Sunday, January 3, 2010

Justiça, Corrupção e Impunidade

O ministro do STF Joaquim Barbosa tem a hombridade de reconhece o óbvio, que a bandidagem ilimitada da selva só acontece porque temos um judiciário de merda. O senhor é descrente da política?
"Tal como é praticada no Brasil, sim. Porque a impunidade é hoje problema crucial do país. A impunidade no Brasil é planejada, é deliberada. As instituições concebidas para combatê-la são organizadas de forma que elas sejam impotentes, incapazes na prática de ter uma ação eficaz."
A quais instituições o senhor se se refere?
"Falo especialmente dos órgãos cuja ação seria mais competente em termos de combate à corrupção, especialmente do Judiciário. A Polícia e o Ministério Público, não obstante as suas manifestas deficiências e os seus erros e defeitos pontuais, cumprem razoavelmente o seu papel. Porém, o Poder Judiciário tem uma parcela grande de responsabilidade pelo aumento das práticas de corrupção em nosso país. A generalizada sensação de impunidade verificada hoje no Brasil decorre em grande parte de fatores estruturais, mas é também reforçada pela atuação do Poder Judiciário, das suas práticas arcaicas, das suas interpretações lenientes e muitas vezes cúmplices para com os atos de corrupção e, sobretudo, com a sua falta de transparência no processo de tomada de decisões. Para ser minimamente eficaz, o Poder Judiciário brasileiro precisaria ser reinventado."

1 comment:

Andre said...

Há cabeças pensantes na Selva... Mais específicamente no STF... O mesmo STF que é comandado por um lunático totalmente fora da realidade. O Ministro Joaquim Barbosa é exceção nesse mar de lama!