Monday, July 6, 2009

O Que Significa Ph.D. (ABD)

O caso dos inexistentes doutorados dos ministros Dilma e Amorim, mostra várias características importantes da política e cultura brasileiras. Na selva basta alguém dizer que tem um título, para que a titulação automaticamente exista e se torne um argumento de autoridade, aumentando-a. Falsificar currículo é uma das facetas da falsidade das idéias e, no caso dos acima mencionados, um traço essencial de sua ideologia. Amorim tentou argumentar que era um Ph.D. ABD, e que esse “título” é comumente usado na civilização. Mentira. O ABD só é usado raramente [geralmente nos EUA] no caso de um aluno de Ph.D. recém-contratado por uma universidade no qual ele se compromete a obter o título de doutor em um período fixo de tempo [em geral não mais do que um ano], e caso não consiga, ele perde o emprego e o ADB perde o sentido. O caso ABD do Amorim é a regra na selva, daqueles picaretas que passaram 4, 5, 6 anos no exterior, com bolsas de estudo [e, as vezes, com polpudos salários de servidores públicos], e que nunca terminaram o doutoramento, seja porque levaram pau nos exames de qualificação, ou tiveram suas teses completamente rejeitadas, ou, pior, nunca sequer começaram a escrever suas teses porque são analfabetos funcionais em português e analfabetos integrais em qualquer língua civilizada. Esses elementos voltam para a selva arrotando seus títulos inexistentes, obtendo vagas nas universidades públicas, usando esse prestígio para obter consultorias e ou iniciar carreiras políticas. Quando, em alguns raros casos, eles são desmascarados, aí já é tarde demais, geralmente quando estão para aposentar como professores titulares e algum burocrata avisa que eles deveriam ter mostrado o diploma de doutorado há trinta anos atrás... No Brasil o ABD do “título” Ph.D. ABD significa, Asshole Behaving as a Doctor.

5 comments:

Marcos Paulo said...

Isso relmente é muito feio!!!

Agora, o pior é quando o PhD não faz jus a titulação. Talvez seja pela falta de qualificação de algumas universidades internacionais que emitem a deus dará tal titulação...

Anonymous said...

É assim mesmo. Pior é quando o cara faz o doutorado aqui e leva a tese para fora e nem sequer ela é aceita. Mesmo assim o título USPiano tá valendo.

Anonymous said...

ETA NÓIS !!!

Anonymous said...

ESSE BLOG É ÓTIMO !!
FAZ TEMPO QUE NÃO ME DIVIRTO TANTO !! É SÉRIO !!

Anonymous said...

Oh Marcos Paulo, o critério sério é o seguinte: Graduando fala para analfabetos, mestrando para graduandos e doutorandos para mestrandos e no final da linha cada um fala o que quer. De qualquer forma, a qualificação é a meta. Lembrando, para ser graduado há de se ter uma monografia, para ser mestre uma tese de mestrado e para ser doutor uma tese de doutorado. Claro, no Brasil, você pode comprar. NO exterior também, só que é muitissimo mais caro.