Friday, August 22, 2008

Olavo de Carvalho e Milton Friedman

Um excelente momento de Olavo de Carvalho: "ela derruba também a ilusão de que a liberdade de mercado tem o poder mágico de gerar as demais liberdades. O mercado não é uma alternativa entre outras: é um elemento constitutivo do processo econômico em geral. Em dose maior ou menor, ele está presente onde quer que haja produção e consumo acima da mera subsistência imediata. Nem mesmo o comunismo pode suprimi-lo por completo. Ora, um fator que está presente numa diversidade de situações não pode, por si, ser a causa geradora de nenhuma delas em particular. O mercado não produz nem a liberdade nem a tirania, ele simplesmente se adapta a uma e à outra com a resiliência de um instinto natural que jamais pode ser eliminado nem totalmente satisfeito". Ele demanda uma releitura do primeiro capitulo de Capitalismo e Liberdade de Milton Friedman.

2 comments:

Anonymous said...

"A fraqueza congênita da democracia capitalista ... é a a compulsão de gerar tanto mais ódio a si própria quanto mais generosamente cumpre sua promessa de dar a todos uma vida melhor." Brilhante definição da falha mais marcante da civilização ocidental contemporânea.

Unknown said...

Caro Selva,

O Olavo esta correto. CONTUDO, esse NAO É o ponto do Friedman. O ponto do friedman é que liberdade economica leva a liberdade. Ou seja, Friedman NAO DIZ que mercado leva a liberdade. Diz sim que liberdade economica (que eh um conceito diferente de mercado) leva a liberdade individual.

Adolfo