Saturday, August 4, 2007

Disraeli e a Política Nordestina

Em qualquer país sério do mundo, um caso como este certamente resultaria em cadeia. Mas na selva o elemento acaba presidindo o Senado...seriamente, depois da roubalheira da República de Alagoas no governo Collor, alguém acha que a política alagoana mudou em alguma coisa?

Existe uma crença popular, mas ingênua, de que na democracia, cedo ou tarde, os eleitores aprendem a votar. O aprendizado levaria o eleitor a expelir políticos não representativos de seus interesses. Esse argumento ignora o problema da eleição sem representação, que Benjamin Disraeli havia identificado em 1835 em seu Vindication of the English Constitution. O problema ocorre porque uma oligarquia de políticos profissionais monopoliza os canais de representação política. Uma característica clássica da política nordestina.

1 comment:

Anonymous said...

Discordo. É uma característica da política brasileira como um todo! Não vejo muita diferença entre os coronelismos dos falecidos ACM e Brizola, ou entre os dos infelizmente não falecidos Sarney e Garotinho. Isso sem falar no PT paulista que logrou eleger de novo genoíno, palocci, etc., apesar de tudo. Tudo voto de cabresto do mesmo jeito.

Existe um modelo simples, porém ilustrativo deste fenômeno: Farejohn (1986). A compra de votos por ações específicas de benefício a indivíduos leva um equilíbrio sub-ótimo, que se sustenta devido justamente à cooptação destes interesses particulares.