Friday, August 24, 2012

Não Fode Jagdish

Se vocês encontrarem um indiano educado, tipo Oxbridge, e bem de vida, podem apostar que se trata de um elemento proveniente de uma casta superior. Eles nascem com a crença de que são arianos [tão brancos quanto um sarará amigo meu que pensa que é escandinavo] e devem ser servidos pela ralé do seu país a quem consideram negros. Por isso se um indiano de casta é chamado de "curry nigger", o sujeito literalmente enlouquece. É o caso de Jagdish Bhagwati, o famoso economista especialista em trade. Só isso explica porque ele escreveu um artigo tão horroroso sugerindo que os EUA são racistas e não jogam limpo com o resto do mundo. Eu pergunto ao Jagdish o que seria do mundo se os EUA tivessem uma política externa como a da Rússia? Se os EUA se comportassem no comércio internacional como a China? Se os EUA fizessem business como os negociantes da Koreia, Espanha ou da Índia? Se o governo Americano fosse protecionista como o Francês? Se os EUA decidissem proteger seus negócios como fazem os Japoneses? E então Jagdish, ainda quer defender o indefensável?

2 comments:

Anonymous said...

Não fode, Selva. Política externa não é uma corrida ao fundo. Não é por que a Rússia, a Índia ou qualquer outro país faz porcaria, que se deve reafirmar o mimimi nacionalista (e algumas vezes racista/chauvinista/protecionista) americano. Um país como os EUA não precisa se fazer de vítima para nada. Aliás, se os EUA tirassem aquelas cotas por nacionalidade e abrissem de novo a porteira da imigração qualificada, o brain drain indiano seria tão grande que a Índia iria reclamar do outsourcing de cérebros.

Andre said...

Indiano que nasce em berço explêndido é foda mesmo. A Índia e seus 1.2 bilhão de habitantes são uma merda tão merda que nem medalha de ouro em nenhum esporte eles tem... Até o Piaui conseguiu uma esse ano para o Brasil...