Sunday, September 3, 2017

Lião: Monstro Dentro e Fora de Campo

Emerson Leão era o titular absoluto da seleção brasileira no gol. Mas suas grandes jogadas ocorreram em momentos que ninguém lembra ou gosta. O timaço do Parmeira de 78 foi vice campeão brasileiro porque Leão decidiu dar um cascudo no Careca, desmascarando o maior enganador do futebol Brasileiro depois de Zico e Neymarra. No ano seguinte conquistou para o Inter de Bira Burro o tricampeonato brasileiro, levando uma porrada de gols de Chico spina enquanto paulinho perdia a bola e dinamite explodia Jurema. Em 1981 fez um milagre absoluto. Conquistou o brasileiro pro time horroroso do Gremio depois de induzir Serginho Xulapa a dar um pontapé em seus dentes. Telê fora seu técnico no Parmeira, mas como bom minero decidiu, só para sacananear, levar para a Espanha o peruzeiro careca Waldir Peres, inaugurando a maldição são paulina na canarinho. Lião foi parar no time official do PT desde 1982, o Corinthians. Como homem íntegro, profissional, trabalhador e honesto, ele detestou a experiência com os operadores do partido como o bebum Magrão 51[vulgo Socrates], cocaine junho [Casão] e o Ulyanov afro [Vladimir], mas com elegancia revela em entrevista para Casagrande: Era uma democracia que poucos ditavam regras, e muitos obedeciam. Então partia daí, que não era uma democracia, era uma condução. Existiam os comandantes da democracia, tinha o Magrão (Sócrates), você e Wladimir vinha no bojo de tudo isso, então formavam aqueles quatro ou cinco que comandavam, e os outros ficavam quietos. Quando chegou uma pessoa que eles sentiram que poderia colaborar com eles (os outros) eles se esconderam atrás dessa pessoa, e essa pessoa fui eu. Então eu disse: “Não me deixa mais de dois meses aqui não, porque se não vai mudar todo mundo. Eu vim aqui só para trabalhar, nada mais”. Vencemos o campeonato, por mérito, contra times bem difíceis, e para minha surpresa chegou a notícia que eu estava dispensado do Corinthians. Eu também não sabia.

4 comments:

Andre said...

Selva, 1982 foi o maior desperdício da história do Futebol... bastava ao Telê chamar o time titular do Flamengo e de reservas chamar Batista, Falcão, Éder e mais uma meia dúzia... mas aí o teimoso do Telê foi querer inventar Sergim chulapa, valdiperezvéi e afins... aí desandou tudo.... e em 86 completou a merda com com "expoentes" do naipe de Elzo, Alemão e Josimar.... fudeugeralvéi!

Anonymous said...

Tele nao colocou o time do fla porque se lembrou que nem o estadual urubu conseguia ganhar com consistencia.
Fluzao campeao carioca 1980 mandou saudacoes tricolores.
Ate' o (eterno vice) vasco ganhou em 82.
Fluzao Tricampeao Carioca 1983-84-85 mandou um abraco.
Recordar e' viver, Assis acabou com voces...

Unknown said...

O Selva quer comparar o time do Flamengo do final da década de 70 e inicio da de 80 com mediocridades so pelo fato de terem ganho campeonatos cariocas...

Anonymous said...

Vou te dar uma luz, Everaldo. Nao foi apenas em estaduais que o urubu naufragou nos anos 80. Em varias edicoes da libertadores, so ganhou uma. Nao avancou quase nada em varias outras tentativas, mesmo jogando com times ruins da america do sul. Libertadores tinham bem menos times; era mais facil chegar em finais, mas o urubu sempre afundou.... Foram alguns vexames internacionais. Urubu perdeu de varios times desconhecidos e fracos, pois nao pode contar com a tradicional arbitragem amiga que sempre conta no Brasil (exceto naquele jogo com o galo mineiro que o juiz expulsou todo o time do galo, uma vergonha, como sempre favorecendo o urubu). Alias, ate' hoje o urubu nunca mais avancou na libertadores... Realmente faz muita falta aqueles arbitros amigos... a flapress... Mesma coisa acontece com corinthians atualmente, lider no brasileiro e tomando ferro quando o arbitro e' neutro. A proposito, eu nao sou o SB, apesar de ter o mesmo gosto sofisticado em esportes. Se liga Everaldo! Ainda e' tempo de trocar de time.