Monday, May 3, 2010

Brasil, uma Potência na Incompetência

A selva é o país do futebol. Mas a galera gosta apenas de jogar, nada de organizar competições. Por isso o secretário geral da FIFA dá um puxão de orelhas público no Brasil por causa dos atrasos na preparação da copa do mundo de 2014. Mal sabe ele que no país de Lula, o líder da via láctea, a primeira coisa a ser decidida vai ser quem vai ficar com o que, é preciso definir corretamente e minuciosamente o quinzinho do PT e dos Sarney e de todo o resto da bandidagem que comanda a bagunça.

4 comments:

Andre said...

Isso é tudo pra acontecer o seguinte: vão falar assim "ihh, falta só um ano pra Copa e a gente não fez nada ainda!". Vai chover obra emergencial, sem licitação, etc., sob o pretexto de "obras emergenciais para a Copa do Mundo", superfaturadas (obvia e pleonasticamente), e todo mundo vai ganhar o seu quinhão com isso... em especial a tchurma do PT, do Sarney, etc...

Vinicius said...

Dizem quem a reforma do Maracanã - que iria ficar em 300 milhões - já torroi 600 milhões e nem começou ainda.

Augusto Freitas said...

Não é bem isso, Vinícius. A reforma do Maracanã para os Jogos Pan-Americanos de 2007 custou em torno de 300 milhões, e todos os discursos feitos à epoca garantiam que o estádio cumpria todas as normas internacionais e estava pronto pra receber qualquer evento esportivo.

Esta reforma que será feita para a Copa do Mundo de 14 está inicialmente (é bom dizer, inicialmente) orçada em 600 milhões. Novamente dirão que agora sim atende a todas as normas e está pronto pra qualquer evento. Mas eu não vou estranhar se o estádio fechar para novas obras após a Copa de 14, visando a Olimpíada de 16.

Apenas como curiosidade, sabe quantos estádios a França construiu pra copa de 98? Um. Isso mesmo, um estádio. Sabe quantos estádios os EUA construíram para a Copa de 94? Zero. Isso mesmo, zero estádio. Sabe quantos estádios serão construídos ou sofrerão reformas para a Copa do Mundo do Brasil? 12 estádios. Isso mesmo, doze estádios!

E olha que a FIFA sempre preferiu no máximo 10 sedes para a Copa.

E olha que vão construir um novo estádio em Brasília, com capacidade pra 70 mil espectadores. Tenho certeza de que o estádio do DF ficará completamente lotado a cada jogo dos gigantes Gama e Brasiliense.

E olha que construirão um novo estádio Verdão em Cuiabá, com capacidade para 45 mil pessoas, e tenho certeza que também estará sempre abarrotado a cada partida do Mixto ou do Operário, times com enorme torcida.

E olha que construirão a Arena Manaus, com capacidade pra 42 mil espectadores. Desnecessário dizer que será plenamente utilizado pelas enormes torcidas dos tradicionalíssimos São Raimundo e Nacional, lotando o estádio a cada cotejo.

Enquanto isso, cidades como Florianópolis e Goiânia que tem, essas sim, times de tradição no futebol e com grandes torcidas, estão fora do mapa da Copa. Resumindo, já deu pra perceber o DESASTRE, mas ainda que as obras e a própria Copa do Mundo sejam um sucesso, serão um fracasso. Por conta da simples pergunta: e depois?

Cláudio said...

A FIFA não está nessa de enganada não. No final a Copa sai, todo mundo enche a burra de dinheiro e a infraestrutura... Bem, a infraestrurua fica pras Olimpíadas e para a outra Copa do mundo.