Saturday, December 3, 2011

Valdomiro Pinto e o Departamento de Economia PUC-RJ Analisam a Última Rodada do Brasileirão

Adotando os mais recentes métodos estatísticos, matemáticos e de pesquisa operacional, o departamento de economia da PUC-RJ liderado pelo brilhante Pinto, Valdomiro (PhD (sem tese) por Princeton) analisam a última rodada do brasileirão.
Resumo: seguindo a metodologia Bayesiana com uma Minnesota prior, adicionada a espaços não convexos, e levando em consideração problemas de raizes unitárias (o que torna esse trabalho uma evolução em relação a Pinto et al (2011)), nossa equipe chegou as seguintes conclusões:

1)O Corinthians será campeão com um gol de penalti aos 51 minutos do segundo tempo (depósito a vista no Banco do Brasil)
2)O jogo Ceará e Bahia vai começar com 3 dias de atraso, e terminará com o Ceará vencendo com um gol em impedimento aos 78 minutos do segundo tempo (logo após o jogo será encerrado). Resultado que manterá o Ceará na primeira divisão em 2012.
3)Atlético PR x Coritiba: ninguém saberá o resultado do jogo. Nossa equipe de analistas prevê uma briga de dimensões bíblicas para esse jogo.
4)Vasco x Flamengo: com um golaço de mão de ronaldin gaucho o Flamengo vence e assegura sua vaga na libertadores.
5)Atlético-MG 5 x 1 Cruzeiro: Cruzeiro rebaixado para a segunda divisão em 2012.
6)Apesar de nao ser estatisticamente possível, todas as nossas 100.000 simulações apontam o Botafogo-RJ sendo rebaixado.

8 comments:

Andre said...

Selva, argumentos respeitabilíssimos!! O Dotô Pinto, Valdomiro é esselênça nos estudos que conduz. Continue com essa parceria estratégica entre o blog Selva e o Dr. Valdomiro Pinto: os seus poucos e privilegiados leitores e a Çienssa Econômica so têm a ganhar.

Anonymous said...

Sabias palavras Andre!!!!

Anonymous said...

Meus caros,
O Placar foi quase este, mas com os lados contrários: 6 x 1 nas frangas!!!!!!

Anonymous said...

Porra SB,

Esse Valdomiro é realmente um merda. Mas em todo caso vou dar umas dicas pra ele calibrar melhor o modelo dele para o próximo ano:

1 - Mande ele inverter os sinais que vai acertar mais, pelo menos acertaria os resultados de Bahia e Ceará e do clássico mineiro. Inclusive gostaria de saber se o modelo atual não poderia dar alguns palpites sobre o mercado de ações, pra eu fazer exatamente o contrário.

2 - Quando tiver um Botafogo e Fluminense, mande cravar Fogão, porque o time de merdeiros não consegui ganhar nenhuma da gente esse ano.

3 - Por uma módica quantia, apesar dele ser um merda consumado, ele pode me contratar como consultor do consultor, pois fui o único que fez uma previsão substantiva nesse blog onde ninguém entende porra nenhuma de futebol, qual seja que o Fogão iria arrumar um novo jeito de não privar a sua torcida do direito inalienável de sofrer.

Abraços,

Abdala Peçanha

Andre said...

Prezado Selva,

Dê uma reprimenda nesse anônimo aê... Afinal de contas, o Dotô Pinto é Dotô e formado pela PUC/ RJ. Por definição, o Dotô Valdomiro Pinto (PhD, PUC/RJ), tem razão.

Erik Figueiredo said...

Há quem diga que a bebedeira do Fred, Adriano e Ronaldim Gaúcho, justificaria o comportamento aleatório do modelo. É um random walk sem drift.

Anonymous said...

Dificil demais argumentar com analfabetos...

Qualquer profissional de financas eh capaz de entender o obvio: acertamos todas as previsoes!!! Mas pra quem nao entende o que eh desvio-padrao, nem compreende que o mercado financeiro precisa de bail-out, nao adianta argumentar.

Valdomiro Pinto, PhD*

LAURO said...

Parece que as estimações por OLS falharam.
ok