Sunday, February 5, 2012

Ciência Aberta é Ciência com Custos de Publicação Zero?

Infelizmente há muito cientista bom que ignora princípios elementares de economia e acha que há free lunch no mundo editorial de revistas científicas, por exemplo: Scott Aaronson, teórico de computação quântica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tem se recusado a emitir pareceres e a enviar artigos para revistas com fins lucrativos. "Eu cansei de trabalhar de graça para essas empresas endinheiradas que visam lucro", justificou. Ignoram que revistas com reputação detêm poder de Mercado e por isso têm rendas, o aparecimento de novas revistas e outros meios de divulgação científica podem erodir essas rendas e minimizar os custos de produção, sem zerá-los entretanto. Além disso é evidente que taxas de submissão ajudam a diminuir o congestionamento editorial e parcela dessas taxas devem ser usadas para pagar referees para emitir pareceres, diminuindo seu custo de oportunidade.

1 comment:

Anonymous said...

Concordo com o Scott

As revistas de "reputação" são verdadeiras tiranias. O filtro imposto pelo board rejeitam todos os artigos que desafiam o mainstream e colaboram para manter a ciência engessada.
Não são poucos os físicos que para publicar alguma ideia nova precisam fazê-lo em revistas paraguaias ou armênias.
Não há livre mercado nesta área.
A justificativa é o espaço reduzido.
Pois viva a internet que acabará com esse monopólio. Quem fará a seleção são os próprios leitores cientistas baseados em suas experiências e conhecimento.Jornalista e amadores que se arranjem.
Lembrem-se de Galileu.
AC