Monday, January 25, 2010

A Mexicanização da América

É um pesadelo absolutamente inédito nos EUA, uma cidade americana de mais de 250 mil habitantes sem uma livraria. É o caso de Laredo no sul do Texas, na fronteira com o México. Laredo é um exemplo da mexicanização da América, onde a maior parte da população é Mexicana ou de origem Mexicana. Portanto, é uma cidade pobre e devido a tradição cultural ibérica, é uma cidade onde a população não dá a minima importância a educação. O que explica o fechamento da única livraria da cidade. Laredo é apenas o começo do processo de mexicanização da América no qual veremos a crescente fragmentação racial e cultural, o empobrecimento generalizado e, no futuro, movimentos separatistas. É o começo do fim.

2 comments:

Anonymous said...

Ou...pode ser efeito do crescimento da Amazon.com.

Eu sou um comprador costumeiro de livros que raramente vai a livrarias. Prefiro vasculhar sebos, ou, se quero livros novos, comprá-los via internet.

Acredito que muitos outros sejam assim, e que muitos mais serão em um futuro próximo.

Andre said...

Toda vez que eu vejo falar de Laredo, me vem a imagem de uma cabeça de gado morta no sertão texano... Parece alguma cena do sertão do Piauí, Maranhão ou Rio Grande do Norte, por exemplo...