu desgoverno jamais seriam possíveis sem FHC e o PSDB.

Thursday, November 15, 2007

IPEA Persegue e Demite Pesquisadores

A trinca que comanda o IPEA, Unger-Pochmann-Sicsú, inicia o que se espera de todo típico regime marxista: A perseguição implacável daqueles que discordam das diretrizes politico-econômicas do governo. Os pigmeus intelectuais, Márcio Pochmann e João Sicsú, herdeiros da pseudo-economia ensinada nas catedrais da ignorância econômica da selva: Unicamp-UFRJ, demitem os pesquisadores sérios Fabio Giambiagi, Otávio Tourinho, Gervásio Rezende e Regis Bonelli do IPEA. Além da perseguição das vozes dissidentes da visão governamental, é preciso adicionar um outro fator importante para explicar essa decisão: a inveja pessoal. Pochmann e Sicsú têm um curriculum vitae semelhante a suas carteiras de motorista, com o detalhe de que não tem foto; ademais os quatro economistas demitidos fazem em uma semana de trabalho o que esses dois energúmenos não conseguem produzir intelectualmente em toda sua existência.

A 51 Cala Fundo

O palhaço de Caracas ameaça os investimentos espanhóis na Venezuela depois de ser humilhado e posto em seu devido lugar de líder político irrelevante pelo rei espanhol. O amigo Lula, no entanto, sai em sua defesa e de sua profunda sapiência [sabedoria de batráquio] o compara a ninguém menos que Margaret Thatcher...

Monday, November 12, 2007

Arquitetura e Genialidade

Uma das grandes pragas criadas no século passado é a idéia de que arquiteto bom é aquele que não consegue desenhar prédios funcionais, bonitos e confortáveis com linhas retas. Várias monstruosidades foram construídas em nome da arte e genialidade desses arquitetos. Na selva, por exemplo, Niemeyer abusou de seu poder de monopólio e desenhou monstrengos inúteis pagos, como era de se esperar, com dinheiro público. Na selva, por definição, ele é isento de críticas. Nos EUA há muito arquiteto picareta e incompetente também. Todavia alguém é responsabilizado por seus erros.

Thursday, November 8, 2007

O Índio Imbecil, o Caudilho de Caracas e a Mula Brasileira

Num excepcional post Nariz Gelado mostra a burrice e canalhice inatas das lideranças de esquerda do continente e faz uma previsão digna de nota: O caos provocado pelo governo do Evo, estimulado por Chaves, vai gerar um conflito armado na Bolívia e o palhaço de Caracas vai intervir. Tudo isso com o conhecimento e conivência do governo brasileiro.

Olavo de Carvalho e os Liberais Brasileiros

Mais um rant do Olavo de Carvalho, novamente apontando para a ligação entre o narcotráfico, a guerrilha e os partidos de esquerda na América latina. Interessante é a crítica dele aos liberais brasileiros, dizendo que eles gostam de discutir idéias e esquecem de agir. Os liberais erram também por não conseguirem identificar os principais problemas do país. Se ignorarmos os palavrões, Olavo tem um ponto.

Os Estudantes e o Clown de Caracas

Na selva bolivariana os estudantes se manifestam pela democracia contra o projeto ditatorial do clown de Caracas de se perpetuar no poder. Enquanto isso, na selva brasilis os estudantes, sempre na vanguarda do atraso, fantasiados com camisetas com a foto de Che se especializam na invasão de reitorias.

Livro Texto de Economia

Adolfo Sachsida editou um e-book com a ánalise econômica de provérbios. O livro é excelente e recomendo fortemente o seu uso nos cursos de introdução `a economia. Além de criativo, o livro é gratuito. O livro foi inspirado pelo e-book editado por Cláudio Shikida sobre Sushis, também recomendado como leitura para o mesmo curso.

Tuesday, November 6, 2007

O Flamengo é Pentacampeão

A polêmica sobre o pentacampeonato é mais uma jogada paulista para distorcer a história e lentamente exterminar o futebol brasileiro. O Flamengo foi o primeiro pentacampeão brasileiro. E campeão num campeonato de verdade, com jogos que valiam alguma coisa, contra times de expressão. Foi o melhor campeonato brasileiro de todos os tempos, pois os grandes times deram um basta na atitude politiqueira da cbf de colocar o arataca de mandacaru para jogar no maracanã. O clube dos 13 organizou um campeonato onde APENAS os times de futebol jogavam. Nada de juventude, figueirense, atretico-pr e quejandos. O Flamengo foi campeão batendo, entre outros, o timaço do Atlético Mineiro montado por Telê num mineirão abarrotado, jogo que entrou nos anais da história como o maior jogo de campeonato brasileiro de todos os tempos. Esse Flamengo tinha QUATRO tetracampeões do mundo: Jorginho, Leonardo, Bebeto e Zinho. Foi campeão no talento, e na raça. Qualidades que estão desaparecendo nessa picaretagem ítalo-paulista de pontos corridos, sistema desenhado para burocratizar o estilo de jogo, matar o talento, monopolizar o futebol brasileiro, calar as grandes torcidas, enfim estrangular lentamente o que faz o futebol brasileiro ser o melhor do mundo.

Monday, November 5, 2007

Mussolini, Escravidão e Sindicatos

Alguém precisa acabar com a legislação fascista que obriga os trabalhadores a pagar imposto sindical para sustentar uma súcia de vagabundos. O imposto nada mais é do que uma espécie de escravidão. Aliás, seria interessante os economistas investigarem a aberração que são os Corecons.

Thursday, November 1, 2007

O Paraíso da Criminalidade

A selva é um paraíso, um paraíso para todo tipo de meliante. Este caso do pistoleiro paraíba Ronaldo Cunha Lima é um exemplo de livro-texto sobre a incompetência e impotência estrutural da justiça brasileira.

Afunda Curinthia

Flamengo detona o Corinthians para a alegria do futebol. O timãozinho vai para a segundona se a CBF não escalar os juizes de futebol que conquistaram o título para eles há dois anos atrás.

Wednesday, October 31, 2007

Veredicto nos Atentados de Madrid

A justiça espanhola consegue a proeza de ser quase tão incompetente quanto a brasileira. Hoje ela simplesmente absolveu o mentor dos atentados de Madrid... mas para mostrar que é durona deu 40 mil anos de prisão [pena que mostra todo o absurdo desse sistema penal barroco] para outros membros da célula islamista responsável pela morte de 191 pessoas.

BH no New York Times

Segue o retrato de BH no caderno de turismo do NYT. Segundo o jornal a única atração da cidade são os botecos... Pensando bem, o jornal está certo.

Tuesday, October 30, 2007

Identidade, Por Favor

Coisas de excesso de zelo de pais desenvolvido: Na Suecia um senhor de 77 anos tem que mostrar a identidade para comprar cerveja...

Crescimento Urbano, Pobreza e o Governo

Excelente artigo de Edward Glaeser sobre a cidade de Buffalo no estado de Nova York. Ele explica o crescimento e a decadencia da cidade assim como aponta os erros dos governos estadual e federal em revitalizar o lugar.

O Governo Pé de Cana

Todo pé de cana acaba com o pé inchado. Governo pé de cana acaba com a máquina pública inchada: Lula e o PT preencheram 19 mil cargos de confiança, de custo médio para os cofres públicos em torno de R$ 3 mil. Antes das eleições municipais de 2004, o esquema do governo incorporou mais 18 mil companheiros à máquina estatal, incluindo o próprio Palácio do Planalto, muito bem aquinhoado.
A partir daí a máquina estatal nunca mais parou de crescer e de aumentar, em proporções críticas, o gasto com pessoal. Só para esclarecer: o número de cargos em comissão, que em 2003 era de 17 mil, passou para algo em torno de 20 mil em 2005. Neste ano de 2007, tido como de vacas gordas, já foram autorizados concursos para o preenchimento de 20 mil vagas no setor público e para 2008 o projeto orçamentário do governo socialista do PT dá como certa a ocupação de mais 40 mil vagas. Isto sem falar nas nomeações sem concurso, já em andamento, por exemplo, na recém-criada rede de TV Pública (ou TV Brasil), em que o Estado “paga, mas não manda”.

Receita para Emagrecer

No bad science corner de hoje temos esta pérola: Staying Single and Chewing Gum Helps Shed Extra Pounds [hat tip, Shikida].

Monday, October 29, 2007

Um Dia Ele Aprende

O Selva Brasilis está otimista com o presidente Lula depois que ele declarou que servidor público em greve deve ter os dias parados descontados. Nesse ritmo o presidente aprende a governar o país com competência no seu octagésimo mandato.

Boston Rules

Grande campeonato do Red Sox, apesar do aperto no oitavo inning. Depois de quase noventa anos sem comemorar uma world series, essa e' a segunda em 4 anos, outro sweep.

Sunday, October 28, 2007

A Miséria da Ciência

Quando tentam manipular a ciência para fornecer resultados de acordo com determinadas agendas políticas o que temos é apenas a desmoralização desses pseudo-cientistas. Vejam este novo caso para o bad science corner dos imbecis que mal conseguem prever furacões com um ano de antecedência e andam por aí dizendo que em 50 anos Manhattan estará debaixo d’água por causa do aquecimento global. Too much bull...

Fiasco do Marketing: NFL em Londres

Que a NFL é gerenciada para fazer lucro, não há dúvida. O jogo em Londres hoje entre Giants e Dolphins foi uma grande jogada de marketing. O pessoal da NFL apenas esqueceu 3 coisas. A primeira é que o gramado de Wembley não é apropriado para o jogo de futebol americano. O segundo problema é que se o jogo é na Inglaterra, pode apostar que vai chover e com chuva e gramado inapropriado o que era para ser um espetáculo se torna uma pelada. Por fim, a NFL esqueceu de coordenar o jogo com a rodada do futebol inglês e o jogo começou durante o segundo tempo do principal encontro da rodada: Arsenal 1 x 1 Liverpool [golaco de Gerrard].

Altura e Pedofilia

No bad science corner de hoje temos: Height may point to a biological basis for pedophilia, according to new research released by the Centre for Addiction and Mental Health (CAMH). The study found that pedophilic males were shorter on average than males without a sexual attraction to children.
Deve-se concluir que todo anão é um pedófilo potencial?
Essa pesquisa adiciona aos achados anteriores do mesmo time que encontrou que: "pedophiles have lower IQs, are three times more likely to be left-handed, failed school grades significantly more frequently, and suffered more head injuries as children".

Liberdade vs. Segurança Nacional

Matéria na The Economist enfocando a liberdade de imprensa.

Saturday, October 27, 2007

O Maior Problema do Brasil é o Brasileiro

Diogo Mainardi escreve sobre a violencia na selva: "Os americanos parecem se preocupar mais com os assassinatos de iraquianos do que os brasileiros com os assassinatos de brasileiros".

A Caixa Preta do MST

Sem-terra morto era funcionário da Funpar e recebia quase R$ 3 mil por mês. Que o MST é um movimento de vagabundos, bandidos e assassinos, todos sabiam. O que não sabíamos é que muitos deles têm sinecuras asseguradas na máquina pública. Esse caso no Paraná clama por uma investigação séria. Está na hora do ministério público investigar o desgoverno desse projeto do clown de caracas, o governador Requião.

Thursday, October 25, 2007

Wednesday, October 24, 2007

Liberalismo

Segue uma excelente apresentação dos princípios do liberalismo [hat tip De Gustibus]. Vale a pena divulgar.

Tuesday, October 23, 2007

O Custo dos Filhos Homens

Artigo na Scientific American sobre a pesquisa de Virpi Lummaa da Universidade de Sheffield, que entre outras descobertas encontrou que "sons reduce a mother’s life span by an average of 34 weeks".

O Traficante Colombiano Ainda Está Aqui?!?

A selva é um lugarzinho muito estranho. Extradita com uma rapidez jamais vista atletas para o regime ditatorial e assassino de Cuba, enquanto se enrola na interminável lenga-lenga jurídica quando se trata de extraditar um dos maiores traficantes do mundo para ser julgado nos EUA. Deduz-se que os barbudinhos rosados e delicados do Itamaraty e toda a máquina jurídica do país só trabalham para punir inocentes e proteger os criminosos.

Sou Brasileiro, Com Muito Orgulho

Cirurgiões usam furadeiras elétricas em operações na cabeça.

Sunday, October 21, 2007

O Palhaço Eterno

Chavez ganha mais um ano de poder e a perspectiva de cargo vitalício.

A Garfada do Mundial

Pensava que a arbritragem na vitória da França sobre a Nova Zelândia fosse imbatível em roubalheira nessa copa, mas ontem o juiz irlandes exagerou, deu a copa do mundo para a África do Sul no jogo contra a Inglaterra. Aliás, foi o campeonato mais fácil de todos os tempos, os springboks não precisaram fazer nada, jogaram apenas sobre os erros dos outros.

Wednesday, October 17, 2007

"Dirceu é o Putin que Fracassou”

Excelente reportagem sobre FHC na Revista Piauí. Notável o esforço que ele faz para ser visto como um homem de esquerda.

O Caminho da Estupidez

Enquanto na selva sul americana reina Chavez, Louis Farrakhan prova que a burrice não é monopólio latino-americano.

Monday, October 15, 2007

Nobel em Economia

Finalmente o grande Leonid Hurwicz ganhou o dele! Maskin, editor da Economics Letters, e Myerson dividem o Nobel.

Guerra Cultural: Os Fatos

Um artigo na Reason sobre um estudo que encontra que "most Americans believe they're more than entitled to their own opinions; they believe that they are entitled to their own facts".

Forecasts

Esse blog parece economista, não acerta um único forecast…a torcida pra Argentina não adiantou, ontem levou uma cipoada da África do Sul que jogou em cima dos erros de Contepomi, Pichot e Hernandez e vai jogar a final contra a Inglaterra, considerada no início do torneio como “the worst world champions ever”. Vale lembrar que a África do Sul detonou os ingleses, 36 a zero, na primeira fase dessa copa do mundo.
Também erramos as previsões do Baseball, e para a alegria do esport os Yankees estão fora dos playoffs e o Chicago Cubs também. Mas, convenhamos, achar que os Cubs iriam para a world series é como achar que o Botafogo vai ser campeão de alguma coisa…

Friday, October 12, 2007

Jesus te Ama, Eu Não

Segue o site do poeta que melhor exprime Brasília, Nicholas Behr.

Filme sobre Bruna Surfistinha

Essa é impagável, um filme sobre Bruna Surfistinha onde o diretor procura uma atriz que “traduza a complexidade psicológica da personagem”... uma sugestão, seu diretor, basta chamar a mesma, que se mostrou uma grande atriz, com atuações sensíveis e psicologicamente complexas em seus filmes pornográficos... como se trata da selva provavelmente esse filme será financiado com dinheiro público...

Nobel...para Al Gore!?!? e um pouco mais de Doris Lessing

Não é piada. Os vikings de Oslo tomaram muita Acqua Vita dessa vez e decidiram premiar o wooden Al Gore com o Nobel da paz... Por falar em embriaguez, ontem a cobertura da TV Britânica sobre a ganhadora do Nobel de literatura, Doris Lessing, foi sensacional. Como sempre os jornais da TV deram prioridade a assuntos mais importantes, como a pão-durisse inata da ilha, que alocou para o soldado mais ferido no Afeganistão tornado um pepino gigante com uma pensãozinha irrisória. Ou o caso da bactéria que matou dezenas de pessoas num hospital imundo do NHS em Kent. Sobre Lessing o que vimos foi ela chegando da feira, com leeks na sacola e sendo abordada por um jornalista que perguntou: “o que você achou do prêmio Nobel?”, “que prêmio Nobel?” ela perguntou. Daí o jornalista disse: “você ganhou o Nobel”. A reação dela foi “hum hum, I seeee” e a velhina de 87 anos foi com as sacolas de compra pra casa. Mais tarde ela aparece bebendo um gin tônica e falando com jornalistas na porta de casa. Finalmente no começo da noite, dentro de casa e ainda com a mesma roupa meio hipponga e de pernas abertas, bebendo uma taça de vinho branco [provavelmente de caixa], ela dá um entrevista um pouco maior dizendo que ja foi shortlisted tantas vezes para o prêmio que achou que nunca ia ganhá-lo e só ganhou agora porque está com o pé na cova.

O Caminho da Servidão

Chávez promete acabar ‘aos poucos’ com a propriedade privada no país.

Wednesday, October 10, 2007

Gordon, O Malandro

Todos esperavam Gordon Brown convocar novas eleições no final de semana, mas devido aos resultados das pesquisas que colocaram o Labour Party atrás dos Tories ele desistiu da idéia. Além disso fez ontem o seu ministro da fazenda, Alistair Darling, copiar as idéias de reforma fiscal que os conservadores defenderam em seu congresso semana passada. Daí o pau comeu solto hoje.

Ranking das Melhores Instituições de Pesquisa no Brasil

No blog Ciência Brasil do professor da UnB Marcelo Hermes-Lima, há um ranking das melhores instituições de pesquisa no Brasil.

Thursday, October 4, 2007

Mais um Livro Anti-Capitalismo

Tyler Cowen detona o livro "The Shock Doctrine: The Rise of Disaster Capitalism" escrito por Naomi Klein.

Mundial de Rugby: Pumas na Cabeça!

Sábado começam os jogos das quartas de final do mundial de Rugby union. Dois jogos antecipam as semifinais: Australia x Inglaterra e Nova Zelândia x França. Espera-se que a mediocridade australiana massacre os atuais campeões do mundo [muito booze e contusões], mas a volta de Jason Robinson e Andy Farrell deve reforçar o time Inglês que já surpreendeu a Australia em outras copas do mundo [1995 e na final de 2003]. Nova Zelândia x França é um confronto histórico, tendo protagonizado a primeira final de um mundial [com a vitória kiwi em casa em 1987] e a semifinal de 1999 onde os Neaderthals da França bateram o timaço encabeçado por Jonah Lomu. Nos outros jogos teremos a vitória acachapante da Africa do Sul sobre Fiji [que eliminou e humilhou Wales] e, finalmente, o grande time da competição, a Argentina, vai detonar os tradicionais losers da Escócia. O time de Hernandez e Pichot bateu a anfitriã França no primeiro jogo da competição e no domingo mandou os marcianos da Guinness de volta para Dublin. Depois dos All Blacks esse é o time que torço para vencer esse mundial.

Wednesday, October 3, 2007

Go Cubs

Esse ano o Cubs, o botafogo do baseball, tem a grande chance de ganhar a National League. Aposto numa final com o Phillies...Ibis x Botafogo... show de bola! Quanto a American League o império do mal, os Yankees, vão estraçalhar a tribo de Cleveland. Acho que aquele timinho encardido dos Angels passam pelo Red Sox. Mas ficam por ai, vai dar Clemens e Pettitte na World Series. Imaginem uma final entre Cubs e Yankees? Vai ser muito bom ver os losers de Chicago chorando mais uma vez. Esse ano é o ano do império do mal, com a consagração definitiva do melhor jogador do mundo, Alex Rodriguez.

Os Blogs mais Influentes do Brasil

Segue o ranking dos blogs mais influentes do Brasil. Dos 21 blogs, ha dois com links permanentes ao lado: Reinaldo Azevedo e Leite de Pato.

Tuesday, October 2, 2007

A Verdade Inconveniente

John Snow, um dos melhores jornalistas do mundo, fez o programa Dispatches sobre a imigração para o Reino Unido, apresentando um ranking dos imigrantes que contribuem mais para a Economia. O importante do programa foi ressaltar que o ranking não tem a ver com raça ou religião. Por exemplo, ele comparou os imigrantes portugueses com os polacos, ambos brancos e catolicos, so que os Polacos trabalham mais, tem mais educação, geram mais renda e impostos e quase não usam o estado de bem estar social. Enquanto isso os Portugueses aparecem como um dos grupos mais custosos para a sociedade inglesa.

Raj Chetty

Uma reportagem sobre o economista de Berkeley Raj Chetty.

As Amebas Comedoras de Cérebros

As amebas comedoras de cérebros já mataram seis pessoas esse ano. As autoridades Petistas da selva no entanto não temem essas amebas, pois são imunes aos seus ataques.

Pais Positivistas, Filhos Marxistas, Netos Terroristas

No blog do Janer Cristaldo ha um texto excelente, muito informativo, sobre o Marxismo no Brasil escrito por José Arthur Rios.

Friday, September 28, 2007

História Econômica: Professor Iraci del Nero da Costa

O Professor Iraci del Nero da Costa gentilmente recomendou os seguintes sites para consulta de trabalhos nas áreas de história econômica e critica política.

Iraci del Nero da Costa: trabalhos publicados - São Paulo - SP
Trabalhos publicados pelo autor nas áreas de história demográfica e econômica do Brasil.

NEHD - Núcleo de Estudos em História Demográfica - São Paulo - SP
O NEHD reúne pesquisadores universitários votados ao estudo da história demográfica (demografia histórica) e da história econômica do Brasil e das demais nações latino-americanas. Mantém publicações eletrônicas acadêmicas oferecidas gratuitamente a todos os interessados.

Boletim de Crítica Política - São Paulo - SP
Boletim eletrônico votado à crítica política. Nele publicam-se crônicas nas quais consideram-se tanto as questões que dizem respeito às relacões internacionais como as concernentes ao Brasil, sua economia, sua vida política e os problemas defrontados por sua população.

REVER: Boletim de Crítica Histórica - São Paulo - SP
Boletim eletrônico votado à crítica do conhecimento histórico e dos fundamentos teóricos e metodológicos da história social, econômica e demográfica.

Eleitores, Imbecis?

Artigo de Bryan Caplan sobre eleitores "racionais".

Thursday, September 27, 2007

Fechem os Departamentos de Literatura!

Sir Vidia Naipaul, vencedor do premio Nobel de literatura de 2001, pediu o fechamento dos departamentos de literatura inglesa. Corretamente ele disse que esse pessoal só fala besteira. Professor de literatura que não sabe escrever é a mesma coisa que crítico de vinho que não sabe fazer vinho, ou crítico de cinema que não sabe filmar e nunca dirigiu um filme. Nas selvas do mundo esses “profissionais” são considerados intelectuais e respeitados pelo conhecimento que não possuem. Verdadeiros reis da cocada preta [ou branca, para ser politicamente correto].

BrasIL IL IL IL IL IL

Matou a familia e agora pede uma grana de indenização do governo...

Thursday, September 20, 2007

Show de Bola

Adolfo Sachsida dá um show de bola, aliás de economia, explicando porque as empresas privadas têm muito o que aprender com os clubes de futebol brasileiros. Ele só esqueceu de mencionar a postura dos clubes relativamente aos impostos.

Columbia University

A Columbia University está fazendo um esforço infinito para se transformar numa espécie de Unicamp americana.

Mourinho sai do Chelsea

Time sem camisa é assim mesmo, quando começa a ganhar alguma coisa entra em parafuso e dá um tiro no pé.

Wednesday, September 19, 2007

O Ranking da Fifa

O Brasil ficou atras da Italia e da Argentina no ranking da Fifa. Precisamos de um especialista para explicar tal aberração. Como o Brasil pode ficar atrás da Argentina se acabou de ser campeão sul-americano dando um chocolate em cima dela?! Somente uma mente privilegiada, talvez um jornalista da Folha de São Paulo, seja capaz de explicar os segredos matematicos do calculo desse ranking...

Malandros e Otários

Malandro é malandro, otário é otário, e bandido é bandido.

Monday, September 17, 2007

Nike, Veblen e Pobreza Cultural

Neste post do Marginal Revolution, há uma miríade de temas importantes para pesquisa:
"Several years ago Bill Cosby chided poor blacks for spending their limited incomes on high-priced shoes and other items of conspicuous consumption instead of investing in education. Cosby was widely criticized but I went to the numbers, specifically Table 2100 of the Consumer Expenditure Survey and found the following for 2003:

Average income of whites and other races: $53,292.
Average income of blacks: $34,485.

Expenditures on footwear by whites and other races: $274
Expenditures on footwear by blacks: $440.

As I noted then "to do a proper comparison we would have to correct for income and other demographic variables." The correction has now been done by three researchers in an NBER working paper (non-gated version). The results didn't surprise me. How about you?


Using nationally representative data on consumption, we show that Blacks and Hispanics devote larger shares of their expenditure bundles to visible goods (clothing, jewelry, and cars) than do comparable Whites. We demonstrate that these differences exist among virtually all sub-populations, that they are relatively constant over time, and that they are economically large.

To give the authors credit where credit is due they also show that the differences in conspicuous consumption are large and important. The differences in spending on clothing, jewelry, and cars, for example, can explain half of the differences in wealth between the races (conditional on permanent income) and a significant share of the differences in education and health spending.

Why do these differences exist? Aside from simple differences in preferences, signaling is one possible explanation. Suppose that high income confers status. Other people judge your income based on your conspicuous consumption and your group's income. Under plausible conditions, the authors show that if your group's income is already high conspicuous consumption has a low marginal product. Put differently a black man who wears a very expensive suit gets a bigger increase in status than a white man who wears the same expensive suit because the baseline income prediction is lower for the former.

The theory is plausible but I wonder if other groups haven't converged on more efficient methods of signaling. Some groups, for example, use education as a signal. Other groups like to show how clever they are by writing pithy summaries of new economics research".

O Fim do Mundo

No Blog do Mankiw lemos: "A reader emails me this story:

After a group of UC Davis women faculty began circulating a petition, UC regents rescinded an invitation to Larry Summers, the controversial former president of Harvard University, to speak at a board dinner Wednesday night in Sacramento.
If there is any place that should be open to a wide range of views, it is a university. To bar a scholar as prominent as Larry from talking simply because you disagree with him is despicable".

O marxismo está destruindo lentamente o sistema universitario americano. Daqui a pouco os EUA viram uma França. É o fim do mundo…

Wednesday, September 5, 2007

Thursday, August 16, 2007

Wednesday, August 15, 2007

O Canalha e o Ressentido

"Renan repetiu as acusações contra Lyra e o chamou de "ressentido". "Eu não quero tratar desse rapaz, que não merece uma palavra minha. Ele [Lyra] tem várias execuções na receita federal, é acusado de vários homicídios, inclusive crime de mando. É uma pessoa que não merece uma resposta minha porque não tem qualificação", disse Renan.

"Alagoas o conhece, ele é ressentido, perdeu uma eleição e atribui a mim grande parte dessa derrota. É uma pessoa que o que ele disser em relação a mim será sempre suspeito", ressaltou. Renan refere-se à eleição para governador de Alagoas no ano passado, quando Lyra perdeu a disputa para o tucano Teotônio Vilela, apoiado pelo presidente do Senado"
.

Lott versus Levitt

O mundo dos economistas acadêmicos é competitivo e as vezes a competição descamba em agressões gratuitas, perseguição em comitês, journals e conferências. Enfim, feudos entre pessoas muito além de discordâncias de idéias. Considerem o caso de John Lott que processou Steven Levitt por calúnia e difamação. Resultado: Não ganhou dinheiro, nem desculpa formal.

Rambo Russo

O Putin sem camisa. Nas próximas fotos ele aparecerá em seu ex-escritório da KGB manejando seus instrumentos de trabalho: torniquete e pau de arara.

A Assassina e o STF

Coisas que só acontecem na selva: Assassina espera por habeas corpus do STF...

Ainda sobre a Capes

Claudio Shikida dá continuidade ao debate iniciado por Adolfo Sachsida sobre o ranking dos departamentos de economia feito pela Capes.

Monday, August 13, 2007

Olavo Bilac e os Especialistas

Na selva os "especialistas" mantém a longa tradição lusitana de usar uma linguagem pretensamente rebuscada para dar a impressão de inteligencia, profundidade e conhecimento. Vejam este exemplo. Cuidado para não escorregarem.

Mundo Cão

Assassino descarrega revolver em motorista de ônibus. As imagens do circuito interno do veículo da linha Nova Iguaçu - Vila de Cava, mostram toda a ação do assassino, que descarregou sua arma e fugiu: "Temos informações de que o criminoso seria integrante de um grupo de extermínio da região de Tinguá, em Nova Iguaçu. Estamos tentando identificá-lo, mas, não há testemunhas que o reconheçam" - explica o titular da 52ª DP (Nova Iguaçu), delegado Orlando Zaccone, que investiga o caso. Pegunta-se: para que tanta tecnologia, se não tem serventia?

Tiger Time

Tiger Woods vence o major mais quente da história, seu décimo terceiro major. Com show de bola do maior jogador de futebol do Brasil, Thiago Neves, o Flu entubou o Santos. Detalhe, o juiz deu 6 minutos de acréscimo, recorde mundial.

Sunday, August 12, 2007

Especialistas: Explicando o Inexplicável

Vejam um exemplo de um “especialista” na selva procurando explicar a prisão e deportação dos cubanos a mando do ditador Fidel Castro e tentando comparar esse caso com o do traficante Colombiano. Notem o cinismo, a falta de conhecimento, a desonestidade intelectual. Implícito em seu discurso está a idéia de que os leitores são burros, desinformados, literalmente imbecis. Tais especialistas se reproduzem na selva como fungos em matéria em decomposição porque o Brasil é um país sem cultura, com nível educacional abaixo da crítica, onde a única opinião possível, assumida a priori como a tecnicamente correta, é monopolizada e controlada por asseclas e/ou empregados dos partidos de esquerda. É preciso adicionar que a preponderância do pensamento de esquerda também se deve a quase inexistência de pessoas educadas que tenham coragem de enfrentar essa supremacia cultural. A selva é um país tão miserável que nem mesmo uma guerra cultural é possível.

Friday, August 10, 2007

O País dos Medalhões

Mal assumiu um ministério e Jobim já é condecorado. Uma plausível explicação para essa fixação da selva com as medalhas, não necessariamente oposta `a idéia vebleniana de status, é a de que as cerimônias ocupam o tempo dos burocratas e homenageados, dando a impressão de que eles trabalham e seu trabalho vale alguma coisa.

Uma Teoria do Enriquecimento

Para Gregory Clark, historiador da Universidade da California Davis, o surgimento da classe média que possibilitou o rápido desenvolvimento econômico tem origem demográfica: "Generation after generation, the rich had more surviving children than the poor, his research showed. That meant there must have been constant downward social mobility as the poor failed to reproduce themselves and the progeny of the rich took over their occupations. “The modern population of the English is largely descended from the economic upper classes of the Middle Ages,” he concluded.

