Wednesday, December 14, 2011

Atenção, Otários! Os Mitos Chineses

Na selva, onde até sociólogo dá palpite de economia, acham que o modelo chinês é o melhor e deve ser seguido, opinião regurgitada pelos economistas de porta de cadeia. Felizmente há gente que consegue ver o óbvio, como Luis Stuhberguer, que fala sobre alguns mitos chineses:
Outro mito citado por ele é o dos investimentos em infraestrutura. Se antes era comum ouvir que os recursos chineses são bem direcionados, a realidade é que o país está construindo “elefantes brancos” e fazendo uma má alocação de recursos, diz o analista. Ele cita ainda o mito das “forças das reservas internacionais” chinesas, afirmando que o excesso de reservas é, na realidade, um sinal dos “desequilíbrios globais”. Como é um grande comprador de commodities brasileiras, qualquer sinal de deterioração das estruturas econômicas da China acaba sendo uma notícia negativa para o Brasil.

2 comments:

Anonymous said...

O que está acontecendo na China é semelhante ao que ocorreu aqui nos anos 70. Governo autoritário centraliza investimento e gera crescimento via aumento da taxa de poupança. Quando acaba a dinâmica de transição a economia para de crescer. Como os investimentos realizados foram de baixíssima produtividade a PTF fica estagnada e até cai gerando uma brutal depressão. Claro que com mais de um bilhão de pessoas a dinâmica de transição é mais demorada do que foi aqui.


P.S. Como somos geniais estamos repetindo o que fizemos nos anos 70... acreditando que desta vez o resultado vai ser diferente.

Anonymous said...

Acrecente a isso a falácia da capacidade de inovação da sociedade chinesa e o fato de que viver lá é sempre será uma merda. O sonho da maioria dos milionários chineses é colocar a viola no saco e ir pra Sumpaulo deles, i.e., os EUA.