Thursday, July 14, 2011

Explicando o Paradoxo Inca

O paradoxo Inca é que essa civilização aparentemente não desenvolveu um sistema de escrita. Uma nova hipótese para resolver o paradoxo é o de que os Khipus, aquelas trancinhas coloridas, sejam uma espécie de escrita. Por sinal, vale a pena apontar qual instituição foi responsável pela sua destruição. A mesma de sempre a maior força da história para manter a ignorância e submissão das pessoas, a Igreja Católica:
The Spaniards' institutional response to this singular accounting system, originally benign, shifted in 1583, when Peru's nascent Roman Catholic church decreed that khipus were the devil's work and ordered the destruction of every khipu in the former Inca empire.

3 comments:

FELIPE FLEXA said...

Bah!

O que destruiu os incas foram as doenças trazidas pelos europeus, o desconhecimnento da tecnologia e o fato deles subjugarem os povos ao redor. Tá tudo lá no "Armas, germes e aço".

Selva Brasilis said...

Felipe,
o texto se refere ao desaparecimento dos Khipus.

Anonymous said...

P/ alguém que lê Olavo de Carvalho, é vergonhoso ouvir uma afirmação tão idiota como esta: "A mesma de sempre a maior força da história para manter a ignorância e submissão das pessoas, a Igreja Católica". Teu blog é bom, mas, por favor, não faça mais besteiras como essa.