As the progeny of the rich pervaded all levels of society, Dr. Clark considered, the behaviors that made for wealth could have spread with them. He has documented that several aspects of what might now be called middle-class values changed significantly from the days of hunter gatherer societies to 1800. Work hours increased, literacy and numeracy rose, and the level of interpersonal violence dropped"

Compadrio Bolivariano

O jeitinho bolivariano de enriquecer.

Tuesday, August 7, 2007

O Lucro Recorde dos Bancos

Itaú e Bradesco anunciam lucros recorde. Só por curiosidade vejam quem faz parte do conselho de administração de ambos os bancos. Notem que o do Bradesco é menor e o do Itaú [cliquem em Governança Corporativa e depois em Administração] está eivado de ex-presidentes do Bacen.

Deporta o Traficante, Barbudinho

Traficante mais procurado nos EUA é preso em SP. Quero ver os barbudinhos do Itamaraty deportá-lo com a rapidez e eficiência com que obedeceram as ordens de Fidel. Será muito interessante ouvir os defensores dos direitos humanos, que adoram terroristas colombianos e sequestradores chilenos, defenderem esse meliante.

Monday, August 6, 2007

Os Palhaços do PSDB

Os inocentes e otimistas diriam que a ação tardia do partido no caso da deportação dos boxeadores cubanos se deve apenas `a indolência, incompetência e irresponsabilidade. Com uma oposição dessas para que o PT iria se preocupar em instaurar uma ditadura?

Ex-Presidente da Infraero Sai Chutando o Balde

O senhor acha que tem faltado pulso ao presidente Lula para resolver essa crise aérea?

PEREIRA: Eu tenho impressão que, agora, ele está fazendo isso. Pode ser só impressão, mas pelo menos ele criou coragem de trocar o ministro.

A revista "Veja" afirma que Denise Abreu, diretora da Anac, tentou jogar na Infraero a culpa pela não-interdição de Congonhas, no dia do acidente. O senhor respondeu que se ela continuasse acusando a Infraero ia abrir a "caixa-preta" dela...

PEREIRA: A Denise é terrível! Se eu não estivesse saindo da Infraero, eu ia comprar uma grande briga com ela. Ela quer tirar da Infraero o controle do setor de cargas de Congonhas e Viracopos, para levar para o aeroporto de Ribeirão Preto, que pertence ao governo de São Paulo. O terminal de cargas nesse aeroporto já é dominado pelos amigos dela, pelo empresário Carlos Ernesto Campos. Toda reunião do conselho da Anac ela fala disso, com o argumento de que é para desafogar Congonhas e Viracopos. Isso é um negócio que movimenta R$ 400 milhões por ano. Ainda bem que estou indo embora. Isso vai estourar qualquer hora dessas
.

Rita Lee Rocks!

Num dos momentos do show deste sábado, Rita Lee estimulou o público a vaiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Saturday, August 4, 2007

Disraeli e a Política Nordestina

Em qualquer país sério do mundo, um caso como este certamente resultaria em cadeia. Mas na selva o elemento acaba presidindo o Senado...seriamente, depois da roubalheira da República de Alagoas no governo Collor, alguém acha que a política alagoana mudou em alguma coisa?

Existe uma crença popular, mas ingênua, de que na democracia, cedo ou tarde, os eleitores aprendem a votar. O aprendizado levaria o eleitor a expelir políticos não representativos de seus interesses. Esse argumento ignora o problema da eleição sem representação, que Benjamin Disraeli havia identificado em 1835 em seu Vindication of the English Constitution. O problema ocorre porque uma oligarquia de políticos profissionais monopoliza os canais de representação política. Uma característica clássica da política nordestina.

Maus Chefes são Promovidos

Uma versão turbinada do Peter Principle. Seria o Peter Principle com os pequenos Stalins do dia a dia.

Friday, August 3, 2007

A Imbecilidade Humana

O blog O idiota Latino Americano fez um post sensacional, mostrando a estupidez imperante no core do movimento politico que usa a bandeira do aquecimento global. Vale a pena ver!

Brasil Capacho de Cuba

Se os boxeadores cubanos que fugiram da ditadura comunista de Fidel forem enviados de volta para Cuba mostrará ao mundo o verdadeiro caráter [ou falta de] de um governo composto por ex-terroristas a soldo de Fidel. Além, é claro, de coroar o trabalho de décadas dos barbudinhos rosados e delicados do Itamaraty. Uma vergonha.

De Dada Maravilha a Sir Karl Popper

Adolfo Sachsida escreve mais um post marcante, dessa vez sobre aquecimento global, leitura recomendada!

Thursday, August 2, 2007

Blog dos Amigos do Presidente Lula

Eis um blog que merece ser estudado a fundo, um caso sério de idiotia crônica, puxa-saquismo repugnante e canalhice congênita [hat tip, Shikida].

Lucas sobre o Imperialismo Britânico

Lucas critica a tentativa de Niall Ferguson de defender "british rule" como um lado benéfico do imperialismo. Para Lucas o imperialismo Britânico é o oposto do liberalismo, um sistema baseado em coerção e paternalismo, o contrário de autonomia e livre-mercado.

The Gedogen Principle

The gedogen principle descreve o comportamento dos holandeses com coisas que são proibidas mas toleradas, como o uso de drogas e a prática da eutanasia. Também se refere `a tolerância com diferenças culturais relativa aos imigrantes. Para um prefeito, nascido no Marrocos, que tenta integrar os imigrantes, o tough approach parece ser a receita. Todavia a integração seria muito mais fácil e rápida se a Holanda tornasse o mercado de trabalho mais competitivo e cortasse drasticamente os welfare benefits.

Wednesday, August 1, 2007

A Popularidade do Não-Liberalismo

Os selvagens têm horror ao liberalismo. Claudio Shikida explica o porquê.

O Brasil não é o Romário

No seu excelente blog, Adolfo Sachsida explica porque o Brasil não é o Romário. Esse artigo precisa ser reproduzido integralmente:

Romário e o Mercosul

Adolfo Sachsida

"Lembro de Romário no Casseta e Planeta. O Bussunda perguntava: “e ai Romário, vai jogar em que time?” ao que o baixinho respondia “não sei não, só sei que vou ganhar!”. Temos que admirar Romário nesse ponto; ele quer ganhar tudo de par ou ímpar a cara ou coroa, quando perde fica mordido. Tenho pra mim que quando Romário era criança e tinha que escolher um time pra jogar ele sempre escolhia o melhor time, sempre escolhia os melhores jogadores. Motivo: ele queria ganhar, sempre. Essa é a característica básica de um vencedor, a busca constante pela vitória. Mesmo que isso não seja sempre possível. Olhando em retrospecto, noto que nem todas as crianças eram como Romário. Algumas preferiam escolher jogar em times fracos, escolhiam os piores jogadores para seus times. Motivo: para elas melhor do que ganhar era poder jogar. Para essas crianças, desprovidas de talento futebolístico, entrar no melhor time significava ficar eternamente no banco. Preferiam entrar nos piores times, pois lá podiam ser o craque em meio aos pernas de pau. Tais crianças nunca conheceram o sabor da vitória, tendo de se contentar com a ilusão de serem os melhores jogadores de seu time.

Tal como acontece com crianças também acontece com países. Existem aqueles com vocação para vitória e aqueles que se refugiam entre os pernas de pau. Alguns países procuram sempre estar entre os melhores, outros buscam a ilusão de ser o melhor dentre os piores. No futuro escreverei um blog mostrando minhas razões para ser contra a formação de blocos econômicos, mas por hora vamos analisar o time que o Brasil escolheu para fazer parte: Paraguai, Argentina e Uruguai. Talvez com o reforço da Bolívia e da Venezuela. Por que escolher tais países? Por que não tentar um fortalecimento dos laços com Estados Unidos e Canadá? Minha resposta é simples: o Brasil não é o Romário.

A Argentina acaba de suspender a exportação de trigo ao Brasil (por motivos de desabastecimento interno). Resultado: o preço do pãozinho no Brasil aumentou. Tivesse o Brasil o mesmo acordo que tem com a Argentina com os Estados Unidos, e a importação de trigo dos EUA teria alíquotas de importação mais baixa e a população brasileira pagaria menos pelo pão. Em resumo, para beneficiarmos os produtores de trigo da Argentina, o pobre brasileiro paga mais pelo pão. O mais irônico disso tudo é que o governo argentino não se incomoda em prejudicar seu “parceiro” brasileiro, basta que veja nisso uma oportunidade de ganhar popularidade interna".

Clipping da IncomPeTência

Excelente apanhado de blogs e noticias sobre a IncomPeTência.

Brasil se Candidata para Sediar a Copa de 2014

Apesar de ser o único país a se candidatar para sediar a copa do mundo de 2014, ele corre o risco de perder.

Tuesday, July 31, 2007

Monday, July 30, 2007

Blog Tupinambadas

Excelente o post do Blog Tupinambadas sobre a afinidade cultural da selva com a america latina [reproduzido integralmente]:

"Volta e meia por aí vejo algum luminar dizer com todas as letras que os brasileiros são culturalmente próximos aos demais paises da America Latrina.



Da onde tiraram isso? De algum estudo pago pelo governo para reforçar suas ditas mentiras que não resistem a uma pitada de bom senso?



Eu não falo espanhol, não uso barba, bigode ou costeleta a la Gardel, e nem pretendo, aliás detesto tango, não gosto de chimichurri, tabasco ou qualquer outro aditivo do genero na minha comida, abomino todos os chamados lideres revolucionarios dessa bosta de continente, não sou descendente de indio ou qualquer cultura pre-colombiana, não suporto os argentinos e por tabela todos que se pareçam com eles, acho esquiar no Chile coisa de quem não tem dinheiro para ir a Aspen ou Gstaad, só tomo vinho bom no original - francês para tintos e alemão para brancos - não moro em país com clima de montanha como no sul dessa joça, a unica coisa que a meu ver presta nessa latrina ao sul do Equador são as Antilhas Holandesas (veja bem, h-o-l-a-n-d-e-s-a-s) aí incluídas Aruba, Curaçao e Bonaire, quero que o Maradona se f%$#@, torço contra todos os tenistas argentinos e chilenos e para completar temos que a maior aberração do mundo ocidental hoje se chama Hugo Chavez.



Que M@#$% é essa de dizer que eu sou culturalmente parecido com esse povo subdesenvolvido da America Latrina?"

Criação de Mais Seis Estados

Mais sinecuras, mais mamatas e roubalheira generalizada: "Estão prontos para votação no Congresso projetos que prevêem a criação de mais seis Estados. Se aprovados, eles vão agravar o inchaço do Legislativo, abrindo 144 cadeiras de deputado estadual, 48 vagas de deputado federal e 18 de senador". Os novos Estados em estudo são: Carajás e Tapajós no Pará; Mato Grosso do Norte em Mato Grosso; Rio São Francisco na Bahia; Maranhão do Sul no Maranhão e Gurguéia no Piauí. Esse estado Gurguéia no Piauí vai ser um modelo de desenvolvimento.

Viagens para Comunidades Quilombolas

No governo mais corrupto da história não falta criatividade para gastar dinheiro público. A ministra do racismo, de uma tal de Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, explica que os elevadíssimos gastos com aluguel de carros se deve a “viagens para comunidades quilombolas”. Impagável!

Cuba é uma Prisão

Excelente o artigo no blog do Adolfo Sachsida sobre Cuba e sua ditadura.

Saturday, July 28, 2007

Brasil-Narciso

Segue um excelente artigo sobre a selva escrito por Jean Marcel Carvalho França publicado na Tropico.


Brasil-narciso
Por Jean Marcel Carvalho França

Falta senso de realidade à imagem que o brasileiro constrói de si mesmo, do futebol à política


O ensaísta português Eduardo Lourenço disse certa vez que poucos povos no mundo tinham uma auto-imagem tão desprovida de lastro na realidade quanto o lusitano.
Portugal, de costas para a Europa e encantado com o seu vasto império de ultramar, teria por séculos desenvolvido uma visão grandiosa de si e do seu povo, visão totalmente descompassada com a opinião que o resto do mundo cultivava do pequeno, pouco letrado e pobre país peninsular. Eis que um belo dia, porém, se foi Salazar, se foi Marcelo Caetano, veio a integração comunitária e Portugal retornou à Europa.
Do retorno, não resultou somente a polpuda mesada da comunidade européia -o tal fundo de coesão-, que permitiu ao país andar um século em duas décadas, resultou também a comparação com os irmãos europeus, que cedo levou os lusitanos a “caírem na real”. Dizem, inclusive, que, ultimamente, o país foi assolado por uma espécie de “complexo de Lilipute”.
A esta altura, no entanto, os portugueses já haviam há muito tempo preparado um herdeiro, o Brasil, que desde muito cedo deu indícios de que superaria o mestre. Por aqui, também, malgrado os pífios resultados civilizacionais que alcançamos, sempre nos tivemos em altíssima conta, afinal, a natureza, Deus ou sei lá o que teriam compensado certos problemas locais com talentos e prodígios negados a povos mais esforçados -adjetivo que soa desprezível aos nossos ouvidos.
O país nasceu, não esqueçamos, sobre a égide do em se plantando tudo dá, e dá sem muito labor, pois a natureza é aqui mais mãe do que em outras plagas. Gostamos, ainda nos dias que correm -basta prestar atenção na propaganda governamental-, de alimentar, por exemplo, a velha idéia do paraíso tropical, idéia que, ao contrário do que se pensa, cedo abandonou os relatos dos estrangeiros e migrou ou para o discurso lusitano dos tempos coloniais, ou para o discurso nacional, inaugurado no alvorecer do século XIX. Aí a idéia ganhou vigor e ares de verdade, e isso não obstante as condições nada formosas em que sempre viveu uma parcela significativa da população deste exuberante e rico país.
A depuração nacionalista da idéia de paraíso tropical mostra, a propósito, uma técnica muito utilizada pelos brasileiros no processo de construção da tal imagem excessiva de si próprio: retemos somente os elogios e desprezamos as críticas associadas. A mulher brasileira, por exemplo: gostamos de ouvir acerca da sua beleza e sensualidade, porém, a reputação internacional de mulher fácil que vem associada a tais elogios, essa não nos interessa. Gostamos, igualmente, de ouvir o quanto somos simpáticos e hospitaleiros, mas não damos ouvidos aos comentários de que tamanha simpatia advém de uma incomensurável simploriedade.
Outra técnica que tem se mostrado muito proveitosa neste processo é evitar a comparação. Poucos povos têm tamanha aversão a serem comparados com outros quanto o brasileiro. É indescritível a aversão que nos causa -às nossas autoridades, sobretudo- aquelas listinhas classificatórias produzidas por organismos internacionais, nas quais, em geral, ocupamos péssimas posições. Tais listas soam quase como uma afronta ao brasileiro, não por que lhe cause perplexidade e tristeza constatar o quão mal caminhamos em certos setores, mas porque contraria, de maneira obscena e descarada, a ótima imagem que temos de nós próprios.
Há setores mais sensíveis à comparação. O setor futebolístico tolera-a bem, afinal, somos pentacampeões de futebol. Já no setor intelectual, a coisa não é tão pacífica. Desde muito cedo, acostumamo-nos a viver num ambiente nacionalista e complacente, onde pululam os gênios e os elogios. Há ilustrações para todos os lados.
Monte Alverne, por exemplo, um dos pioneiros daquilo que denominamos intelectualidade brasileira, ao explicar aos seus leitores como entrara no mundo da sermonística, faz um comentário acerca de seus colegas que bem ilustra em que conta os nossos sábios tinham-se uns aos outros: “Lançado na grande carreira da eloqüência em 1816, como pregador régio, oito anos depois que nela entravam S. Carlos, Sampaio, monsenhor Neto e o cônego Januário da Cunha Barbosa, tive de lutar com esses gigantes da oratória, que tantos louros tinham ganhado, e que forcejavam por levar de vencida todos os seus dignos rivais”.
Para a maioria esmagadora da intelectualidade brasileira do século XIX, os seus colegas eram todos “gênios incansáveis, homens dotados de raros talentos” -nenhum deles, graças a Deus, adquirido com esforço e trabalho, “virtudes” de gente sem talento –, enfim, “gigantes” nas atividades a que se dedicavam. Ora, num meio tão fechado e tão satisfeito consigo próprio, a comparação com outros meios intelectuais tornou-se desnecessária, desinteressante e, sobretudo, potencialmente comprometedora.
É, pois, compreensível e perdoável que, num recente exame de conhecimentos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) -analisado por Carlos Alberto Dória, em excelente artigo para este Trópico-, 61% dos alunos brasileiros, não obstante terem obtido um desempenho pavoroso em matemática, indicativo de que não “compreendem convenientemente os conceitos de quantidade, espaço e forma, mudanças, correlações e incerteza, considerem-se bons em matemática, contra 36% dos coreanos e 28% dos japoneses. Os brasileiros também têm opinião de que sempre que estudam matemática se concentram no fundamental (86%), ao passo que apenas 26% dos japoneses têm essa auto-imagem de desempenho pessoal”.
Justiça seja feita, tamanha e tão completa ausência do que gostamos de denominar “senso de realidade” está longe de ser privilégio dos pobres colegiais brasileiros testados pela impiedosa OCDE. Os jovens tiveram onde se inspirar. Afinal, nascemos sob o estandarte do “em se plantando tudo dá”, ainda que dê somente para poucos, e atualmente, malgrado o desgoverno que temos diante dos olhos, vivemos sob o império do “nunca na história deste país...”. Diante de um histórico desses, alguém tem coragem de culpar aqueles meninos e meninas bons de matemática?

link-se
Leia o artigo “Que educação a ignorância requer”, de Carlos Alberto Dória - http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2832,1.shl

Publicado em 17/7/2007
.
Jean Marcel Carvalho França
É professor do Departamento de História da UNESP-Franca e autor, entre outros, de "Literatura e Sociedade no Rio de Janeiro Oitocentista" (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999) e "Outras Visões do Rio de Janeiro Colonial" (José Olympio, 2000).