Tuesday, December 13, 2011

Incentives Matter e Regulação Bancária Não Funciona

Tim Worstall, na Forbes: The people in the markets make or lose money dependent upon their actions. Those regulating them do not make or lose money dependent upon their actions. There is always therefore more of an incentive for those in the markets to act on the information they have and also to seek out new information than there is for the regulators. I cannot see any possible way of overcoming this mismatch of incentives. For we all agree absolutely that bankers are greedy people motivated solely by the love of lucre, the worship of Mammon, while public servants are lofty and spiritual beings motivated purely by their love of mankind.

3 comments:

JGould said...

Esse cara tá por fora. Aqui temos os funcionários mais altruístas do universo. Desde ministro que deixa de ganhar uma bolada com sua consultoria até policiais que não fazem bico, recebem uma merreca e ainda por cima não reclamam! Definitivamente ele não conhece o bráseo!!!

"O" Anonimo said...

Selva, essa frase que você citou está equivocada em muitas dimensões. Não existe muita controvérsia (estou usando um eufemismo) na literatura que regulação financeira reduz a probabilidade de crises financeiras. Portanto, o que esse Tim Worrall está falando é loucura ou ignorância. Podemos até discutir se os custos de regular vale a pena, mas isso é outra história.

samuel said...

E por que razão seria? Pelo amor ao próximo? Love for mankind? Para que o próximo ganhe mais e V fique com o mesmo ganho?
O ódio, a inveja, a cobiça, a avareza, a ganância, isso é que move o mundo. O mesmo motivo pelo qual V está lá na praça, fazendo arruaças contra o capital é o mesmo motivo pelo qual o capitalista investe seu dinheiro. O ódio, a inveja, a cobiça, a avareza, a ganância. A DIFERENÇA ENTRE VC defensor da burocracia e O CAPITALISTA É O SISTEMA. O mérito do capitalismo é fazer todas essas forças demoníacas do homem em um sistema produtivo.
Esse o ponto de partida para compreender os vários sistemas políticos e econômicos. Para Vc analisar o sistema socialista Vc tem de começar concordando com a máxima:
DE BEM INTENCIONADOS O INFERNO É ASSOALHADO. Boas intenções não fazem bons regimes. AO CONTRÁRIO.