Monday, February 13, 2017

Crise, Incerteza Econômica de Trump e o Mágico de Oz

Entre tantas idéias econômicas ruins associadas a Trump, talvez o seu pior efeito seja sobre a incerteza que elas geram. Por exemplo, não sabemos se os blocos comerciais serão desfeitos, não sabemos o que vai substituí-los. Não sabemos se haverá guerra comercial com a China e uma subsequente escalada de tensões; ou se a taxa de câmbio será vítima de Bresser-Pereira economics. Os efeitos nocivos da incerteza Trumpista são ampliados no ambiente de fraca recuperação econômica dos anos Obama, e pelos efeitos ainda não generalizados de Helicopter Ben que até agora geraram mais uma bolha de Wall Street para felicidade geral dos picaretas sanguessugas de finanças.

Interessante notar similaridades do momento atual com a contestada eleição Americana de 1896, em que o pano de fundo era um país em profunda recessão [15% de desemprego] e deflação [em 3 anos o indice geral de preços caiu 10% e o dos preços agrícolas mergulhou em 25%]. O candidato Democrata ganhou a convenção dividindo o partido. William Jennings Bryan era a favor do bimetalismo e de uma taxa fixa de 16 ounces de prata por uma de ouro, quando o preço de Mercado estava 30 por 1. O populismo de Bryan tinha uma única razão de ser: gerar inflação para salvar os agricultores americanos, a suposta base eleitoral que lhe daria a vitória eleitoral. A falha de diagnóstico dos democratas de antanho é que a origem da crise, o crash da bolsa de 1893, tem a ver com o Sherman Silver Purchase Act que permitiu a compra ilimitada de prata pelo tesouro americano. Esse Act gerou profunda instabilidade e incerteza na economia Americana, pois muitos duvidavam se os EUA iriam se manter no padrão ouro. Houve uma corrida ao ouro que esgotou as reservas do tesouro [daí a tardia rejeição do Act, quando a crise já estava em plena força]. Felizmente Bryan perdeu a eleição para McKinley que manteve os EUA no padrão ouro. Isso diminuiu a incerteza e permitiu uma rápida recuperação econômica. Ironicamente Bryan, uma espécie mais gulosa de Hillary Clinton, perdeu a eleição subsequente para o bem-sucedido incumbente.

Curiosamente  o debate econômico em torno desses fatos históricos são referidos no Mágico de Oz de Frank Baum. O artigo de Hugh Rockoff publicado no Journal of Political Economy em 1990 mostra isso claramente.

No comments: