Wednesday, January 24, 2007

O Apagão da Inteligência

Deu no Correio Braziliense:"Um apagão que deixou a Universidade de Brasília (UnB) sem luz entre a noite de domingo e a madrugada de ontem sintetiza essas barreiras enfrentadas pelos homens de mulheres da ciência no Brasil. O prejuízo foi enorme e praticamente incalculável. Milhares de reais e anos de trabalho e coleta de material se perderam por causa da falta de energia nos refrigeradores e freezers dos laboratórios. A queda de luz foi causada, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), pelo rompimento de um cabo de alta tensão. Conseqüência de uma rede velha e malconservada. Para piorar, poucos laboratórios têm gerador próprio. E os que têm, não suportam tantas horas sem luz". Fala sério… alguém quer comentar isso?

3 comments:

Unknown said...

Comentar o que?!?!? So lamentar! Falta energia em uma universidade considerada de ponta para os padroes da selva (ahn?!?!?) e anos de pesquisa e desenvolvimento vao pelo ralo pelo fato de nao haver GERADORES em caso de falta de energia... Falta energia tambem para se punir os responsaveis...

Paulo C. Barreto said...

Ah, os geradores barulhentos, fedorentos e consumidores de combustíveis fósseis. No próximo apagão os sábios da UnB vão mandar os ursinhos brancos do Al Gore lamber sabão.

Anonymous said...

Antes de criticarmos a UnB temos que fazer a simples pergunta: qual o custo de um gerador e qual o custo de perder as pesquisas? A teoria economica basica nos ensina que se o custo do gerador e maior do que o custo de se perder pesqusias, entao nao faz sentido ter gerador.
Acreditando que as pessoas que foram reitores da UnB, e seus respectivos assessores, sejam pessoas inteligentes, parece que eles fizeram essa conta no passado e decidiram pela AUSENCIA do gerador. Logo, parece que os proprios lideres da UnB nao levam muito a serio a pesquisa que la e feita.
Claro que se nao houvesse recursos para nada na UnB esse raciocinio nao valeria, mas sabendo que a UnB possui recursos suficientes para comprar um gerador, fica evidente que esse foi um problema simples de custo-beneficio.