Wednesday, August 3, 2011

Os Filhos de Thomas Mun ou a China e a Imbecilidade do Modelo de Crescimento por Exportações

A América Latrina é uma refém da burrice econômica heterodoxa, aquela que acha que desenvolvimento implica em ignorar as vantagens comparativas investindo pesadamente num modelo de substituição de importações. O mercantilismo tambem afeta a Asia. A China surfa num modelo de desenvolvimento baseado em exportações, exportar é a única coisa que importa. Em ambos os modelos está implícito a crença de que o comércio internacional é um jogo de soma zero, para eu ganhar o meu parceiro tem que perder. Por isso a China se encontra agora num falso “impasse”:
Editorial publicado ontem pelo jornal Global Times, ligado ao Partido Comunista, afirmou que as reservas internacionais “enormes, mas em desvalorização” são um peso para o povo chinês, ao mesmo tempo em que reconheceu que há poucas opções para aplicá-las. “Essa talvez seja a lição que a China aprendeu” com a crise em torno do teto de endividamento americano.
Como resolver o problema? Simples, use o comércio internacional não como arma estratégica, mas simplesmente para cumprir sua função econômica de aumentar o nível de bem estar da população, libere as importações e balance seu trade.

No comments: