Thursday, December 6, 2012

A Topologia da Genialidade Brasileira: Oscar Niemeyer

Morreu Niemeyer, era tão velho que nasceu no ano em que Rudyard Kipling ganhou o Nobel. Enquanto Senna transformava curvas em retões, Niemeyer não podia ver uma linha reta que logo a transformava em curva. O grande gênio da arquitetura brasileira iniciou a carreira copiando vergonhosamente Le Corbusier e Mies van der Rohe, e terminou a carreira 80 anos depois imitando a si mesmo. No papel seus prédios são leves, elegantes, bonitos, na realidade seus prédios são não funcionais, são de difícil construção e manutenção e após apenas alguns anos envelhecem e apodrecem tristemente [basta dar uma passeada pela esplanada dos ministérios para experimentar a sensação de um cemitério de prédios sem vida e beleza]. Teve a sorte de ter o monopólio de Brasília, onde realizou seu sonho socialista, construindo uma cidade que é um hino ao estado criando um monstro que combina o brutalismo moderno com a monotonia burocrática soviética. Comunista de carteirinha foi adotado pelo corrupto JK, pelos generais da ditadura e por todos os outros políticos interessados em construir obras facilmente superfaturadas.

3 comments:

Anonymous said...

BOLSONARO SAÚDA NIEMEYER – UM “AUTÊNTICO” COMUNISTA


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=11VaeuzaVsc#!

baldus said...

sensacional

samuel said...

“Convive com Stalin, convive com o democrata Juscelino Kubitschek. Luís Carlos Prestes, Gustavo Capanema (ministro da Educação e Saúde Pública no Estado Novo), Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Houari Boumedienne (líder da revolução argelina), Fidel Castro e Hugo Chávez.”

O QUE HÁ DE COMUM ENTRE OS PERSONAGENS DA ADORAÇÃO DO OSCAR?
Reposta: Todos lhe deram grandes obras. Bancar o comunismo para obter grandes obras. Essa a fórmula do sucesso profissional (vide o Brasil de hoje). Menos de que um idiota ELE ERA UM INTERESSEIRO, OBJETIVAVA LUCRO! Não importa em cima de quantos cadáveres.
Idiota? Não. Cínico, interesseiro. Não é um caráter que se possa tomar como exemplo.
Le Corbusier, professor na Universidade de Lausanne, precursor e mestre de Niemayer, morreu frugal em Lausanne. GÊNIO, ELE NÃO DESCOBRIU NO ENTANTO O FILÃO DE OURO DO COMUNISMO. OU TALVEZ NÃO TIVESSE ESTÔMAGO PARA ISSO.