Tuesday, December 15, 2009

Xadrez e Subdesenvolvimento

Parece que o SB tem um grudge pessoal contra o xadrez. Já mostramos aqui que o xadrez está para a inteligência assim como Mercadante está para Samuelson ou Lula está para Einstein. Quer mais uma prova de que o xadrez não tem relação alguma com a inteligência? Está aqui, a Armênia é a maior potência mundial no xadrez: Armenia has 27 grandmasters (GMs), the elite rank awarded to around 1,200 of the world’s best players. With more grandmasters than China and many more per capita than Russia, this little nation is a chess superpower.

3 comments:

Careca said...

Selva, você é cismado com xadrez porque é o maior pato nesse jogo.

Ronald Hillbrecht said...

Pura cisma. Talvez SB esteja mentalmente impregnado com o Halo Effect, onde uma característica positiva de uma pessoa faz crer que ela tenha outras características igualmente positivas. É como achar que celebridades, que são boas em serem célebres, sejam igualmente boas em análise social, economia, etc. O Halo effect aparece na crença de que como Einstein era um gênio, sua percepção sobre economia era correta (btw, ele era simpatizante do... socialismo!) O fato é que bons jogadores de xadrez são bons jogadores de xadrez e nada mais. Assim como um bom físico ou cozinheiro. O problema relevante no post diz respeito a incentivos para alocação de talentos. Países pobres que têm bom nível educacional não deixarão de sê-los por causa disto, a não ser que se reduza a opressão política e a alocação de talentos seja feita pelo mercado. Pense não apenas na Armênia mas em Cuba também, onde corre a piada que suas prostitutas são as melhores do planeta, pois todas têm diploma universitário. Finalmente, a cisma pode ser decorrente da frustração de SB: Já deve ter levado o mate do Pastor e não consguiu aplicá-lo em ninguém.

Goosfraba,

SELVA BRASILIS said...

Voces tem muita maldade no coração...
o SB acha o xadrez um jogo interessante, mas não chega ao nível exigido pelo domino', esse sim um jogo que demanda estratégia, inteligencia e hard work...