Friday, July 20, 2012

Jornalismo Econômico ou O Capital Humano Negativo

Todo jornalista, até prova em contrário, é analfabeto e comunista. Um subconjunto particularmente curioso dos jornalistas é o dos que cobrem a área econômica. Eles padecem de uma doença típica dos boçais, acham que entendem daquilo que falam. O mais interessante é que quanto mais tempo na profissão pior ficam. Muitos começam com o capital humano nulo [i.e., um diproma de jornalista, adEvogado ou de letras] e com o tempo vai se tornando negativo. A melhor ilustração é Luís Nassif, leiam este post dele, entre muitas atrocidades ele comete esta: Quando esses economistas se apresentam como professores de pós-graduação da FGV, estão se apropriando de uma reputação construída ao longo de décadas por economistas da estirpe de Mário Henrique Simonsen, Paulo Guedes, Paulo Nogueira Batista Jr, Chico Lopes. E estão desmoralizando o legado. Faria bem o presidente da FGV, Carlos Ivan Leal Simonsen em constituir um comitê de avaliação para decidir quem pode publicar em nome da FGV e quem está proibido de levantar seu santo nome em vão.

8 comments:

JGould said...

Somando essa notícia com à mais abaixo, do AdEvogado do zeca diabo, a da mãe do "chicu buarqui" de pernambuco, Anna Arraes, que considerou o contrato do carequinha Marcos Valério com o BB legal, eu me pergunto; Pode piorar mais? Pode!
Veja essa SB;

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,cientistas-faziam-festa-em-base-na-antartida-quando-incendio-comecou,902617,0.htm

Irineu de Carvalho Filho said...

Poxa, Selva... Fez-me ler um artigo do Nassif. Este tem capital humano negativo, mas o capital social bem poderoso... Vide o que ele conseguiu no BNDES.

Anonymous said...

Prezado SB,


não é nada bom citar qualquer porcaria do Nassib Mão Peluda em seu blog.

É muita propaganda para o turquinho.

Décio

Anonymous said...

Picaletras 10, Manéconomics 0.
Abraços
N. Assif

Anonymous said...

mas o que ele escreveu está certo. É ridículo dizer que a economia cresceu no governo Lula porque aumentou a produtividade total dos fatores. O que houve foi o contrário, a PTF cresceu porque a economia cresceu - aumentou o nível de utilização do capital instalado e do fator trabalho "fixo" (aqueles trabalhadores cujo emprego em uma firma tem pouca relação com o nível de produção da mesma - em geral funcionários administrativos).

Anonymous said...

Então mostre. Calcule a PTF ajustando por uso do capital e faça o controle por pessoal na produção, os dados estão disponíveis, é só fazer a conta. Aproveita e explica porque a PTF começou a crescer antes do produto.

Anonymous said...

PTF começou a crescer antes do produto? Me indique um estudo sério que mostra isso.

Anonymous said...

Qualquer um que tenha calculado PTF no Brasil, não precisa nem ser sério. O resultado mais básico sobre PTF no Brasil dos anos 90 começo dos anos 00 era que a PTF estava crescendo e o produto não a estava acompanhando.