Thursday, June 16, 2011

Valdomiro Pinto: Ceará Aposta na Ciência e Contrata Belletti

A próxima edição da Science traz um estudo absolutamente inédito sobre Economia dos Esportes. Numa pesquisa envolvendo 214 países, e 38 modalidades esportivas, para o período 1950 a 2010, um conjunto de pesquisadores da Universidade de Harvard chegou aos seguintes resultados: a) tudo aquilo que os comentaristas esportivos falam sobre a receita do sucesso (time entrosado, espírito de equipe, bom preparo físico, jogadores de talento, etc.) responde por 5% da probabilidade de um time ser campeão; b) outros 5% devem-se ao puro acaso, sorte mesmo; e c) 90% da chance de um time ser campeão é pura mandinga (para o caso do Beiseball este valor sobe para 99,9999%).
Baseado nesse estudo científico, e alertado por pesquisadores da Universidade do Ceará, a diretoria cearense investiu na contratação de Belletti. Perguntado sobre o por que da contratação, o presidente se limitou a dizer: “ele não joga nada, nunca jogou porra nenhuma, mas foi pra seleção e foi campeão do mundo, foi pro Barcelona e foi campeão da Liga dos Campeões, foi pro Fluminense e foi campeão brasileiro, e tudo isso sem nunca entrar em campo!!!! Como um jogador desses pode desapontar? Basta ele fazer o que sempre faz, não jogar e ser campeão!!! E tem mais, semana que vem estaremos tentando a contratação de Ailton (aquele que tambem foi campeão de tudo) e Bobo”.



Dr. Valdomiro Pinto, Ph.D., é doutor em finanças corporativas pela PUC-RJ e por isso não bota todos os ovos na mesma cesta, leva metade no boné do Ceará, junto com duas melancias e um engradado de Ypioca.

No comments: