Sunday, September 26, 2010

O Efeito Governador Valadores ou A Imigração Ilegal de Brasileiros

Os poucos brasileiros que vivem legalmente na civilização as vezes tem que conviver e/ou pagar o preço do desagradável fato de que o milieu de sua diáspora é constituído por uma maioria de analfabetos que vive ilegalmente no exterior. Essa maioria se recusa a tentar absorver o mínimo da cultura, hábitos, leis e até mesmo a aprender a língua dos países em que vivem e, pior, formam guetos que reproduzem e ampliam todas as características profundamente negativas do brasileiro típico.
Maioria dos brasileiros vive irregularmente fora do País, levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores mostra que hoje 3.030.993 brasileiros (1,57% da população) migraram para todos os continentes do planeta. E dois em cada três brasileiros no exterior estão irregulares.
Para piorar o quadro, mesmo quando há brasileiros “educados” e vivendo legalmente no exterior, eles conseguem a proeza de serem ainda mais boçais do que a ralé ilegal, principalmente se forem “ correspondentes” da nossa imprensa.

1 comment:

Anonymous said...

“amante incondicional e cego do Império”?

Como que o Globo dá espaço para um idiota desses?

Não passa pela cabeçinha do globete que misturar as duas línguas é o que todo imigrante faz, seja brasileiro, italiano ou japonês? Por acaso portugueses morando no Rio de Janeiro têm problemas de auto-esti ma se eles se referem entre eles à “bola de futebol” ao invés de “esférico”?

Ou que às vezes um casal de brasileiros pode querer ter privacidade e não ter que conversar com outro casal só porque os outros são brasileiros também? Não existe nada mais chato do que ser abordado por outros brasileiros quando viajamos ao exterior e perfeitos estranhos acham que queremos ser amigos deles só porque nascemos no mesmo país.

E por que existe um problema de auto-estima se um sujeito se identifica com um país mais próspero, mais justo, mais democrático do que aquele em que nasceu?