Saturday, June 23, 2012

Muamar Galdalf: A Econometria do Oprimido

O mago Muamar Galdalf, o grande wizard da estatística, com o objetivo de popularizar suas idéias revolucionárias vai publicar um livro intitulado: A Econometria do Oprimido. Sua intenção é libertar a humanidade do jugo da matemática e do apego aos dados:

“Escrevi o livro para aqueles que se sentem oprimidos pela soma, subtração, multiplicação e especialmente pelas matrizes quadradas. Também procuro livrar o leitor do apego excessivo `a realidade, na forma de dados quantitativos. Meu livro transforma analfabetos em cientistas!” clama o mago.

Galdalf ainda menino leu Paulo Freire e decidiu que passaria a vida numa cruzada contra o “Positivismo científico em ciências sociais”. Inconformado com essa metodologia reacionária, importada de Chicago, ele decidiu reinventar a estatística, com uma ênfase mais local, uspiana.

“O primeiro passo foi libertar a estatística da probabilidade. Eu nunca gostei de Borelianos [borelians bored me, em inglês no original] e sempre admirei o homem Kolmogorov, principalmente o do Luzin affair, mas me sentia desconfortável com seus axiomas, posto que nunca os entendi”.

Rejeitada a probabilidade Galdalf foi a FFLCH para consumir drogas, isto é, assistir aulas do curso de sociologia onde leu um texto de Max Hockenheimer pensando que era Max Weber. Foi aí que teve um insight brilhante: os métodos positivistas se baseiam na análise de dados, a estatística Galdalfiana deve fazer inferência estatística sem o uso de dados quantitativos! deve-se usar apenas a lógica!

Esses foram os passos decisivos de sua revolução que mudou integralmente o pensamento ocidental liberando o imbecil coletivo, provendo os idiotas da confiança necessária para desafiar o establishment científico, jogando no lixo as revistas acadêmicas, substituindo-as por comentários em blogs, Facebook e Twitter.

6 comments:

Anonymous said...

Perfeito Zeitgeist. Graças à Escola de Frankfurt e à decadência educacional temos agora o equivalente à pornochanchada no campo das idéias: não tenha vergonha nem lógica e jogue o que a sua platéia quer.

Anonymous said...

Nada a ver uma coisa com a outra, o cienticismo deriva do subjetivismo, que nega a existência de uma verdade objetiva e é irmã do politicismo que sempre descamba para o socialismo. O positivismo reza que a verdade científica é porque é, não admite contestação de outras disciplinas e logo não reconhece a própria falibilidade e transitoriedade.
Ciência de verdade é uma ferramente a mais , nunca um objetivo.

Anonymous said...

Selva, Assim você vai terminar na equipe do Marcelo Neri no EPEA!

Anonymous said...

Marcelo Neri não vai mais para o EPEA. Dilma já decidiu que Gandalf será o novo presidente do famoso instituto de pesquisa. O grande RA10 está cotado para substituir Moreira Franco e ser o futuro chefe do mago da FFLCH.

Anonymous said...

Vai ser um trio imbativel: RA10, SB10 e Galdaf!!!

Demônio dos Infernos said...

Pôrra, tá obcecado pelo Galdalf, hein? Imagine se ele tivesse feito não UM, mas dois comentários...