Friday, December 26, 2008

Wednesday, December 17, 2008

O Concurso do Epea

O tal do Pochman transforma o Ipea no Pokemon da economia: Uma brincadeira de mau gosto a prova de seleção.

Tuesday, December 9, 2008

Alceu Garcia

Mais um blog excelente, escrito por Alceu Garcia. Porrada pra todo lado, por exemplo: "Krugman é keynesiano (logo, não é economista)". Dica do Avolio.

Tuesday, December 2, 2008

Pizza Inglesa

A Inglaterra nutre e protege seus filhos islamistas que se tornam terroristas. Quem paga o pato dos erros da polícia corrupta e racista de Londres é um brasileiro. E tudo fica como antes.

Monday, December 1, 2008

Plaxico Burro

Completamente absurdo o que aconteceu como o jogador de futebol americano Plaxico Burress do NY Giants. Ele se feriu com a sua arma. Mais um caso de gênio dentro de campo e um completo asshole fora dele.

Sunday, November 30, 2008

O Talento e a Mediocridade

Chelsea 1-2 Arsenal.O contraste gritante entre o talento e inteligência de Wenger contra a força bruta e boçalidade de Felipão.

Terror no Oitavo Mundo

Eles se preparam para uma guerra nuclear, querem conquistar a lua, mas não conseguem impedir que uma dezena de assassinos mantenha uma cidade de 18 milhões de habitantes refém do terror. A principal lição dos ataques em Mumbai é a de que a India não tem preparo algum para se proteger do terror, graças a incapacidade, incompetência e enorme corrupção de seus governantes.

Coisa Para Gaúcho

Somente um time gaúcho como o Inter para jogar como um time Argentino, dentro da Argentina e ainda por cima vencer com um jogador a menos.

Wednesday, November 26, 2008

O Neo-Coronelismo em Ação: O Caso Lustosa

Como se faz política no Brasil? Na sua vertente nordestina, onde os métodos são visíveis, usa-se a máquina pública para financiar campanhas, seja direta ou indiretamente. A corrupção fomenta a vida pública dos políticos eleitos e ao mesmo tempo enriquece a sua família e apaniguados. Considerem o caso escandaloso de Paulo Lustosa.

Supremo Tribunal da Impunidade

Por que os ministros do STF parecem ser incapazes de enxergar crimes? Por que todos os indícios são sempre insuficientes? Considerem o caso do ministro afastado do STJ, Medina.

The Hugo Chavez Show

Excelente programa exibido na PBS sobre a aberração política e humana que é Hugo Chavez.

Monday, November 24, 2008

Finanças É Picaretagem

Wall Street e seus picaretas, cujo lema: “It’s laissez-faire until you get in deep shit,” sintetiza esta narrativa de um ex-insider, Michael Lewis, que narra sua experiência e a atual crise: "To this day, the willingness of a Wall Street investment bank to pay me hundreds of thousands of dollars to dispense investment advice to grownups remains a mystery to me. I was 24 years old, with no experience of, or particular interest in, guessing which stocks and bonds would rise and which would fall. The essential function of Wall Street is to allocate capital—to decide who should get it and who should not. Believe me when I tell you that I hadn’t the first clue.
I’d never taken an accounting course, never run a business, never even had savings of my own to manage. I stumbled into a job at Salomon Brothers in 1985 and stumbled out much richer three years later, and even though I wrote a book about the experience, the whole thing still strikes me as preposterous—which is one of the reasons the money was so easy to walk away from. I figured the situation was unsustainable. Sooner rather than later, someone was going to identify me, along with a lot of people more or less like me, as a fraud. Sooner rather than later, there would come a Great Reckoning when Wall Street would wake up and hundreds if not thousands of young people like me, who had no business making huge bets with other people’s money, would be expelled from finance.
When I sat down to write my account of the experience in 1989—Liar’s Poker, it was called—it was in the spirit of a young man who thought he was getting out while the getting was good. I was merely scribbling down a message on my way out and stuffing it into a bottle for those who would pass through these parts in the far distant future"
.

O Presidente da CAPES e o Doutorado em Economia

O Presidente da CAPES questiona o doutoramento em economia no exterior: "Vamos continuar mandando alunos para formar doutores num modelo que faliu o mundo?". Claro que não! O SB sugere que o sábio mande os alunos se formarem em economia nos modelos que deram certo. Que tal o socialismo da Coréia do Norte e de Cuba? Ou, para não discriminar, que tal o modelo do Zimbabwe? O melhor mesmo é valorizar o que é nosso, o conhecimento nacional. Que tal Unicamp e UFRJ!?

Pedagogia: O Monopólio da Burrice

Por que o ensino básico no Brasil é tão ruim? Por causa do monopólio dos pedagogos. Todos os professores do ensino básico precisam tomar lições de ideologia e boçalidade nas escolinhas de educação. Nemerson Lavoura joga uma pá de cal nesse jabá todo.

Wall Street Vira Alagoas

Quando escreverem a história desse bail out,principalmente o capítulo sobre o Citigroup, PC Farias não apareceria nem para servir o cafezinho.

Sunday, November 23, 2008

Saturday, November 22, 2008

Diplomacia Bate o Pezinho, Bate

A diplomacia dos barbudinhos delicados do Itamaraty, comandada pelo ministro laranja Celso Amorim, reage com coragem e hombridade a mais um golpe do presidente picareta com Ph.D do Equador, e bate o pezinho com força e indignação.

Roubar Pode

A ironia da justiça da selva: Roubar dinheiro público pode, enquanto não pagar pensão para ex-esposa é cana certa. Vejam o interessante caso Pitta.

Tuesday, November 18, 2008

Grandes Economistas e a Economia

Na Spiegel grandes economistas, Phelps, Lucas, Samuelson, Stiglitz falam da crise e do futuro da economia global.

Os Yanomamis do Gelo

A prova cabal de que a burrice não varia com a temperatura é dada pelo movimento separatista da Groenlandia. Os Nhambikwaras do ártico acham que ficarão mais ricos ao se libertarem da exploração dinamarquesa...

Monday, November 17, 2008

A Inutilidade da Filosofia da Matemática

Em economia, quando uma pessoa é totalmente incompetente para entender a teoria e lidar com a parte técnica, mas insiste em penetrar na profissão, o único atalho é através da “metodologia” ou da “história do pensamento”. A contribuição dessas areas ao conhecimento econômico e’ negligível, não obstante o paradoxal poder que seus membros conseguem amealhar dentro da profissão. O mesmo acontece com a matemática, onde existe este campo de filosofia da matemática, caracterizado pela total e absoluta ausência de qualquer contribuição significativa ao conhecimento.

