Wednesday, October 28, 2009

Xadrez para os Enxadristas

Para as almas inocentes que acham que o xadrez é um jogo que desenvolve a inteligência...

2 comments:

Anonymous said...

Caros,

Ao ler esta excelente reportagem chego a uma conclusão diferente deste blog.

Primeiro, apesar de também achar que o xadrez é um ótimo treinamento intelectual para a prática de xadrez, e provavelmente para mais nada, deve-se conceder que é uma atividade, digamos, não simplória, que requer habilidade especial e treinamento intensivo.

Dito isso, o exemplo de Bobby Fischer, assim como o de Newton e o de Conan Doyle, atestam que a pessoa pode ser um gênio em uma atividade específica e um perfeito idiota em outra.

A suposição de que a genialidade em uma área é necessariamente correlacionada à excelência em outra ou em outras foi denominada por Kant de afibolia e prontamente rejeitada pelo filósofo de Königsberg como condição necessária, ou mesmo frequente à genialidade.

Esses meus prolegômenos (à moda kantiana) introduzem a seguinte crítica a este blog: não se deve julgar o mérito de uma pessoa pelo princípio na anfibolia, isto é, deve-se reconhecer que os cientistas, artistas etc. têm que ser julgados em seus próprios metiês, embora possam ser totalmente parvos em outras searas.

Por exemplo, embora concorde com este blog que tudo, absolutamente tudo, que o Chico Buarque fala sobre política, comportamento social, ou quaisquer outros assuntos são sempre estultícias, também não tenho como negar que músicas como “Quando o Carnaval chegar”, “Quem te viu, quem te vê”, “Você só dança com ele”, etc., sempre me quebram a indiferença, para falar o mínimo, fazendo-me, no mor das vezes, cantar com o rádio.

Outro exemplo, como é sabido por todos os leitores daqui, este blog odeia o Zico por achá-lo mau caráter, invejoso, etc. Tudo bem, é uma opinião controversa, mas defensável. Mas daí a dizer que o cara não jogava bola, vai muita diferença. E olha que eu não sou flamenguista de jeito nenhum.

Portanto, peço aos leitores e ao editor desse blog que reflitam um pouco sobre o processo de anfibolia negativa que muitas vezes nos faz julgar coisas e pessoas pela ótica inapropriada.

Abraços,

Rogê

SELVA BRASILIS said...

CA-RA-LHO Rogê!
Agora tu acabou com o debate:
Kant
Anfibolia negativa...
O SB não tem como rebater tanta porrada. Mas o SB volta a repetir:
Zico é um merda
Chico Buarque, outra
Bobby Fischer, merda Bc4 Bg4.