Friday, January 13, 2017

O Jardim Secreto do Rotten Kid Theorem

Becker formulou o teorema do catarrento mal-educado, ou do moleque travesso [rotten kid theorem, RKT] que reza que se o pai provê recursos para os filhos, cada um deles, não importa quão egoístas, maximizarão sua própria utilidade agindo de tal forma a maximizarem o bem estar de toda a família.

Na obra-prima da literatura infantil, The Secret Garden escrito por Frances Hodgson Burnett, há duas crianças mal-educadas, odiosas, egoístas, arrogantes e detestáveis, Mary e Colin, que são primos. Mary é uma órfã que vem da India para morar em Yorkshire no castelo do tio, Archibald Craven pai de Colin. Sua adorada esposa morreu dando a luz a Colin. Archibald, deprimido, se retira do mundo. Ele deixa os serviçais cuidarem de ambas as crianças e realizar todos os seus desejos com sua infinita fortuna. Seu filho Colin é considerado um inválido, com o pé na cova, que passa todo o tempo na cama tendo ataques histéricos e achando que não vai viver um novo dia. Mary inicialmente não sabe da existência do primo e descobre sem querer um jardim secreto que foi plantado pela falecida tia. No único dia em que conversa com o tio ele pergunta o que ela mais deseja, e ela diz que deseja um pedacinho de terra, sem se referir ao jardim, o tio aquiesce: “You can have as much earth as you want”. Um dia circulando pelo enorme castelo ela descobre sem querer o primo chorando. Fazem amizade, apesar das personalidades obnóxias. Ela finalmente revela o jardim secreto a Colin, e com a ajuda de um menino do campo, Dickon, eles o levam ao jardim e Colin revive e floresce até o dia em que consegue andar. E daí, jubiloso repete gritando: “I am going to live forever and ever and ever”. O pai chega de viagem e encontra o filho que raramente via transformado, feliz e com saúde, para sua enorme alegria.

Apesar do ato generoso, e de certa forma paradoxal segundo o RKT, da mimada Mary em revelar a existência e introduzir Colin no jardim secreto e dessa forma salvar a sua vida e, portanto, deixar de ser a herdeira da fortuna do tio, o objetivo final de maximizar o bem estar da família foi atingido, pois viver eternamente é a essência de qualquer família.

No comments: