Monday, March 29, 2010

Olavo de Carvalho em Defesa do Papa

Olavo de Carvalho critica o artigo de Hitchens sobre os supostos crimes do Papa. O SB ficou em duvida sobre a posição de Carvalho, aparentemente ele acha que a Igreja esta acima da lei? Parece que sim: O Evangelho mesmo, a rigor, proíbe que cristãos levem suas queixas à Justiça comum antes de tentar resolvê-las na Igreja (I Cor., 6:1-11). Hitchens tenta forçar a Igreja a renegar-se, a humilhar-se ante o altar da Justiça leiga.

4 comments:

Anonymous said...

O Olavo de Carvalho é mais sério quando não se mete a falar de religião ou de economia.

Anonymous said...

Se o Papa deve responder perante a Justiça comum, é evidente que os critérios dela prevalecem, no caso, sobre as regras internas da Igreja. Mas, se é assim, eles devem vigorar não só para julgar o alegado acobertamento, mas também, e prioritariamente, o crime acobertado.
OC

Anonymous said...

O ateísmo é uma atitude humana normal, mas o ódio ao cristianismo enlouquece, embora nem todos os afetados dessa síndrome personifiquem essa loucura com a ênfase espetacular de Christopher Hitchens. Este não odeia a Igreja porque nela há pedófilos (se fosse assim odiaria também a ONU, onde os pedófilos são mais numerosos e mais cínicos).

-essa foi uótema.

Marcus said...

Acho que o Olavo de Carvalho perdeu o ponto aqui.
Para mim, Paulo diz que não devemos levas às autoridades as disputas que poderiam - e deveriam - ser resolvidas pelos envolvidos. Afinal, como os cristãos poderia ser luz para mundo se não se entendiam entre si?
Interessante é que na mesma Epístola de I Coríntios Paulo condena o fato da Igreja não fazer nada com o enteado que dorme com a madrasta e mandou extirpá-los do meio da Igreja.
Qual é um crime maior, abusar de uma criança ou dormir com a madrasta?
"Resolver" só serve quando o problema é a do bode do vizinho que invadiu a horta alheia. Abusar de uma criança só se resolve mandando o indivíduo para a cadeia.