Wednesday, January 27, 2010

Uma Porrada Monumental de John Taylor

O grande economista John Taylor dá uma porrada necessária e monumental no jornalista John Cassidy que anda dizendo que as idéias liberais de Chicago causaram a recente crise financeira. Vejam o nosso post sobre a resenha do Solow ao livro de Cassidy e, particularmente, os comentários. A porrada Tayloriana consiste em mostrar a formação dos assessores econômicos dos governos americanos. E mostra claramente que nos últimos 20 anos a influência de Chicago foi nula enquanto a influência de Cambridge[MIT e Harvard] foi enorme. Que tal começarmos a explicar a crise econômica pelo prisma das falhas de governo? E que tal explicarmos as falhas de governo pelo que é ensinado pelos economistas de água salgada? [H.T. Badger]

1 comment:

Anonymous said...

O John Taylor estah errado e, consequentemente, voce estah errado. O ponto nao eh listar que economistas de que universidades viraram funcionarios do governo americano. O ponto eh diferente: Ideias produzidas em Chicago como a Efficient Market Hypothesis (EMH)foram extremamente influentes para a atitude dos governos Reagan, Bush I, Clinton e Bush II com respeito aos mercados financeiros, particularmente com a progressiva desregulamentacao do setor, culminando com a abolicao do Glass-Steagall Act. Entre outras coisas, a EMH serviu de justificativa "cientifica" para o Greenspan (funcionario do governo porem seguidor da libertaria Ayn Rand)tomar uma atititude "laissez faire" com relacao a duas bolhas especulativas (acionaria e imobiliaria), que inevitavelmente estouraram, com as consequencias que todo mundo pode ver. Infelizmente, estas ideias tambem influenciaram economistas novos-keynesianos, tanto na academia como nos governos, e serviram de base para os modelos DSGE adotados em Bancos Centrais de varios paises. Portanto, Chicago sempre esteve representada nos governos, mesmo que atraves de economistas saltwater que resolveram adotar algumas das hipoteses basicas dos freshwater!

Se houve falha do governo, para usar o seu bordao, a falha residiu precisamente em superestimar o carater auto-corretivo do mercado (particularmente do mercado financeiro).