Sunday, June 20, 2010

Brasil, por Valdomiro Pinto: Brasil 412 x 1 Costa do Marfim

Brasil 412 x 1 Costa do Marfim
Após acertar o resultado da primeira partida do Brasil na copa, a febre dos modelos de finanças se espalhou pela PUC-RJ. São constantes as visitas de alunos e professores à minha sala, todos me desafiando. Para tornar a brincadeira mais bacana, fizemos um bolão para ver quem acerta o próximo resultado. Seguem os palpites e os modelos adotados.

Equipe de Finanças: Brasil 412 x 1 Costa do Marfim
A equipe de finanças composta por mim e mais dois outros professores de finanças reestimou e recalibrou meu modelo original, agora estamos levando em consideração a ordem de integração das séries. Interessante notar que nossos resultados indicam que Dunga é um passeio aleatório com drift. Isso implica que devemos aplicar um mecanismo de correção de erros ao modelo. Para os leigos: existe uma probabilidade de 95% de acertarmos, uma probabilidade de 2,5% do resultado ser um empate (206,5 a 206,5), e uma ínfima chance de 2,5% da Costa do Marfim golear o Brasil.

Equipe de Jabalho: Brasil 9 x -3 Costa do Marfim
Baseado nos recentes avanços da literatura sobre diferenciais de salário [Arbache(2009a,b)], levando em consideração o problema da discriminação entre jogadores bem pagos x mal pagos [Loureiro e Carneiro (2006)], e incluindo uma dummy de produtividade para jogadores sindicalizados a equipe de economia do Jabalho chegou a seus resultados da seguintes maneira: adotou um modelo de variáveis instrumentais para corrigir o problema de viés de habilidade nos retornos a educação [Card (2001)]. Temos que cada ano a mais de estudo implica num retorno salarial de 212,7%, a dummy para negros sugere que jogadores negros ganham menos do que brancos, e a dummy para mulheres sugere que jogadores frescos ganham menos do que não-frescos. Além disso, os testes de normalidade dos resíduos confirmam nossa habilidade para fazer inferência. Por fim, nosso coeficiente de determinação de 99,7% indica um bom grau de ajustamento de nosso modelo a realidade.

Equipe de Macroeconomia: Brasil (qualquer valor entre 7815 e -3) x (entre 187 e -17) Costa do Marfim
Baseado nos seríssimos modelos de conjuntura macroeconômica, a gloriosa equipe de Macroeconomia da PUC-RJ prevê que:
1) Cenário Otimista: Lula não veste a camisa do Brasil, os mercados entendem que Dilma e Serra não vão implodir o país, e Garotinho não se eleja governador do Rio de Janeiro. Nesse caso, a taxa projetada de crescimento do PIB brasileiro aliada ao regime de metas de inflação prevê Brasil 7815 x -17 Costa do Marfim
2) Cenário Pessimista: o contrário do otimista, aliado a Rosinha Garotinho ser eleita para o Senado Federal. Nesse caso o resultado seria Brasil -3 x 187 Costa do Marfim.
3) Cenários intermediários podem ser obtidos por extrapolação.
Equipe da Cozinha: Brasil 2 x 1 Costa do Marfim
Motivo da previsão: foi o motorista do ônibus, dirigindo enquanto escutava o radinho de pilha e conversava com o cobrador, que disse.



Doutor Valdomiro Pinto, Ph.D., criou a RBC finance. Trabalha na PUC-RJ, onde faz xerox.

3 comments:

Andre said...

O dotô Valdomiro Pinto é mais uma farsa da Pontifícia Universidade Judaica do Rio de Janeiro. Não prevê porra nenhuma e se diz aliado de um argentino-paraguaio que deu aula de Análise de Projetos na UnB. Aliás, o Dept. de Economia da UnB, por algum tempo, era o único lugar do mundo onde a Argentina e a Faixa de Gaza, bem ali em seu corredor... A birra dele em não mencionar economistas de Brasília vem daí... E cearense é um bicho vingativo "bagarai", aí dá nisso aí... o Dotô Pinto é um exemplo de externalidade negativa quando o assunto é cotas de acesso a cursos de "dotorado" que se acham de qualidade... Se não tem então essa qualidade, não é Pontifícia Univesidade Judaica mas, sim, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA do RIO DE JANEIRO. E, como cearense se adapta em qualquer lugar (aliás, eu tenho pra mim que o cearense é a prova clássica darwiniana da convergência evolutiva), eu tenho a certeza total, ampla e absoluta que ele hoje leva uma vida amplamente adaptada ao estilo de vida carioca e, como todo bom paraíba, vende dragão-chinês na Praia de Ipanema pelas manhãs de fim de semana (pra garantir o "leitinho das criança") e, depois, vai torcer pelo framengo nas tardes de domingo no Maracanã (já que ele deixou de torcer pelo "Ferrin")...

Anonymous said...

Sr. Andre,

Sua analise se assemelha muito a de um sociologo. Tu cursou sociologia onde?

Valdomiro Pinto, PhD

Anonymous said...

Mais uma vitoria dos modelos de previsao de financas!!!! Ate agora estamos 100%!!!!!

Valdomiro Pinto, Phd