Thursday, April 1, 2010

Entrevista com Elinor Ostrom

Entrevista com o nobel de economia de 2009 Elinor Ostrom.

2 comments:

Anonymous said...

Há poucos dias atrás tive uma grata surpresa quando me deparei de um programa de uma hora sobre o trabalho da Dra. Ostrom no canal “Futura” da Rede Globo. Apesar da incompetência da repórter que a entrevistou por mais de 20 minutos, ela teve o mérito de a entrevistada falar (técnica aparentemente desconhecida aos entrevistadores brasileiros).

Dentre várias coisas interessantes reveladas por ela, está o fato de que ela não pode estudar cálculo no college, pois a disciplina era reservada apenas para os alunos homens, ou para as mulheres straight A’s, que não era o seu caso.

O trabalho meio ONG da Dra. Ostrom veio à baila porque todos os desavisados que ouvem falar da viagem da notável economista aos recantos mais selvagens do mundo acham que ela vai falar a favor de políticas públicas (o que todos sabem é só uma forma politicamente correta de dizer que vão te cobrar mais impostos para ensinar os neguinhos do morro ou do pelourinho a batucar).

O trabalho dela, no entanto, pode (em minha opinião, deve) ser interpretado em um sentido bastante diverso. Ele consiste principalmente no estudo das condições pelas quais uma situação não-cooperativa pode ser resolvida SEM a interferência governamental. O seu trabalho é muito mais alinhado com o de Coase ou com o Folk’s Theorem, do que com a complementaridade estratégica dos keynesianos do MIT, embora todos sejam baseados em teoria dos jogos.

Rogê

Chutando a Lata said...

Lá muitos poderão constatar que a privatização não é a panaceia salvadora.