Tuesday, October 11, 2016

Quatrocentos Menos Um: Os Profetas, Ahab e Micaías

Na Bíblia há inúmeros profetas e videntes [sim, há uma diferença, os primeiros recebem mensagens divinas, os segundos veem o futuro]. Alguns tiveram seus livros aceitos no canone do Antigo Testamento, outros tiveram suas estórias registradas nos seus diversos livros. Mas quantos profetas havia e como saber se o que falavam tinha sentido e era verdadeiro? Como eles adquiriam reputação? A estória do profeta Micaías - o filho de Inlá e não o autor de um dos livros do Antigo Testamento - responde a essas perguntas. Sua estória aparece em dois livros do Antigo Testamento: 1 Reis 22 e 2 Crônicas 18.

Os reis de Israel e Judah, Ahab e Jeosaphat, depois de selarem uma aliança decidem atacar a Ramote de Gileade. Jeosaphat pede ao rei de Israel Ahab que consulte a palavra divina. Ahab convocou 400 profetas e todos disseram que era para atacar, pois ele sairia vitorioso. Então Jeosaphat curiosamente

Disse, porém, Jeosafá: Não há ainda aqui algum profeta do Senhor, para que o consultemos?
2 Crônicas 18:6


A pergunta de Jeosaphat só faz sentido porque os 400 profetas falam em nome de Adonai, e Jeosaphat pergunta se algum profeta fala em nome de Jeová.

Ahab responde, sim, ainda há Micaías.  Mas Ahab o odeia porque ele só profetiza coisa ruim para o rei de Israel. Ahab manda um oficial buscar Micaías. O oficial ao convocar Micaías diz para ele concordar com todos os outros profetas e dizer que o rei sairá vitorioso. Diante dos reis, Micaías sarcasticamente prediz a vitória de Ahab. Ahab fica irritado com o seu tom e ordena que ele fale apenas a verdade. Micaías, então, diz que Ahab morrerá. E revela uma visão no qual Deus planeja a queda de Ahab. Deus pergunta aos membros de seu exército quem persudiará Ahab a atacar os Sírios em Ramote de Giliade. Um dos espíritos responde dizendo que ele convincirá os profetas a dizer para Ahab atacar.

eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o Senhor falou o mal a teu respeito.
2 Crônicas 18:22


Um dos profetas presentes, Zedequias, reagiu violentamente `a acusação:

Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti? 1 Reis 22:24


Ahab revoltado com o vaticínio manda prender Micaías. Ele e Jeosaphat vão para a batalha. Ahab diz para Jeosaphat manter o manto real, enquanto ele se disfarçava de guerreiro, de tal sorte a não ser visado pelas tropas do rei Aram. As tropas Sírias  caçam-no na batalha, mas não conseguem reconhecer Ahab. Apesar disso uma flecha atirada a esmo o fere. Ahab consegue fugir, mas morre ao anoitecer.

No comments: