Friday, March 8, 2013

Realismo Fantástico? O Terrorista que Virou Economista

Há cinco anos o SB recebeu um paper para referee para uma revista acadêmica de economia especializada em economic dynamics. O paper tentava provar que o artigo clássico de Paul Romer (1990) estava errado e que o modelo proposto pelo autor era tão brilhante que “Global economy in the last decades might be viewed according this Model”. Diante de um paper tão ambicioso o SB foi cuidadoso em checar todas as equações do modelo e não demorou muito para achar diversos erros. Como resultado o paper foi rejeitado. Algum tempo depois o SB descobriu que tal peça de refinado delírio econômico era de autoria de um professor de economia radicado na Catalunha chamado Mario Firmenich. O nome a priori pareceu conhecido, pois houve um caso de grande repercussão em 1984 no Brasil quando um elemento com esse nome fora deportado para responder `a justiça argentina. Graças ao google o autor foi rapidamente identificado como o chefe de uma das mais sangrentas organizações terroristas que o mundo já viu, a guerrilha comunista chamada Montoneros, principal responsável pela Guerra civil que matou cerca de 30 mil pessoas na Argentina entre 1970-1977. Entre os assassinatos autorados por Firmenich e sua gang estão os de um ex-presidente da república Argentina, Aramburu, e de um líder sindical, José Rucci. Como todo bandido comunista Firmenich recebia ajuda financeira e logística de Cuba, dava cursos de guerrilha ao redor do mundo [e.g., Nicarágua] e para completar o leitinho das crianças fez milhões de dólares sequestrando executivos. O currículo do canalha, como vêem, corresponde ao de um Zédirceu elevado a sétima potência. Notem que o sujeito continua incansável em sua luta para fazer do mundo um lugar muito pior do que já é, tanto é que ultimamente ele tem se dedicado a destruir a Venezuela pois anda prestando consultoria de planejamento central ao governo bolivariano... Detalhe curioso, seu orientador de “doutorado” foi o prêmio Nobel Joseph Stiglitz...

3 comments:

Dezio Ricardo Legno said...

O atual presidente do Uruguai era montonero também.
São todos chupacabras convictos.
Dizem que ele hoje é uma pessoa simples e frugal.
Vive no ócio (imagine se um presidente uruguaio tem o que fazer elém de ganhar algum com a legalização da maconha) com as benesses salariais de presidente e complementa sua renda familiar com o salário de senadora de sua mulher.
Como se vê, em toda a América Latrina aqueles caras aprenderam a viver com dinheiro do povo.

Anonymous said...

O Mujica era Tupamaro, só muda o nome pois a merda é a mesma. Todo o continente está nas mãos desta corja que inclusive deu crias nas formas de Rafael Correa (Estudou em Chicago) e Kiciloff (UBA...) que é "a cabeça" do programa econômico kirchnerista. Não sobrará pedra sobre pedra.

Anonymous said...

Calma, anônimo anterior: Rafael Correa estudou perto de Chicago, não em Chicago. Ele é mestre e doutor em economia por Illinois em Urbana-Champaign. A propósito, Selva, quem estudou também por lá? Tombini! Qual é o problema da água que o povo bebe por lá? Costumava, tempos atrás ser um bom curso, na época que o Werner Baer levava gente para lá. E agora? Qual é o mistério?