Monday, September 26, 2016

Malaquias, o Cabeludo e o Careca: Elias, Eliseu e o Evangelho de São Marcos


Elias e Eliseu são dois dos mais conhecidos profetas de Israel. Para os cristãos duas referências de Malaquias - um profeta menor que não por coincidência é o ultimo livro do Velho Testamento da Bíblia cristã - são essenciais para entender a importância de Elias e Eliseu. Malaquias prediz [3;1] que Deus antes de aparecer na terra enviará um mensageiro para preparar o terreno. Malaquias [4:5] revela que o mensageiro é o profeta Elias.

Elias e Eliseu figuram em Reis 1 e 2. Eliseu é o sidekick de Elias, responsável pelo preparo da sua purificação [abluções, etc]. Ambos são os paladinos de Israel contra a adoração a Baal, as vezes chamado de Belzebu [Baal-zebub], deus de Ekron cujo culto se propagava entre os Judeus, levado adiante por sua adoção pelos seus governantes e  corrupção de sua classe religiosa.

Os detalhes mais curiosos sobre Elias e Eliseu se referem a sua descrição física. Mormente o couro cabeludo.

Ahaziah, rei de Israel, tomou um estabaco e caiu da escada, daí mandou mensageiros ao templo de Belzebu para saber se iria se recuperar. No meio do caminho os mensageiros foram confrontados por Elias que disse que ele nunca sairá da cama e morrerá. Ahaziah pediu para os mensageiros descreverem o sujeito que fez tal vaticínios. Eles disseram: é um cabeludo que usa um cinto de couro.

Pouco antes de ser levado aos céus, Elias pediu diversas vezes para Eliseu não acompanhá-lo. Eliseu insistiu em ficar ao seu lado. Daí foram para Bethel, Jericho e finalmente ao rio Jordão. Elias tocou o rio com seu manto [capa] que se abriu e eles o atravessaram sem se molhar. Na outra margem do rio Elias perguntou o que ele poderia fazer por Eliseu antes de ser levado aos céus. 

Eliseu disse:  Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
2 Reis 2:9
E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
2 Reis 2:10-13

Ao vestir a capa de Elias, Eliseu recebeu o espírito santo que abençoava Elias, e o rio Jordão se abriu para ele. Depois Eliseu realizou inúmeros milagres: ressuscitou mortos, curou leprosos, purificou a água e multiplicou os pães.

Ora o paralelo das estórias de Elias e Eliseu com João Batista e Cristo são marcantes e  os primeiros capítulos de Marcos se remetem a elas. Dos personagens do Antigo Testamento, Elias é um dos nomes mais citados no Novo Testamento, João Batista é tido em inúmeras passagens como sua reencarnação. Mas e Eliseu? Seria Eliseu um prenúncio de cristo, dados os milagres que realizou?

Marcos inicia seu Evangelho citando Isaías e não Malaquias, ele narra que o mensageiro de Deus é João Batista que anuncia a sua chegada e recebe Jesus nas águas do Jordão, onde Jesus é batizado e recebe o Espírito Santo e Deus revela que ele é seu filho.

Mas como podemos ter certeza de que Batista é Elias? Por um detalhe escorregadio da tradução da Bíblia: o manto de Batista é de pelo de camelo. Ora, a descrição acima de Elias como um homem cabeludo pode ser traduzida como um homem que usava um manto de pelo.

E quanto a Eliseu e Cristo? Em Marcos, Cristo logo depois de recrutar seus primeiros discípulos vai pregar numa sinagoga, onde mostra profundo conhecimento das escrituras. Um homem possesso pelo demônio então o interroga: você veio aqui nos destruir? E Jesus bota o capeta para correr. Então seus novos ensinamentos podem ser interpretados como afastar o demo do templo. Exatamente a principal tarefa de Eliseu purificando Israel de Belzebu!

Mas, por que então Eliseu não desfruta um status mais alto entre os cristãos? Porque Eliseu era um sujeito feroz, sem humor e sem amor no coração. Uma estória no fim do cap.2 de Reis 2 ilustra seu caráter. No caminho de Betel a molecada  viu Eliseu subindo um morro e começou a sacaneá-lo,  chamando-o de careca. “Sobe careca, sua o cocoruto”, berravam alegres e felizes os pequenos putos. Eliseu virando-se para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.
2 Reis 2:24

No comments: