Friday, November 19, 2010

O Trem-Mala e o Banco Nacional da Bandidagem: Por Que Insistir em um Projeto Fadado ao Fracasso Econômico?

Toda república de banana se caracteriza por um estado perdulário e irresponsável. Um estado perdulário e irresponsável é uma condição necessária para que a corrupção e a bandidagem corram soltas. O projeto do trem-bala é um exemplo de livro-texto desse princípio: O projeto do trem-bala receberá, dia 29, as propostas dos interessados, como pretendia o governo, sem a correção dos seus inúmeros defeitos - orçamento de custos impreciso, otimismo exagerado com a demanda, tarifa elevada, inexistência de reserva de contingência para custos inesperados, baixa integração com outros meios de transporte, falta de avaliação de projetos alternativos e o risco de criar um esqueleto financeiro da ordem de R$ 30 bilhões -, apontados por críticos como o consultor legislativo do Senado, Marcos Mendes, em artigo publicado no Estado (16/11, A2). Pouco ou nada dessas críticas foi tratado pelo superintendente da Área de Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Henrique da Costa Pinto, em sua entrevista ao Estado, segunda-feira.
Ouça uma entrevista com Marcos Mendes para a CBN sobre o trem bala.

3 comments:

Anonymous said...

já viu o epísódio do simpsons que o picareta vende um monotrilho que dá problema? no brasil o picareta é o governo...

Anonymous said...

O Trem-Mala e o Banco Nacional da Bandidagem Explícta Subsidiada

FELIPE FLEXA said...

Num país sem estradas asfaltadas, sem estradas de ferro - tanto para escoar a produção quanto para fazer viagens -, hidrovias, portos e aeroportos, querer fazer um trem-bala só pode ser enquadrado em duas categorias: roubslheira ou delírio de onipotência.