Monday, July 1, 2013

O Pré-Çal do Lula e a Falência da Petrobrás

Parece piada. Vamos supor, por mais absurdo que pareça, que exista mesmo petróleo na camada geológica descoberta por Lula e chamada de pré-sal. Vamos ser otimistas e acreditar que exista no mínimo 30 bilhões de barris no pré-sal. Consideremos então a Lei nº 12.351 que garante participação mínima de 30% da petrobrás na exploração de toda essa “riqueza”. Como explicar então o paradoxo de que haja tanta riqueza e que a exploração dela leve `a falência um monopolista como a Petrobrás? Pode-se tentar criticar a incompetência da administração baiano-petista de Gabrielli para quebrar a empresa, mas mesmo assim, se houvesse mesmo algum petróleo no pré-sal ela não quebraria, afinal países como a Venezuela e o Iran tentam há dezenas de anos quebrar suas empresas de petróleo com sua incompetência bolivariano-xiita e não conseguem.  

8 comments:

Anonymous said...

Há petróleo, mas, como todo mundo sabe, não há tecnologia para tirá-lo de lá. Por décadas e décadas se falou do xisto betuminoso, que tornaria os EUA o maior produtor de petróleo do mundo. Na escola meu professor de geografia dizia que os EUA estavam esperando acabar o petróleo do mundo para aí sim explorar o seu, do xisto. Estariam guardando para o futuro... A realidade era que não havia tecnologia para exploração economicamente viável do xisto. Hoje há, os EUA estão explorando, seu custo de energia está caindo e o preço do petróleo vai despencar no mercado.
Há muito tempo se sabe que há petróleo no pré-sal, como também se sabe que não há tecnologia para explorar. O que o nove dedos fez? Propagandeou ter achado petróleo e fez concessões. Botou a petrossauro para enfiar dinheiro no fundo do mar, encheu de dinheiro os bolsos do Eike, e achou que se enfiasse dinheiro público no pré-sal o negócio ia ser viável. Quando o petróleo estava na estratosfera e só tendia a subir, podia se imaginar q fosse viável. Agora com o xisto abastecendo os EUA, o pré-sal não se paga...

JV said...

Simples, o governo está chupando a empresa.

Anonymous said...

Qual a solução para a petrobras? Cuidado! Pode ser a solução para todos os problemas do mundo.

Anonymous said...

http://www.petrobras.com.br/pt/noticias/producao-no-pre-sal-alcanca-300-mil-barris-de-petroleo/

Anonymous said...

http://www.youtube.com/watch?v=7nbE3s7yx54

samuel said...

O anonimo July 1, 2013 at 7:31:00 PM GMT+1, sabe o que está falando. Provavelmente é funcionário da estatal. A estimativa atual é de que o Pré-çal só é viavel a um preço acima de 150 dólares o barril (perspectiva pouco provável com o óleo americano do Xisto). Ainda se o problema tecnológico for resolvido. A camada de sal está a 7.000 mt de profundidade. O óleo está alguns mil mts em baixo dela.
já a notícia do anonimo July 2, 2013 at 12:02:00 AM GMT+1 refere-se a uma informação falsa da petrobras. Se refere a poços de profundidade até 3500 mt. UMA EXTENÇAO DA BACIA DE CAMPOS.

Unknown said...

Fácil, os nossos incompetentes são mais incompetentes que os deles.

Unknown said...

Fácil, os nossos incompetentes são mais incompetentes que os deles.