Thursday, October 5, 2017

Agnosia, o Buraco Negro do Conhecimento e Pseudo-Dionísio Areopagita

Descrevemos uma idéia brilhante como um insight, algo que nos permite ver o que antes não víamos, a entender algo que não compreendíamos. Um insight associa o ato de conhecer com o de iluminar um problema, possibilitando sua solução, é a chama inicial da ciência. O método científico consiste em apreender o objeto, discernindo-o, experimentando-o, avaliando-o de tal forma a fazer previsões.

O método de Pseudo-Dyonisius Areopagita para chegar a Deus é a agnosia, o ato de não-conhecer, de aceitar a finitude de nossa capacidade de compreender algo além e acima do conhecimento, de reconhecer que o incompreensível e infinito está fora da nossa apreensão. Agnosia é o inverso do insight. Ao invés de luz, temos trevas. Trata-se de uma escuridão absoluta que com sua intensidade brilha mais do que toda luz. Essa escuridão é excesso de luz. Eis o princípio que norteia todo o misticismo cristão ocidental que passa por Mestre Eckhart, Thomas a Kempis e descamba no misticismo espanhol do século XVI, com João da Cruz elaborando, até o sangue escorrer, a descoberta, o insight do anti-insight, de Pseudo-Dionísio Areopagita.

Deus está além de toda percepção intelectual e espiritual. Deus transcende tudo o que conhecemos, todas as coisas, todas as idéias, porque são finitos. Se Deus é, logo todo o resto é o que ele não é. Nosso conhecimento do mundo é feito de forma assertiva, afirmando a existência das coisas e relações, descendo do universal para o particular. O método negativo de abstração, proposto por Pseudo Dionisio, baseado na fé e em orações, ascende do particular para o geral, não encontrando Deus nas coisas observadas e continua, abstraindo-se de tudo para então poder contemplar o superessencial, a escuridão que absorve toda a luz. Mas há um limite intransponível nessa contemplação, pois não conseguimos expressá-la de forma inteligível, não temos pensamentos, palavras, muito menos silêncio. E assim sempre ascendendo Deus é e não é: Deus não é ciência ou verdade, nem sabedoria; nem uno, nem unidade.

No comments: