Sunday, April 28, 2013

Salami Science ou Por Que Brasileiros Odeiam Tanto o Mérito?

Este artigo no Estado de São Paulo identifica corretamente um sério problema na ciência moderna que é chamado de Salami Science: "Salami Science" é a prática de fatiar uma única descoberta, como um salame, para publicá-la no maior número possível de artigos científicos. O cientista aumenta seu currículo e cria a impressão de que é muito produtivo. O leitor é forçado a juntar as fatias para entender o todo. As revistas ficam abarrotadas. E avaliar um cientista fica mais difícil. Entretanto o autor do artigo erra monumentalmente ao relacionar o Salami science com os métodos objetivos que a academia em todo o mundo usa para avaliar o desempenho de cientistas, através de publicações, citações e fator de impacto de revistas científicas. O autor propõe a subjetividade para avaliar a verdadeira contribuição de um artigo científico e de seus autores. É claro e evidente que seu método mostra uma ojeriza profunda a objetividade e ao mérito, e é inferior aos existentes. A subjetividade na avaliação de cientistas só gera clubes em que os amigos dos juízes são bem avaliados e os inimigos sao crucificados a despeito dos méritos mostrados objetivamente.

2 comments:

Adolfo Neto said...

O problema não é a subjetividade. O problema é que algumas medidas não significam nada.

Por exemplo, se você fosse um técnico de futebol, escalaria um atacante por ter uma boa percentagem de passes certos? Ou vale mais a quantidade de gols?

Anonymous said...

Concordo com critérios objetivos. O problema é que ainda existe "clube do bolinha" no CNPq, por exemplo, que descreve várias regras objetivas para classificar pesquisadores, mas na hora de julgar entram em cena as regras do feudalismo: com quem você publica? qual é a sua instituição? quem te conhece? O CA de Astronomia/Física do CNPq que o diga!