Wednesday, March 16, 2016

Jesus, o Rabino, e a Lei Mosaica

Os dois principais mandamentos de Cristo são: 1) Amar a Deus acima de todas as coisas e 2) Amar ao próximo como a si mesmo. Entre os inúmeros e detalhados mandamentos da lei Mosaica a lei 1) é um corolário do princípio fundamental da unicidade de Deus. Mas a lei 2) em Moisés é revelada em Levitico 19-18 ao fim da repetição de alguns dos dez mandamentos e sem muito destaque porque misturada a outros estatutos divinos sobre a fornicação, a guarda de animais, o semeio do campo e roupas a vestir.

O fato de Jesus ter selecionado essa passagem em Levitico mostra cabalmente sua total maestria e domínio da lei Mosaica. E o fato de usar a autoridade Mosaica para transmitir suas principais mensagens mostra que Cristo além de mestre das escrituras era também um professor excepcional, daí ser chamado pelo público de Rabino. Notem que o Jesus rabino não tem nada a ver com a ordenação rabínica Judaica tradicional que foi estabelecida muito depois de Cristo. Rabino em seu tempo denominava mestre e professor da lei Mosaica.

 Curioso notar que Jesus foi considerado por muito tempo como analfabeto, um simpleton como seus discípulos, desconhecedor dos detalhes e interpretações da religião Judaica de seus pais. Evidentemente não há registro da matrícula do jovem Jesus num bet-midrash [madrassa judaica] onde certamente aprendeu toda a lei oral, todos os comentários das escrituras assim como todas as decisões jurídicas calcadas na lei Mosaica. Em parte isso se deve a discriminação dos Galileus, os nordestinos da terra santa,pela população da Judéia que consideravam todos do norte como retirantes ignorantes.

No comments: