Tuesday, July 16, 2013

Os Moinhos Quixotescos da China

A China é uma imensa versão das empresas de fachada de Eike Batista. Há mais estaleiros na China do que universidades no Brasil. O super-investimento chinês faz parte da sua desesperada estratégia de enriquecer antes de envelhecer, mas os comunistas falharão, a economia vai pro espaço e a estabilidade política baseada na porrada não vai segurar a implosão do país: Por trás da derrocada de Rongsheng está um fato comum a outros setores industriais chineses: o excesso de investimento, que criou um imenso excedente de capacidade instalada de produção. Na China, por exemplo, há um total de 1.647 estaleiros. A cidade de Changqingsha, que foi construída ao redor de Rongsheng, também sofreu com o ocaso do estaleiro. Ela agora é uma cidade fantasma, à sombra do crescimento econômico chinês acompanhado pelo mundo nos últimos anos.

2 comments:

Anonymous said...

O q vc acha disso?

http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/enem-2013-radicalismo-ou-preconceito-podem-zerar-a-redacao,8f3e30362b7ef310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

O enem como instrumento de doutrinação progreCista nas universidades???

Abraço

Anonymous said...

A China quer levar 200 milhões de pessoas para os centros urbanos nos proximos 10 ou 20 anos, todas estas construções megalomaniacas de agora que parecem não terem logica alguma são parte de uma estrategia de longo e longuissimo prazo, a China quer torrar o Dolar, que não passa de papel, em tecnologia e infraestrutura, para então ser o novo imperio lider.