Tuesday, September 6, 2011

O Torpe Lixo Acadêmico da Selva

O que segue, acreditem, é o resumo de um artigo acadêmico publicado numa revista acadêmica da USP chamada Estudos Avançados. Seria uma piada de mau gosto se não fosse sério. É simplesmente absurdo que o elemento disserte sobre o impossível, que uma tirania sanguinária, uma ditadura assassina como a Cubana, seja uma democracia:
O triunfo revolucionário de 1959 consagrou em Cuba um novo conceito de democracia, com o intuito de garantir o acesso à vida política ativa de grandes setores da população, antes excluídos. Para isso, foi desenvolvida uma política de inclusão social com caráter universal. A prática política popular deixou as riquezas do país em mãos da população carente e gerou uma grande mobilidade social, fato que foi central para o aumento da participação popular. O contexto de agressão imperialista e o próprio desenvolvimento do processo produziram a consolidação de noções que limitaram a participação popular: o apogeu da burocracia, a compreensão da unidade como unanimidade e o seguimento, em certa medida, de correntes do marxismo soviético. Os desafios atuais para aprofundar a democracia em Cuba se apresentam em três planos: socializar o poder, promover a sociodiversidade e desenvolver a ideologia revolucionária.

5 comments:

Anonymous said...

O artigo faz parte de um apanhado de artigos de intelectuais cubanos, é um dossie sobre cuba, do ponto de vista dos cubanos.

Se a leitura do artigo completo não lhe interessa, vale ler essa crítica (de alguem que o leu). O trecho apresentado nesse blog não demonstra o conteúdo do texto.

http://www.observadorpolitico.org.br/2011/09/cuba-reflexao-democratica-parece-que-existe-havera-futuro-democratico/

Um trecho da crítica:
"Dito isto, cumpre-me reconhecer que tive uma agradável surpresa ao ler “A Democracia em Cuba”, de Julio César Guanche Zaldívar. Com a desejável clareza vernacular e muita argúcia analítica, este professor e ensaísta põe o dedo na ferida. Retornando aos primórdios, ele mostra que Cuba não chegou realmente a constituir uma verdadeira cidadania nos sentidos jurídico e político do termo, devendo-se a falha essencialmente ao culto da unanimidade ideológica e à idolatria do Estado que o regime fomentou quase desde o início."

Ao criticar um texto, é recomendável que o leia.

abs

frk

Chutando a Lata said...

Essa porra é bullying!

Anonymous said...

rsrsss...

é não...

;-)

frk

Andre said...

Selva, eu quase fui às lágrimas aqui com o que li...

samuel said...

NESTES TEMPOS DE PT SÓ SE VE RESSALTAR ESSES LIXOS. E AS ENTREVISTAS NA TELEVISÃO COM GENTE DO CORE DO PT. QUE GRANDE DESPERDÍCIO