Thursday, August 16, 2007

Wednesday, August 15, 2007

O Canalha e o Ressentido

"Renan repetiu as acusações contra Lyra e o chamou de "ressentido". "Eu não quero tratar desse rapaz, que não merece uma palavra minha. Ele [Lyra] tem várias execuções na receita federal, é acusado de vários homicídios, inclusive crime de mando. É uma pessoa que não merece uma resposta minha porque não tem qualificação", disse Renan.

"Alagoas o conhece, ele é ressentido, perdeu uma eleição e atribui a mim grande parte dessa derrota. É uma pessoa que o que ele disser em relação a mim será sempre suspeito", ressaltou. Renan refere-se à eleição para governador de Alagoas no ano passado, quando Lyra perdeu a disputa para o tucano Teotônio Vilela, apoiado pelo presidente do Senado"
.

Lott versus Levitt

O mundo dos economistas acadêmicos é competitivo e as vezes a competição descamba em agressões gratuitas, perseguição em comitês, journals e conferências. Enfim, feudos entre pessoas muito além de discordâncias de idéias. Considerem o caso de John Lott que processou Steven Levitt por calúnia e difamação. Resultado: Não ganhou dinheiro, nem desculpa formal.

Rambo Russo

O Putin sem camisa. Nas próximas fotos ele aparecerá em seu ex-escritório da KGB manejando seus instrumentos de trabalho: torniquete e pau de arara.

A Assassina e o STF

Coisas que só acontecem na selva: Assassina espera por habeas corpus do STF...

Ainda sobre a Capes

Claudio Shikida dá continuidade ao debate iniciado por Adolfo Sachsida sobre o ranking dos departamentos de economia feito pela Capes.

Monday, August 13, 2007

Olavo Bilac e os Especialistas

Na selva os "especialistas" mantém a longa tradição lusitana de usar uma linguagem pretensamente rebuscada para dar a impressão de inteligencia, profundidade e conhecimento. Vejam este exemplo. Cuidado para não escorregarem.

Mundo Cão

Assassino descarrega revolver em motorista de ônibus. As imagens do circuito interno do veículo da linha Nova Iguaçu - Vila de Cava, mostram toda a ação do assassino, que descarregou sua arma e fugiu: "Temos informações de que o criminoso seria integrante de um grupo de extermínio da região de Tinguá, em Nova Iguaçu. Estamos tentando identificá-lo, mas, não há testemunhas que o reconheçam" - explica o titular da 52ª DP (Nova Iguaçu), delegado Orlando Zaccone, que investiga o caso. Pegunta-se: para que tanta tecnologia, se não tem serventia?

Tiger Time

Tiger Woods vence o major mais quente da história, seu décimo terceiro major. Com show de bola do maior jogador de futebol do Brasil, Thiago Neves, o Flu entubou o Santos. Detalhe, o juiz deu 6 minutos de acréscimo, recorde mundial.

Sunday, August 12, 2007

Especialistas: Explicando o Inexplicável

Vejam um exemplo de um “especialista” na selva procurando explicar a prisão e deportação dos cubanos a mando do ditador Fidel Castro e tentando comparar esse caso com o do traficante Colombiano. Notem o cinismo, a falta de conhecimento, a desonestidade intelectual. Implícito em seu discurso está a idéia de que os leitores são burros, desinformados, literalmente imbecis. Tais especialistas se reproduzem na selva como fungos em matéria em decomposição porque o Brasil é um país sem cultura, com nível educacional abaixo da crítica, onde a única opinião possível, assumida a priori como a tecnicamente correta, é monopolizada e controlada por asseclas e/ou empregados dos partidos de esquerda. É preciso adicionar que a preponderância do pensamento de esquerda também se deve a quase inexistência de pessoas educadas que tenham coragem de enfrentar essa supremacia cultural. A selva é um país tão miserável que nem mesmo uma guerra cultural é possível.

Friday, August 10, 2007

O País dos Medalhões

Mal assumiu um ministério e Jobim já é condecorado. Uma plausível explicação para essa fixação da selva com as medalhas, não necessariamente oposta `a idéia vebleniana de status, é a de que as cerimônias ocupam o tempo dos burocratas e homenageados, dando a impressão de que eles trabalham e seu trabalho vale alguma coisa.

Uma Teoria do Enriquecimento

Para Gregory Clark, historiador da Universidade da California Davis, o surgimento da classe média que possibilitou o rápido desenvolvimento econômico tem origem demográfica: "Generation after generation, the rich had more surviving children than the poor, his research showed. That meant there must have been constant downward social mobility as the poor failed to reproduce themselves and the progeny of the rich took over their occupations. “The modern population of the English is largely descended from the economic upper classes of the Middle Ages,” he concluded.

As the progeny of the rich pervaded all levels of society, Dr. Clark considered, the behaviors that made for wealth could have spread with them. He has documented that several aspects of what might now be called middle-class values changed significantly from the days of hunter gatherer societies to 1800. Work hours increased, literacy and numeracy rose, and the level of interpersonal violence dropped"

Compadrio Bolivariano

O jeitinho bolivariano de enriquecer.

Tuesday, August 7, 2007

O Lucro Recorde dos Bancos

Itaú e Bradesco anunciam lucros recorde. Só por curiosidade vejam quem faz parte do conselho de administração de ambos os bancos. Notem que o do Bradesco é menor e o do Itaú [cliquem em Governança Corporativa e depois em Administração] está eivado de ex-presidentes do Bacen.

Deporta o Traficante, Barbudinho

Traficante mais procurado nos EUA é preso em SP. Quero ver os barbudinhos do Itamaraty deportá-lo com a rapidez e eficiência com que obedeceram as ordens de Fidel. Será muito interessante ouvir os defensores dos direitos humanos, que adoram terroristas colombianos e sequestradores chilenos, defenderem esse meliante.

Monday, August 6, 2007

Os Palhaços do PSDB

Os inocentes e otimistas diriam que a ação tardia do partido no caso da deportação dos boxeadores cubanos se deve apenas `a indolência, incompetência e irresponsabilidade. Com uma oposição dessas para que o PT iria se preocupar em instaurar uma ditadura?

Ex-Presidente da Infraero Sai Chutando o Balde

O senhor acha que tem faltado pulso ao presidente Lula para resolver essa crise aérea?

PEREIRA: Eu tenho impressão que, agora, ele está fazendo isso. Pode ser só impressão, mas pelo menos ele criou coragem de trocar o ministro.

A revista "Veja" afirma que Denise Abreu, diretora da Anac, tentou jogar na Infraero a culpa pela não-interdição de Congonhas, no dia do acidente. O senhor respondeu que se ela continuasse acusando a Infraero ia abrir a "caixa-preta" dela...

PEREIRA: A Denise é terrível! Se eu não estivesse saindo da Infraero, eu ia comprar uma grande briga com ela. Ela quer tirar da Infraero o controle do setor de cargas de Congonhas e Viracopos, para levar para o aeroporto de Ribeirão Preto, que pertence ao governo de São Paulo. O terminal de cargas nesse aeroporto já é dominado pelos amigos dela, pelo empresário Carlos Ernesto Campos. Toda reunião do conselho da Anac ela fala disso, com o argumento de que é para desafogar Congonhas e Viracopos. Isso é um negócio que movimenta R$ 400 milhões por ano. Ainda bem que estou indo embora. Isso vai estourar qualquer hora dessas
.

Rita Lee Rocks!

Num dos momentos do show deste sábado, Rita Lee estimulou o público a vaiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Saturday, August 4, 2007

Disraeli e a Política Nordestina

Em qualquer país sério do mundo, um caso como este certamente resultaria em cadeia. Mas na selva o elemento acaba presidindo o Senado...seriamente, depois da roubalheira da República de Alagoas no governo Collor, alguém acha que a política alagoana mudou em alguma coisa?

Existe uma crença popular, mas ingênua, de que na democracia, cedo ou tarde, os eleitores aprendem a votar. O aprendizado levaria o eleitor a expelir políticos não representativos de seus interesses. Esse argumento ignora o problema da eleição sem representação, que Benjamin Disraeli havia identificado em 1835 em seu Vindication of the English Constitution. O problema ocorre porque uma oligarquia de políticos profissionais monopoliza os canais de representação política. Uma característica clássica da política nordestina.

Maus Chefes são Promovidos

Uma versão turbinada do Peter Principle. Seria o Peter Principle com os pequenos Stalins do dia a dia.

Friday, August 3, 2007

A Imbecilidade Humana

O blog O idiota Latino Americano fez um post sensacional, mostrando a estupidez imperante no core do movimento politico que usa a bandeira do aquecimento global. Vale a pena ver!

Brasil Capacho de Cuba

Se os boxeadores cubanos que fugiram da ditadura comunista de Fidel forem enviados de volta para Cuba mostrará ao mundo o verdadeiro caráter [ou falta de] de um governo composto por ex-terroristas a soldo de Fidel. Além, é claro, de coroar o trabalho de décadas dos barbudinhos rosados e delicados do Itamaraty. Uma vergonha.

De Dada Maravilha a Sir Karl Popper

Adolfo Sachsida escreve mais um post marcante, dessa vez sobre aquecimento global, leitura recomendada!

Thursday, August 2, 2007

Blog dos Amigos do Presidente Lula

Eis um blog que merece ser estudado a fundo, um caso sério de idiotia crônica, puxa-saquismo repugnante e canalhice congênita [hat tip, Shikida].

Lucas sobre o Imperialismo Britânico

Lucas critica a tentativa de Niall Ferguson de defender "british rule" como um lado benéfico do imperialismo. Para Lucas o imperialismo Britânico é o oposto do liberalismo, um sistema baseado em coerção e paternalismo, o contrário de autonomia e livre-mercado.

The Gedogen Principle

The gedogen principle descreve o comportamento dos holandeses com coisas que são proibidas mas toleradas, como o uso de drogas e a prática da eutanasia. Também se refere `a tolerância com diferenças culturais relativa aos imigrantes. Para um prefeito, nascido no Marrocos, que tenta integrar os imigrantes, o tough approach parece ser a receita. Todavia a integração seria muito mais fácil e rápida se a Holanda tornasse o mercado de trabalho mais competitivo e cortasse drasticamente os welfare benefits.

Wednesday, August 1, 2007

A Popularidade do Não-Liberalismo

Os selvagens têm horror ao liberalismo. Claudio Shikida explica o porquê.

O Brasil não é o Romário

No seu excelente blog, Adolfo Sachsida explica porque o Brasil não é o Romário. Esse artigo precisa ser reproduzido integralmente:

Romário e o Mercosul

Adolfo Sachsida

"Lembro de Romário no Casseta e Planeta. O Bussunda perguntava: “e ai Romário, vai jogar em que time?” ao que o baixinho respondia “não sei não, só sei que vou ganhar!”. Temos que admirar Romário nesse ponto; ele quer ganhar tudo de par ou ímpar a cara ou coroa, quando perde fica mordido. Tenho pra mim que quando Romário era criança e tinha que escolher um time pra jogar ele sempre escolhia o melhor time, sempre escolhia os melhores jogadores. Motivo: ele queria ganhar, sempre. Essa é a característica básica de um vencedor, a busca constante pela vitória. Mesmo que isso não seja sempre possível. Olhando em retrospecto, noto que nem todas as crianças eram como Romário. Algumas preferiam escolher jogar em times fracos, escolhiam os piores jogadores para seus times. Motivo: para elas melhor do que ganhar era poder jogar. Para essas crianças, desprovidas de talento futebolístico, entrar no melhor time significava ficar eternamente no banco. Preferiam entrar nos piores times, pois lá podiam ser o craque em meio aos pernas de pau. Tais crianças nunca conheceram o sabor da vitória, tendo de se contentar com a ilusão de serem os melhores jogadores de seu time.

Tal como acontece com crianças também acontece com países. Existem aqueles com vocação para vitória e aqueles que se refugiam entre os pernas de pau. Alguns países procuram sempre estar entre os melhores, outros buscam a ilusão de ser o melhor dentre os piores. No futuro escreverei um blog mostrando minhas razões para ser contra a formação de blocos econômicos, mas por hora vamos analisar o time que o Brasil escolheu para fazer parte: Paraguai, Argentina e Uruguai. Talvez com o reforço da Bolívia e da Venezuela. Por que escolher tais países? Por que não tentar um fortalecimento dos laços com Estados Unidos e Canadá? Minha resposta é simples: o Brasil não é o Romário.

A Argentina acaba de suspender a exportação de trigo ao Brasil (por motivos de desabastecimento interno). Resultado: o preço do pãozinho no Brasil aumentou. Tivesse o Brasil o mesmo acordo que tem com a Argentina com os Estados Unidos, e a importação de trigo dos EUA teria alíquotas de importação mais baixa e a população brasileira pagaria menos pelo pão. Em resumo, para beneficiarmos os produtores de trigo da Argentina, o pobre brasileiro paga mais pelo pão. O mais irônico disso tudo é que o governo argentino não se incomoda em prejudicar seu “parceiro” brasileiro, basta que veja nisso uma oportunidade de ganhar popularidade interna".

Clipping da IncomPeTência

Excelente apanhado de blogs e noticias sobre a IncomPeTência.

Brasil se Candidata para Sediar a Copa de 2014

Apesar de ser o único país a se candidatar para sediar a copa do mundo de 2014, ele corre o risco de perder.