Bail Out, Doença Infecciosa

Bastou abrir a porteira dos cofres públicos para os picaretas, bandidos e escroques de Wall Street, para estimular todos os outros setores a esmolar o dinheiro do contribuinte. Pedro H. Albuquerque, do blogIncentives Matter, faz sua proposta sobre o bail out a Detroit.

Sunday, November 16, 2008

A Lua e os Selvagens

Paisinho pobre, pretensioso e ridículo é assim mesmo, enquanto 900 milhões de pessoas morrem de fome e vivem na merda, os burocratas e tecnocratas festejam a conquista da lua...

Saturday, November 15, 2008

Wednesday, November 12, 2008

O Concurso do IPEA

O novo concurso do IPEA é um absurdo. Um acinte para o exercício da economia. Ele é um passo decisivo para o aparelhamento desse centro de pesquisas nas mãos do PT e dos ideólogos da Unicamp-UFRJ que se dizem economistas. O pior é o silêncio dos técnicos do IPEA e dos professores de economia no Brasil. O silêncio significa covardia por parte daqueles que sabem que o concurso vai marcar definitivamente o fim de um orgão competente tecnicamente e meritocrático. O silêncio significa a aceitação de que o bla-bla-bla vazio, inútil e profundamente ideológico substituirá a análise imparcial e objetiva.

O Abominável Shithole Selvagem

O Brasil é um shithole absoluto, abominável. Macaqueia os EUA apenas nas coisas mais ridículas e lamentáveis. Abu Ghraib? Sem problema, a gente sempre consegue superá-los: Policiais militares de Pernambuco aparecem em vídeos exibidos na internet, humilhando suspeitos.

O Concurso do Epea

O PT e a Unicamp-UFRJ se esforçam para destruir o Ipea e instituir o Epea, precisam contratar profissionais a altura, comprometidos com o socialismo e o desconhecimento econômico.

Monday, November 10, 2008

Sarah Palin e o Populismo Americano

Artigo de Mark Lilla no WSJ sobre o populismo de Sarah Palin:
"Back in the '70s, conservative intellectuals loved to talk about "radical chic," the well-known tendency of educated, often wealthy liberals to project their political fantasies onto brutal revolutionaries and street thugs, and romanticize their "struggles." But "populist chic" is just the inversion of "radical chic," and is no less absurd, comical or ominous. Traditional conservatives were always suspicious of populism, and they were right to be. They saw elites as a fact of political life, even of democratic life. What matters in democracy is that those elites acquire their positions through talent and experience, and that they be educated to serve the public good. But it also matters that they own up to their elite status and defend the need for elites. They must be friends of democracy while protecting it, and themselves, from the leveling and vulgarization all democracy tends toward.

Writing recently in the New York Times, David Brooks noted correctly (if belatedly) that conservatives' "disdain for liberal intellectuals" had slipped into "disdain for the educated class as a whole," and worried that the Republican Party was alienating educated voters. I couldn't care less about the future of the Republican Party, but I do care about the quality of political thinking and judgment in the country as a whole. There was a time when conservative intellectuals raised the level of American public debate and helped to keep it sober. Those days are gone. As for political judgment, the promotion of Sarah Palin as a possible world leader speaks for itself. The Republican Party and the political right will survive, but the conservative intellectual tradition is already dead. And all of us, even liberals like myself, are poorer for it"
.

Alagoas Rules: Obama Escorrega no Coco

Obama começou mal, muito mal. Aplicou a primeira lei da incompetência administrativa, a regra Alagoana de deixar a raposa tomar conta do galinheiro. Apontou como chief of staff Rahm Emanuel, Rahm served on the board of directors of the federal mortgage firm Freddie Mac at a time when scandal was brewing at the troubled agency and the board failed to spot "red flags," according to government reports.

A Lei que Sanciona a Vagabundagem

Para a alegria geral das vadias, o presidente Inácio Lula da Silva assina a lei que sanciona a putaria generalizada da selva.

Thursday, November 6, 2008

Em Defesa do Terrorismo

É realmente inacreditável, indescritível, a canalhice, a falsidade, a inversão de valores que infesta a esquerda. Apreciem a defesa do terrorismo que esse elemento, o Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, faz. Notem que o eminiente adEvogado vai ser duplo doutor; é doutor por ser adEvogado e é doutorando em direicho na PUC do Rio. Parece que tal título demanda conhecimento equivalente ao doutoramento obtido num estacionamento de carros, quando o flanelinha pergunta: "vai água no carro, doutor?"

Como Esperado

O script estava escrito: PF vasculha apartamentos de Protógenes. Dantas e seus asseclas devem estar dando risadas.

O Ninho Tucano: Ratazanas com Bico Grande

Justiça determina quebra do sigilo fiscal do filho de Covas. Basta investigar... aliás, o pai tinha uma reputação ilibada que só pode ser alcançada na selva. Num país sério os governos do PSDB de São Paulo teriam a mesma reputação dos governos do PSDB e do PT, PMDB e DEM everywhere: roubalheira pura, simples e cristalina.

Obama Vence: Os Russos Reagem

Os amigos dos bolivarianos, os Russos, reagem a eleição de Obama com um tradicional bem vindo: Colocarão mísseis em Kaliningrado.

Monday, November 3, 2008

Operação Pasárgada: Como Limpar o Judiciário

O que ocorre com a Operação Pasárgada é um brilhante exemplo de livro-texto de como fazer com que a justiça trabalhe no Brasil. O primeiro passo é limpar o aparelho judiciário enodoado por juízes e procuradores corruptos, inaptos, incompetentes e preguiçosos. Evidentemente esse e’ um trabalho monumental, mas o admirável exemplo do corregedor-geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, da Policia Federal e de um procurador federal mostra que é possível. Por incrível que pareça, ainda resta um pouco de esperança.

Déjà Vu Once Again De Novo Novamente

O lamaçal infinito da corrupção do governo de Lula é estória da carochina. Roubam descaradamente, repetidamente, ad nauseam.

Plágio em Cambridge

Desde que Cambridge se tornou um ninho de espiões comunistas, seus alunos nunca mais se destacaram em nada positivo. Agora estão envolvidos em plágio.

