Tuesday, June 15, 2010

Brasil, Doutor Valdomiro Pinto: Brasil 2.418 x 0 Koréia do Norte

O Brasil estréia amanhã na Copa, e os modelos de DSGE já sinalizam para um modesto Brasil 2.418 x 0 Koréia do Norte. De acordo com o modelo Kaka marcara 414 vezes, Luis Fabiano 708 gols, Robinho 302, Julio Cesar 43 gols e Ronaldo Fenômeno 180 gols. Verdade que Ronaldo Fenômeno não está no elenco, mas como os dados do IBGE atrasaram tivemos que recorrer aos dados do ipeadata que também estavam defasados. Mas isso não invalida em nada nossas predições. Uma mente menos treinada em modelagem econômica poderia argumentar que não é possível um goleiro (Júlio Cesar) marcar 43 gols num jogo. A estes incrédulos digo apenas que usamos uma distribuição uniforme para facilitar as contas, mas isso tambem não invalida nossos resultados. Durante o processamento de dados também adotamos uma priori bayesiana para usarmos informacões adicionais provenientes da recente crise Koréia do norte x Coréia do sul. De maneira mais técnica, nós adotamos uma variante da minessota prior. Também foi utilizado o modelo de trabalho indivisivel de Hansen (1985) que possibilitou uma estimacao mais fidedigna da realidade. Por fim, o modelo de habit formation de Faria e Ledesma (2004) foi utilizado para a calibração final dos resultados. No conjunto, as estimativas provenientes da Gibbs sampling sugerem que com uma probabilidade de 95% o Brasil vencerá o jogo por uma margem entre 1788 e 3100 gols. Por fim, simulaeçõs de monte carlo confirmaram a robustez de nossos resultados.



Dr. Valdomiro Pinto, PhD em economia na PUC-RJ. Mas coloca no C.V. que tem doutorado em Corporate Finance and Risk Managment Analysis pela Wharton School. Vai fazer o próximo concurso do Epea.

1 comment:

Anonymous said...

Senhor Dr Valdomiro, PhD,


Ve-se que alem do senhor não saber nada de futebol, não sabe nada de economia tambem. O senhor ignora solenemente a critica de (Vander) Lucas. Seu modelo tem somente observacoes sobre o brasil, e nenhuma sobre a Coreia do Norte, simplesmente pq elas inexistem. O sr e o resto do famigerado mundo capitali$ta vao se surpreender com o que verao hoje. Prepare-se para ir a um shopping center afogar a tristeza.

Kim Ram Cys Kow