Thursday, October 30, 2008

Os Desocupados do Ministério Público

Esta ação de um procurador do Ministério Público federal é tão profundamente ridícula, tão inocentemente malefica, tão patentemente patética, que sua absurda existência apenas ilustra a total inutilidade e auto-achincalhamento das instituições responsáveis pela justiça na selva. Também substancia o baixíssimo nível intelectual das pessoas que ocupam esses cargos públicos.

Entrevista com o Professor Pedro H. Albuquerque

O Blog do Adolfo entrevista o Professor Pedro H. Albuquerque. Leitura compulsória para quem quer aprender sobre a crise financeira atual e suas consequências para o Brasil.

Terror Ataca

Diazinho escroto. Ataques terroristas na Índia com 61 mortos, no Afeganistão, e o pior de todos na Universidade de Navarra que poderia ser uma tragédia gigantesca.

Amiguinhos Sofrem Mas Ganham

Philadelphia é uma espécie de Belo Horizonte, grande, horrorosa e irrelevante. Nos esportes é um atrator de gente perdedora e azarada. Ontem, por exemplo, o esforço monumental de Brad Lidge para perder a partida no nono inning apenas reflete a história dessa cidade nesse jogo extraordinário, a única partida de uma world series interrompida. Apesar do sofrimento, o carnegão saiu e Phillies é campeão.

BRIC Fecal

Para os inocentes e desinformados que acreditam na fantasia [ou melhor, delírio] de que os BRICS [Brasil, Rússia, Índia e China] algum dia irão superar os EUA, considerem o gargalo demográfico Russo.

Gornaldo no Circo

Gornaldo bota a culpa do fracasso na preparação para a Copa de 2006 e diz que: "Não vi ninguém falar que a preparação foi uma droga. Foi um circo". Ele esquece de dizer quem foi o palhaço nesse circo.

Shikida

O Ordem Livre entrevista o livre-pensador Claudio Shikida. Shikida, o professor, desenvolve a Teoria do Ciclo da Picaretagem. O SB sugere uma medida simples para acabar com esse ciclo do malandro: Dê pau nele, sem dó nem piedade.

A OAB e o Novo Reitor da UnB

Eis a prova definitiva de que o novo reitor da UnB não tem a mínima capacidade para exercer um cargo de tamanha importância acadêmica: A OAB o apóia.

Monday, October 27, 2008

Hotelling Principle e o Petróleo é Nosso

O administrador Stephen Kanitz ignora o Hotelling principle ao falar de petróleo. Portanto não surpreende que fale besteira. Por isso diz que "diria que a CIA está por trás dessa orquestração". Alguma dúvida?

A Imanência da Escravidão Africana

Mais um caso, infelizmente comum e frequente, de escravidão africana. Por que os grupos Afros nunca se pronunciam ou se preocupam com esse problema?

Singletary e Shirking

A picaretagem em San Francisco acabou. Mike Singletary mostra que com ele no comando vagabundo vai ter que trabalhar ou vai pra rua.

Mais um Round

O juiz de Sanctis é teimoso e não aprende nunca. Agora proíbe a saída de Dantas do país. Vai perder de novo, como sempre, essa quebra de braços. Já virou freguês de caderninho de Dantas. O STF deve agir com rapidez inusitada para mais uma vez defender Dantas.

Friday, October 24, 2008

UnB: Entre o Mérito e a Política

A UnB é uma pequena versão da selva. As pessoas sérias e trabalhadoras são esmagadas pela mediocridade, pelo rent seeking, pela politicalha. Apreciem o contraste entre um verdadeiro pesquisador e professor, Marcelo Hermes, com 1200 citações, e o C.V. do novo reitor da UnB eleito democraticamente… parece sacanagem, mas não é. É uma vergonha. Na civilização um sujeito com um C.V. desses seria, no máximo, um motorista de taxi ou um burocrata de alguma obscura ONG, mas na selva ele se torna reitor de uma das maiores e mais importantes universidades do país. Detalhe: Vejam os comentários dos alunos da UnB nos links. Eles mostram o quanto a selva sob o domínio petralha conseguiu a proeza de piorar ainda mais.

A Crise e o Fim do Liberalismo?

No post abaixo, o editor da Slate faz uma critica aos liberais. Jeffrey Miron responde.

Thursday, October 23, 2008

Heckman e o Instituto Milton Friedman

Prêmio Nobel e inteligência não exime ninguém de falar besteira. O caso de James Heckman sobre o Instituto Milton Friedman ilustra esse ponto. [Hat tip, Badger]

Evita, Isabelita e Cretinita

Tomando as presidentes da Argentina em consideração, pergunta-se se os Argentinos gostam de mulher burra e sem vergonha.

Monday, October 20, 2008

O Complô Paulista para Exterminar o Futebol Brasileiro

O complô paulista para Exterminar o Futebol Brasileiro [apoiado por jornalistas com aquele insuportável sotaque italiano] se materializa no campeonato de pontos corridos, na regra do descenso, no Dunga no comando da seleção [obrigado a convocar os pernas de pau de clubes paulistas], e mais clara e nojentamente, na roubalheira deslavada da arbitragem para penalizar o futebol carioca.

Um Clássico

O jogo final da série entre Boston e Tampa foi um clássico. Garza jogou impecavelmente, segurando Boston até o oitavo inning. Quando saiu Tampa vencia por 3 a 1 e Maddon fez um esforço impressionante para perder a liderança, o jogo e o campeonato. Por isso colocou Wheeler, Howell e Bradford. Resultado, as bases cheias e dois fora. Maddon então foi com tudo para garantir mais uma derrota frustrante e humilhante e colocou o rookie Price. Para sua enorme decepção, Price arremessou como um ace, um craque. Tirou o Tampa do jam do oitavo inning e levou o Tampa ao título da American League no nono. Fantástica e merecida conquista.

Saturday, October 18, 2008

Absolutamente Inacreditável: Red Sox 8, Rays 7

Esse quinto jogo da ALCS entra na história como algo absolutamente impossível de acontecer e inacreditável. A virada do Boston, perdendo de 7 runs a zero no sétimo inning, é coisa para espantar os mais de oitenta anos de sofrimento e uruca. Tudo o que poderia dar errado com Tampa Bay, deu. Upton, até então o jogador da partida, achou que era Willie Mays para fazer um catch de costas e errou a jogada que poria fim ao sangramento. John Maddon, só porque jogava em Boston, contraiu a doença dos moradores da cidade e achou que era um gênio do MIT. Insistiu com Balfour, depois com Wheeler e depois com Howell, quando estava patente, absurdamente óbvio, que cada um desses pitchers iria entregar os pontos. Time pequeno e sem tradição é assim mesmo, foi muito cedo ao pote, se lambuzou todo e duvido que se recupere, mesmo com as séries retornando a Flórida.

Thursday, October 16, 2008

Dunga é a Versão Midget do Bielsa

El loco Bielsa jogou uma pá de cal nos hermanos. Sua única razão de existir é fazer com o futebol argentino o que o Bush faz com os EUA. Dunga é seu discípulo dileto, ainda em fase de aprimoramento. Seu objetivo é exterminar completamente o futebol brasileiro. Hoje ele provou que não precisa usar suas armas principais para isso, decidiu que o gigantesco anão Diego e o rei da cocada marron, Ronaldin Gaúcho, não jogariam. Todavia,Dunga é criativo e conseguiu uma proeza, ele DESTRUIU a jogada mais básica e elementar do futebol canarinho: O apoio dos laterais ao ataque. Para isso lançou mão de uma aberração absoluta e inigualavel na lateral esquerda [alguém faz a mínima idéia do que seja aquilo?]. Além disso, num jogo em que o adversário jogou com onze zagueiros, sem a mínima vontade de passar do meio de campo, o Dunga decidiu escalar dois cabeças de bagre para ajudar na defesa. Impressionante, admirável. Será que a CBF só vai deixar de escalar aquele bug ensandecido, o tal do Josué, na hora em que algum clube otário da Europa comprar o seu passe?

Tuesday, October 14, 2008

Revoguem o Nobel para Merton e Scholes

O SB vem batendo na mesma tecla ha muito tempo. Finanças é picaretagem, uma espécie de astrologia moderna, reduto de picaretas e incompetentes que vendem informação errada obtida sem base nenhuma e sem nenhuma metodologia científica. Tem também insistido no fato de que finanças é prescritiva, cria produtos e comportamentos nos quais um pequeno grupo de intermediarios se beneficia as custas da grande maioria dos poupadores. O SB cansou de criticar os prêmio Nobel dados aos expoentes de finanças, o caso mais absurdo sendo o dos 171 Merton e Scholes. Nassim Taleb, um ácido critico desses dois picaretas, pede a revocação do Nobel deles. Entendam o porquê. [Hat tip, Shikida]

Finanças É Picaretagem: Porrada do Posner

Sobre a crise Richard Posner diz:

"Why were the warnings ignored rather than investigated? First, preconceptions played a role. Many economists and political leaders are heavily invested in a free market ideology which teaches that markets are robust and self-regulating. The experience with deregulation, privatization, and the many economic success stories that followed the collapse of communism supported belief in the free market. The belief was reinforced, in the case of the financial system, by advances in financial economics, and relatedly by the development of new financial instruments that were believed to have increased the resilience of the financial system to shocks. Borrowing and then lending the borrowed funds is inherently risky, because you have fixed liabilities but (unless you invest in risk-free assets such as short-term Treasury Bills) risky assets. But it was believed that the risks of borrowing had been reduced and therefore that leverage (the ratio of borrowing to capital) could be increased without increasing risk. Bayesian decision theory teaches that when evidence bearing on a decision is weak, prior beliefs will influence the decision maker's ultimate decision".

E, mais importante, sobre os PICARETAS de finanças ele diz:

"Of all the puzzles about the failure to foresee the financial crisis, the biggest is the failure of foresight of professors of finance and of macroeconomics, with a few exceptions such as Roubini. Some of the media commentary has attributed this to economics professors' being overly reliant on abstract mathematical models of the economy. In fact professors of finance, who are found mainly in business schools rather than in economics departments, tend to be deeply involved in the real world of financial markets. They are not armchair theoreticians. They are involved in the financial markets as consultants, investors, and sometimes money managers. Their students typically have worked in business for several years before starting business school, and they therefore bring with them to the business school up-to-date knowledge of business practices. So why weren’t there more Roubinis? I do not know. And why, if not more Roubinis, not more financial economists who took the warning signs sufficiently seriously to investigate the soundness of the financial system? I do not know that either". [Hat tip, Badger]

Monday, October 13, 2008

Nobel de Economia: Os Piores e os Merecedores

Como hoje deram o Nobel de economia ao Krugman, nada melhor do que perguntar quem merece o prêmio e nunca ganha. O SB imediatamente indica Baumol e Shubik. Podem adicionar Peter Diamond na lista. Quem mais? O SB aproveita e também pergunta: Qual o pior Nobel de economia? Há bons candidatos: Os escandinavos são fortes, por causa da patriotada. Nobel para Myrdal e Haavelmo [aquele que saiu correndo para o Polo norte com vergonha por ter ganho] são certamente duvidosos. O caso de Frisch é caricatural, ganhou pelo seu papel de organizador da Econometric Society e editor da Econometrica. Outros, cujas contribuições deixaram de ser importantes métodos de análise, como programação linear de Kantorovich e input-output de Leontief, ou Klein, que ganhou depois que seus macro modelos econométricos perderam influência com a critica de Lucas. Sobre os picaretas de finanças, Merton e Scholes, não vale mais a pena comentar. Outro sério candidato é Richard Stone. Na mesma universidade de Joan Robinson e Kaldor, o prêmio para Stone é piada, afinal, contas nacionais é coisa para contadores...

Saturday, October 11, 2008

Texas Detona

O campeonato esta bom e emocionante esse ano. Georgia, USC e Oklahoma deixaram de ser o primeiro time. A bola agora deve estar com o Texas, depois da acachapante
vitoria na rivalidade do rio vermelho: Chifrudos 45 x 35 Sooners.

Friday, October 10, 2008

Traição de Correa

Lula está magoado com a traição do moleque proto-ditador do Equador. O barbudinho delicado do Itamaraty procura consolar o apedeuta, explicando a lógica dialética da política externa: "Por trás é melhor”.

Bolão

O bolão ainda está rolando. Qual a merda de país você acha que quebra primeiro:
a)Inglaterra
b)Islândia
c)Itália
d)Japão
e)França
Continuem apostando. A galera que acha que as merdas tradicionais Brasil, Rússia, México e Argentina são imbatíveis, tem que prestar muita atenção naquela bosta de gelo que bóia sozinha no Atlântico norte.

A Justiça Selvagem

No país dos jurisconsultos, justiça é piada: Para MP, acusado de roubar R$ 0,80 cometeu crime com “grave ameaça”. No circo que é a justiça brasileira, só ladrão de galinha acaba no xadrez. Picareta que rouba milhão recebe tratamento vip da justiça, termina eleito para um cargo público e de aposentadoria, caso seja um rábula juramentado [ou apenas jumentado], ganha uma sinecura num tribunal.

Wednesday, October 8, 2008

A Decadência de Wall Street

Quando um doutor em Sociologia pela UnB diz:
“Nos últimos quinze anos, fiz várias dezenas de palestras sobre a economia brasileira em Wall Street”. Concluimos que se Wall Street paga para sociólogo falar de economia essa crise financeira era mesmo inevitável.

Valeu Chicão

Quem nao se lembra do primeiro campeonato brasileiro do São Paulo? Para variar o Atretico Mineiro foi vice e, para variar, tinha disparado o melhor time do Brasil. Mineirão lotado e o São Paulo comandado por Chicao foi la e levou o titulo nos penaltis. Mas o melhor da final foi ver o Angelo rastejando de dor no meio de campo e o Chicão, com toda a delicadeza que lhe era peculiar, pisou exatamente em cima da contusão. Foi tambem Chicão, distribuindo porradas a la vonte, quem segurou o Brasil naquele zero a zero contra a Argentina na copa de 78 com os anfitrioes jogando papel higienico [usado] no campo. Muito obrigado, Chicão.

Tuesday, October 7, 2008

Spence Explica a Crise e o Bailout

Num artigo na Forbes, o ganhador do Nobel de economia de 2001, Michael Spence, explica a crise financeira:

"One should ask why a housing bubble caused by low interest rates and the inappropriate and excessive extension of credit has caused such a widespread financial crisis. The short answer is balance sheets. Through securitization, the packaging and repackaging of mortgages (and securities backed by mortgages), the holding of the highly levered and now damaged securities was widespread--including in all the principal financial institutions that supply credit to the economy. Insurance also played a role. Securities that looked risky were nevertheless rated highly and purchased in part because of the addition of credit insurance. But insurance only works when individual risks are substantially uncorrelated in the pool that is being insured. No one would undertake to provide hurricane insurance for a single town on the Gulf Coast. The problem is that when risk is as systematic as it has become in the financial sector, you can't provide insurance without an enormous capital underpinning. That was not there".



E tenta explicar como o bailout vai atuar:

"One goal is clearly to help households whose mortgages are either under the current value of the house or who cannot pay the interest and principal on the mortgage. This is important politically, and can be accomplished through the purchase of bundles of mortgages, resetting the terms of the mortgages and avoiding foreclosure. A second is to initiate a process in which something like market values are established for assets whose value is currently highly uncertain, or discounted dramatically, because of counterparty solvency, visibility and transparency issues. The third is to inject capital into the existing system, by replacing highly discounted or under-priced assets with cash. There is a debate going on about what the "right" price is for these purchases. The argument is something like this: If the purchases are at current extreme distressed prices, not much capital will enter the system; and if they are at higher prices, the institutions are being bailed out and the taxpayer is footing the bill, or there is compensating warrant dilution".

Monday, October 6, 2008

Bolão

O SB está fazendo um bolão para saber qual a merda de país quebra primeiro?
a)Brasil
b)Russia
c)México
d)Argentina
O SB aposta no México. Campeón mundial de crises. Muito difícil bater los hermanos Aztecas. Se bem que a farra na selva tava boa demais e desperdiçamos oportunidades únicas que apareceram nesta década para investir em infraestrutura, educação, equilíbrio fiscal e apenas nos tornamos imbatíveis em corrupção e canalhice política.

Sunday, October 5, 2008

Robinho in Hell

Robinho e seus amigos de boteco, Elano e Jo, pensam que ainda jogam em São Paulo. “Quem é o XV de Piracicaba aí de vermelho?”, perguntou Robinho quando o Liverpool entrou em campo. De fato, o gênio de QI negativo, Rafa Benítez, bem que tentou perder o jogo, sacando Rob Keane do time. Todavia ele não calculou que é impossível perder para um time que tem Zabaleta. Repito, Zabaleta, o argentino fecal. Mas Zabaleta foi expulso, o Man City deveria melhorar significativamente. Sim, deveria, caso não fosse o mesmo time de Hart, o goleiro que quer agarrar sem usar os braços e as mãos, ou o mesmo time de compani ou ireland [nomes em minúsculo para ressaltar o grande futebol]. Mas Robinho é um craque, dizem os otimistas. Ele pode contrabalançar a ruindade imanente do time. Sem dúvida. Robinho tocou na bola sete vezes, deu 32 passes errados, caiu sozinho 11 vezes. Sorte dele que ele não entende inglês para ouvir os locutores elogiando a catigoria de um Dunne depois de dar um bicão na bola zunindo-a para a ilha de Man e chamando Robinho de preguiçoso, indolente e culpando-o pelo primeiro gol do Liverpool. A única coisa boa desse jogo foi ver o skin-head Skrtel sair de maca uivando de dor depois de se contundir sozinho. O mesmo Skrtel tirou Jo de campo depois de tentar parti-lo no meio.

Bico no Saco

Estava demorando para os republicanos exercitarem o tipo de campanha que os caracteriza. Sarah Palin deu o bico inicial acusando Obama de "palling around with terrorists who would target their own country". Absolutamente o fim da picada. Evidentemente Obama tem que ser criticado, sim. Mas isso que a Palin falou não é crítica. É difamação pura e simples.

Brasileiro Ganha o IgNobel

Arqueólogo da USP mostrou que tatus bagunçam sítios pré-históricos. O IgNobel não é um prêmio para estudos com irrelevância científica, ou má ciência, é um prêmio que acentua o lado engraçado, e humano, da pesquisa científica. Parabéns, Astolfo Araujo!

Saturday, October 4, 2008

O Motorista Dançou

O dançarino Hélio Castroneves, que de vez em quando dirige um carro de corrida, deu uma de Little John Armless e não pagou imposto. Todos sabemos que no governo Bush os impostos devem ser pagos em dia para garantir o "leitin das criança" do mercado financeiro. Dançou, Hélio.

A Vergonha da Universidade de Illinois

O famoso professor da universidade de Illinois, Werner Baer, tentando vender seu ex-aluno Rafael Corrêa, o Neanderthal que governa o Equador. Baer diz entre outros absurdos que se trata de um “top-notch economist”. Jesus Cristo, que tipo de economistas Illinois está formando então? [Hat tip, Badger]

Muita, Muita Inhaca

Não existe nenhuma outra explicação possível e admissível para o que acontece com os Cubs. Só pode ser maldição pura e simples. Como explicar dois erros num único inning e cinco runs? Até mesmo o timeco do fluminense evitaria isso!?!? Os Cubs são o buraco negro do esporte, eles sugam toda a esperança do mundo. A urucubaca é tão grande, forte e profunda, que nem a Mãe Menininha do Gantois ressuscitando ia dar jeito nesse time.

Thursday, October 2, 2008

Já Vai Tarde, Ian

Acusado de racismo, de assassinato [o caso Jean Charles] e de corrupção, finalmente o chefe da polícia metropolitana de Londres vai embora. Bem tarde por sinal.

Duelo de Titãs

Hoje a noite terá um debate entre os candidatos a vice presidente, Sarah Palin e Joe Biden. Vai ser difícil, o nível é tão baixo que Lula x Alckmin se torna um clássico. Sarah, a gostosinha, é semi-analfabeta, mas popular por morar na casa do chapéu, ter uma penca de filhos e de uma hora para outra se tornar símbolo sexual e candidata a um dos cargos mais poderosos da face da terra. Biden é um Al Gore de Delaware. Se conseguisse comprador para pagar o que ele acha que vale iria ficar mais rico que o Warren Buffett. Se Sarah ficar calada, só abrir a boca para sorrir e assumir sua ignorância, como Bush fez no passado, ela vence o debate. Biden vai falar sem parar, e, como todo rábula brazuca, vai falar do que não sabe e não entende com arrogância e pretensão. Aposto que vai dizer que é um dos inventores do iPod.

Otários e Malandros

A crise financeira tem dessas coisas. Uns ganham por um lado e, ganham pelo outro também. Nunca perdem. Aliás, nas crises eles chegam a ganhar mais ainda. Quem perde são os poupadores e os contribuintes. Vejam o bufê do Buffett.

Definição de Finanças

Para quem acredita que vender papel que representa uma hipoteca de uma casa sobrevalorizada comprada por alguém que não tem condições de pagá-la está gerando riqueza.

O SB tem novidades para você:
Papel nao cria riqueza. Vender papel colorido, nao cria riqueza. Papel precisa ter fundamento na economia real para ter valor.

Isso posto, segue a definição de finanças:

Financas e' a ciência de quem embrulha merda pura e cristalina em papel dourado e espera vender a merda bem cara porque o papel brilha.

Economistas e o Bail Out

Manifesto de economistas sobre o bail out


To the Speaker of the House of Representatives and the President pro tempore of the Senate: As economists, we want to express to Congress our great concern for the plan proposed by Treasury Secretary Paulson to deal with the financial crisis. We are well aware of the difficulty of the current financial situation and we agree with the need for bold action to ensure that the financial system continues to function. We see three fatal pitfalls in the currently proposed plan:

1) Its fairness. The plan is a subsidy to investors at taxpayers’ expense. Investors who took risks to earn profits must also bear the losses. Not every business failure carries systemic risk. The government can ensure a well-functioning financial industry, able to make new loans to creditworthy borrowers, without bailing out particular investors and institutions whose choices proved unwise.

2) Its ambiguity. Neither the mission of the new agency nor its oversight are clear. If taxpayers are to buy illiquid and opaque assets from troubled sellers, the terms, occasions, and methods of such purchases must be crystal clear ahead of time and carefully monitored afterwards.

3) Its long-term effects. If the plan is enacted, its effects will be with us for a generation. For all their recent troubles, America's dynamic and innovative private capital markets have brought the nation unparalleled prosperity. Fundamentally weakening those markets in order to calm short-run disruptions is desperately short-sighted. For these reasons we ask Congress not to rush, to hold appropriate hearings, and to carefully consider the right course of action, and to wisely determine the future of the financial industry and the U.S. economy for years to come.


Signed (updated at 9/25/2008 8:30AM CT)
Acemoglu Daron (Massachussets Institute of Technology)Adler Michael (Columbia University)Admati Anat R. (Stanford University)Alexis Marcus (Northwestern University)Alvarez Fernando (University of Chicago)Andersen Torben (Northwestern University)Baliga Sandeep (Northwestern University)Banerjee Abhijit V. (Massachussets Institute of Technology)Barankay Iwan (University of Pennsylvania)Barry Brian (University of Chicago)Bartkus James R. (Xavier University of Louisiana) Becker Charles M. (Duke University)Becker Robert A. (Indiana University)Beim David (Columbia University)Berk Jonathan (Stanford University)Bisin Alberto (New York University)Bittlingmayer George (University of Kansas)Boldrin Michele (Washington University)Brooks Taggert J. (University of Wisconsin)Brynjolfsson Erik (Massachusetts Institute of Technology)Buera Francisco J. (UCLA)Camp Mary Elizabeth (Indiana University)Carmel Jonathan (University of Michigan)Carroll Christopher (Johns Hopkins University)Cassar Gavin (University of Pennsylvania)Chaney Thomas (University of Chicago)Chari Varadarajan V. (University of Minnesota)Chauvin Keith W. (University of Kansas)Chintagunta Pradeep K. (University of Chicago)Christiano Lawrence J. (Northwestern University)Cochrane John (University of Chicago)Coleman John (Duke University)Constantinides George M. (University of Chicago)Crain Robert (UC Berkeley)Culp Christopher (University of Chicago)Da Zhi (University of Notre Dame)Davis Morris (University of Wisconsin)De Marzo Peter (Stanford University)Dubé Jean-Pierre H. (University of Chicago)Edlin Aaron (UC Berkeley)Eichenbaum Martin (Northwestern University)Ely Jeffrey (Northwestern University)Eraslan Hülya K. K.(Johns Hopkins University)Faulhaber Gerald (University of Pennsylvania)Feldmann Sven (University of Melbourne)Fernandez-Villaverde Jesus (University of Pennsylvania)Fohlin Caroline (Johns Hopkins University)Fox Jeremy T. (University of Chicago)Frank Murray Z.(University of Minnesota)Frenzen Jonathan (University of Chicago)Fuchs William (University of Chicago)Fudenberg Drew (Harvard University)Gabaix Xavier (New York University)Gao Paul (Notre Dame University)Garicano Luis (University of Chicago)Gerakos Joseph J. (University of Chicago)Gibbs Michael (University of Chicago)Glomm Gerhard (Indiana University)Goettler Ron (University of Chicago)Goldin Claudia (Harvard University)Gordon Robert J. (Northwestern University)Greenstone Michael (Massachusetts Institute of Technology)Guadalupe Maria (Columbia University)Guerrieri Veronica (University of Chicago)Hagerty Kathleen (Northwestern University)Hamada Robert S. (University of Chicago)Hansen Lars (University of Chicago)Harris Milton (University of Chicago)Hart Oliver (Harvard University)Hazlett Thomas W. (George Mason University)Heaton John (University of Chicago)Heckman James (University of Chicago - Nobel Laureate)Henderson David R. (Hoover Institution)Henisz, Witold (University of Pennsylvania)Hertzberg Andrew (Columbia University)Hite Gailen (Columbia University)Hitsch Günter J. (University of Chicago)Hodrick Robert J. (Columbia University)Hopenhayn Hugo (UCLA)Hurst Erik (University of Chicago)Imrohoroglu Ayse (University of Southern California)Isakson Hans (University of Northern Iowa)Israel Ronen (London Business School)Jaffee Dwight M. (UC Berkeley)Jagannathan Ravi (Northwestern University)Jenter Dirk (Stanford University)Jones Charles M. (Columbia Business School)Kaboski Joseph P. (Ohio State University)Kahn Matthew (UCLA)Kaplan Ethan (Stockholm University)Karolyi, Andrew (Ohio State University)Kashyap Anil (University of Chicago)Keim Donald B (University of Pennsylvania)Ketkar Suhas L (Vanderbilt University)Kiesling Lynne (Northwestern University)Klenow Pete (Stanford University)Koch Paul (University of Kansas)Kocherlakota Narayana (University of Minnesota)Koijen Ralph S.J. (University of Chicago)Kondo Jiro (Northwestern University)Korteweg Arthur (Stanford University)Kortum Samuel (University of Chicago)Krueger Dirk (University of Pennsylvania)Ledesma Patricia (Northwestern University)Lee Lung-fei (Ohio State University)Leeper Eric M. (Indiana University)Leuz Christian (University of Chicago)Levine David I.(UC Berkeley)Levine David K.(Washington University)Levy David M. (George Mason University)Linnainmaa Juhani (University of Chicago)Lott John R. Jr. (University of Maryland)Lucas Robert (University of Chicago - Nobel Laureate)Luttmer Erzo G.J. (University of Minnesota)Manski Charles F. (Northwestern University)Martin Ian (Stanford University)Mayer Christopher (Columbia University)Mazzeo Michael (Northwestern University)McDonald Robert (Northwestern University)Meadow Scott F. (University of Chicago)Mehra Rajnish (UC Santa Barbara)Mian Atif (University of Chicago)Middlebrook Art (University of Chicago)Miguel Edward (UC Berkeley)Miravete Eugenio J. (University of Texas at Austin)Miron Jeffrey (Harvard University)Moretti Enrico (UC Berkeley)Moriguchi Chiaki (Northwestern University)Moro Andrea (Vanderbilt University)Morse Adair (University of Chicago)Mortensen Dale T. (Northwestern University)Mortimer Julie Holland (Harvard University)Muralidharan Karthik (UC San Diego)Nanda Dhananjay (University of Miami)Nevo Aviv (Northwestern University)Ohanian Lee (UCLA) Pagliari Joseph (University of Chicago)Papanikolaou Dimitris (Northwestern University)Parker Jonathan (Northwestern University)Paul Evans (Ohio State University)Pejovich Svetozar (Steve) (Texas A&M University)Peltzman Sam (University of Chicago)Perri Fabrizio (University of Minnesota)Phelan Christopher (University of Minnesota)Piazzesi Monika (Stanford University)Piskorski Tomasz (Columbia University)Rampini Adriano (Duke University)Reagan Patricia (Ohio State University)Reich Michael (UC Berkeley)Reuben Ernesto (Northwestern University)Roberts Michael (University of Pennsylvania)Robinson David (Duke University)Rogers Michele (Northwestern University)Rotella Elyce (Indiana University) Ruud Paul (Vassar College)Safford Sean (University of Chicago)Sandbu Martin E. (University of Pennsylvania)Sapienza Paola (Northwestern University) Savor Pavel (University of Pennsylvania)Scharfstein David (Harvard University)Seim Katja (University of Pennsylvania)Seru Amit (University of Chicago)Shang-Jin Wei (Columbia University)Shimer Robert (University of Chicago)Shore Stephen H. (Johns Hopkins University)Siegel Ron (Northwestern University)Smith David C. (University of Virginia)Smith Vernon L.(Chapman University- Nobel Laureate)Sorensen Morten (Columbia University)Spiegel Matthew (Yale University)Stevenson Betsey (University of Pennsylvania)Stokey Nancy (University of Chicago)Strahan Philip (Boston College)Strebulaev Ilya (Stanford University)Sufi Amir (University of Chicago)Tabarrok Alex (George Mason University)Taylor Alan M. (UC Davis)Thompson Tim (Northwestern University)Tschoegl Adrian E. (University of Pennsylvania)Uhlig Harald (University of Chicago)Ulrich, Maxim (Columbia University)Van Buskirk Andrew (University of Chicago)Veronesi Pietro (University of Chicago)Vissing-Jorgensen Annette (Northwestern University)Wacziarg Romain (UCLA)Weill Pierre-Olivier (UCLA)Williamson Samuel H. (Miami University)Witte Mark (Northwestern University)Wolfers Justin (University of Pennsylvania)Woutersen Tiemen (Johns Hopkins University)Zingales Luigi (University of Chicago)Zitzewitz Eric (Dartmouth College)

Mais do Mesmo

Mais um livro falando de Maomé, mais censura. O medo é a vitória da intolerância. Political Islam 7x0 Civilização Ocidental.

Saturday, September 27, 2008

Bomba na Syria

Primeiro foi o estranho assassinato de Imad Mughniyeh, o chefe da seguranca do Hezbollah, agora esse ataque a bomba perto de um lugar sagrado de xiitas, o que esta acontecendo na Syria?

Friday, September 26, 2008

A Diáspora Somali

É necessário um estudo sério sobre a diáspora Somali. Por que há tantos Somalis envolvidos em atividades terroristas? Ao sairem de um país que implodiu há 20 anos atrás e serem acolhidos por outros países, por que esses indivíduos decidem amputar a mão que os ajudou?

Self-Fulfilling Estupidez

A estupidez, e profunda desonestidade do governo Bush ao anunciar o plano de resgate financeiro dizendo que se o congresso nao aprová-lo vai causar uma crise de vastas proporções vai se tornando realidade com a quebra do Washington Mutual. Bush criou a estupidez auto-realizável.

Thursday, September 25, 2008

Racismo Croata

Existem umas cloacas na Europa que não servem para nada, que nunca contribuiram, e aparentemente nunca irão contribuir, para a civilização. A Croácia é um desses buracos. Depois de se alinhar a Hitler, depois de exterminar Bósnios muçulmanos, eles não aprendem nunca. Até a FIFA dá porrada nesses Neanderthals.

Tuesday, September 23, 2008

O País dos Petralhas

Reinaldo Azevedo comenta mais uma tática petista, exemplo de livro-texto, de como solapar o estado de direito. O mais curioso, entretanto, é notar o silêncio sepulcral de Serra e seus comandados. Medo? covardia? rabo preso? ou simplesmente concordância com a mentalidade, prática e objetivos petistas?

Mau Perdedor

A luta do Sheffield United contra o rebaixamento. Eles tinham que fazer um doutorado com a equipe jurídica do fluminense.

Monday, September 22, 2008

Ciência e Fé: Finanças

Fé: Mercados financeiros são eficientes.
Ciência: Perda de bem-estar associado ao excesso de credito e as baixas taxas de juros, valor presente de U$1 trilhão [U$ 700 bi do ultimo bail out + U$ 300 bi dos resgates recentes anteriores].

Ciência e Fé: Finanças

Fé: Mercados financeiros são eficientes.
Ciência: Bolhas.

Friday, September 19, 2008

Finanças é Picaretagem: Idéias que Alteram e Condicionam Mercados

Como dito antes, o perigo das idéias em finanças é que elas são prescritivas, não apenas causaram mudanças nas práticas do mercado financeiro, com a criação de novos produtos e serviços, mas também condicionaram o comportamento dos investidores. Essa é a tese de Donald MacKenzie, no seu livro An Engine, Not a Camera: How Financial Models Shape Markets.

Finanças é Picaretagem: Friedman vs. Markowitz

Não é a toa que Friedman é um dos grandes economistas de todos os tempos. Foi um dos primeiros a ver que finanças é o fim de la picada. Tanto é que ele queria dar pau na dissertação de doutorado de Harry Markowitz [um dos pais da teoria de Finanças]:
'This isn't a dissertation in economics,' Milton Friedman disse para Markowitz. 'It's not math, it's not economics, it's not even business administration.' Estória contada no livro de Peter Bernstein, Capital Ideas Evolving.

Thursday, September 18, 2008

Finanças é Picaretagem: A Bancarrota do LTCM

No primeiro post criticando finanças como conhecimento, o SB identificou profissionais de finanças como aqueles que “rodam modelos cujos fundamentos pouco entendem”. Sem dúvida, é sabido que a teoria de finanças e seus principais modelos foram desenvolvidos por economistas [Markowitz, Miller, Merton, só para nos limitarmos aos nomes que começam com a letra M]. Daí o problema: Os profissionais de finanças não têm formação para pensar, são treinados e equipados para aplicar as idéias alheias, com pouca substância teórica e reflexão. Portanto, sua arrogância intelectual, materializada pelo elevado preço que seus skills comandam no mercado financeiro, não se justifica. No segundo post o SB mostrou que os interesses “ocultos” dos profissionais de finanças causam ainda mais custos para a sociedade. Contudo, o SB concorda com Keynes quando diz na última sentença da Teoria Geral que: “soon or late, it is ideas, not vested interests, which are dangerous for good or evil” [Por favor, no resto do capitulo ignorem a defesa do socialismo].

Sim, idéias, não interesses ocultos, são mais perigosas. Como sempre, quando se fala em idéias sobre a sociedade, sempre há economistas desenvolvendo algumas das piores delas. É a pretensão do conhecimento. Por um lado [o esquerdo] há aqueles que pretendem reorganizar a sociedade. Acham que seu conhecimento é infalível, exato, e pensam que fazem engenharia, engenharia social. Ignoram os indivíduos e sua liberdade e querem impor um modelo social que julgam perfeito. O resultado catastrófico é bem conhecido: Stalin, Mao e Pol-Pot. Do outro lado [digamos, o direito], há aqueles economistas que não se importam com a sociedade como um todo. Sua pretensão aparentemente é menor. Eles só desejam bater o mercado. Eles se acham mais inteligentes, mais espertos que o mercado, por isso acham que podem batê-lo sistematicamente com o intuito de enriquecer. Esses são os economistas que se dedicam a finanças. Sua pretensão ao conhecimento e arrogância intelectual, todavia, não é menor do que a dos engenheiros sociais. O mercado é constituído por milhões de pessoas, mas como eles se acham intelectualmente superiores, eles acreditam que suas decisões são melhores e mais poderosas a ponto de manipular sistematicamente essas milhões de pessoas em benefício próprio. Os profissionais de finanças, simples parasitas intelectuais dessa concepção de mundo, acreditam piamente nessa crença.

Fazem dez anos que uma das maiores picaretagens intelectuais da história da humanidade foi pro brejo: A bancarrota do LTCM – Long-Term Capitol Management. A sua história ilustra toda a crítica que desenvolvemos. Esse fundo era administrado por dois prêmios nobel em economia, Robert Merton e Myron Scholes, que haviam sido premiados um ano antes, em 1997, por terem desenvolvido algumas das idéias e modelos mais influentes em finanças, tais como o Black-Scholes. Além desses líderes intelectuais, o fundo tinha entre seus diretores, um experiente profissional do mercado, John Meriwether e, como sempre acontece nos mercados financeiros, um insider, David Mullins, um ex vice-chairman da diretoria do Federal Reserve. O fundo, portanto, tinha tudo para dar certo: Vasto poder intelectual, gênios cujo conhecimento era suficiente para bater o mercado; experiência no mercado e, proteção pública e inside information. Para surpresa do próprio mercado, o fundo implodiu com a crise Russa.